Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
Catequese e Iniciação Cristã
Natureza da Iniciação Cristã
Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana
RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Um caminho para formar discípulos-missionários Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
( Catechesi Tradendae n° 20)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
PREPARAR A CATEQUESE.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Um novo olhar para uma nova prática
Um novo olhar para uma nova prática
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
CATECUMENATO.
INTERLOCUTORES Conhecer bem OS DIVERSOS ROSTOS AS DIVERSAS MOTIVAÇÕES.
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
“Cristãos não se nasce, torna-se!”
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
Diocese de Amargosa.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
Igreja: comunidade de comunidades
Oração Banhados em Cristo, somos uma nova criatura; as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Documento 97 Impulso renovador da Catequese
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Pe. Lima sdb Pe. Lima 2009
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
III Capacitação Arquidiocesana para Catequistas Iniciação à vida cristã: catequistas a serviço da Cultura do Encontro “A iniciação cristã é um desafio.
MISTAGOGIA: NOVO CAMINHO FORMATIVO DE CATEQUISTAS
Um novo olhar para uma nova prática
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (IVC)
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
Transcrição da apresentação:

Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã Um caminho para a Iniciação Cristã

Considerada como parte da iniciação cristã, a catequese A iniciação consiste num processo a ser percorrido, com metas, exercícios e ritos. Considerada como parte da iniciação cristã, a catequese Não é uma supérflua introdução na fé, Nem um verniz ou um cursinho de admissão à Igreja. O que é iniciação?

O processo da iniciação: É um processo exigente: um itinerário prolongado de preparação e compreensão vital, de acolhimento dos grandes segredos da fé (mistérios), da vida nova revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia. O processo da iniciação:

A dimensão catecumenal significa que a catequese é: A catequese hoje adquire uma A dimensão catecumenal significa que a catequese é: Experiência de Deus Aprendizado de leitura bíblica Celebrativa (símbolos e sinais) E orante = Escola de oração característica iniciática ! ! !

FUNDAMENTAÇÃO: Palavra de Deus, Vat. II, CR, DA, DNC, 97, DGAE, Ano da Fé, Sínodos dos Bispos... CONTEXTUALIZAÇÃO ( destaca a realidade do interior, periferia e centro) JUSTIFICATIVA OBJETIVO GERAL Estabelecer um itinerário de iniciação à vida cristã, com inspiração catecumenal, para crianças e adolescentes, jovens e adultos possibilitando às pessoas conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo, como discípulos missionários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS METODOLOGIA Método mistagógico (princípio de interação Fé e Vida – CR) Pedagogia catecumenal A Iniciação à Vida Cristã é um caminho gradual e contínuo, envolvendo toda a Igreja no processo mistagógico da alegre revelação dos mistérios da fé, levando a uma opção pessoal pelo encontro com a Pessoa de Jesus Cristo.

DESTINATÁRIOS / INTERLOCUTORES Considerando as várias situações em que se encontram as pessoas a serem atendidas nos processos de iniciação (cf. DNC cap. VI), temos entre outros grupos: Crianças e adolescentes não batizados e inscritos na catequese, bem como Crianças e adolescentes batizados e em idade de catequese; jovens de 14-18 anos que se preparam para a crisma;

Adultos e jovens batizados que desejam completar a iniciação cristã e Adultos e jovens não batizados: Adultos e jovens com prática religiosa, mas insuficientemente evangelizados: Casais em situação matrimonial irregular: Famílias – pais e mães dos catequizandos, que não foram evangelizados suficientemente; Pais e padrinhos que buscam o batismo para crianças; Mulheres gestantes ; Grupos específicos: indígenas, ribeirinhos, pessoas com deficiência, encarcerados, universitários, etc.

AGENTES ANIMADORES DO PROCESSO MINISTÉRIOS E FUNÇÕES INTRODUTORES (= acompanhantes) FAMÍLIA CATEQUISTAS PADRINHOS E MADRINHAS COMUNIDADE ECLESIAL EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA IVC OS MINISTROS DA PALAVRA, DA VISITAÇÃO OS MINISTROS ORDENADOS

DO PROCESSO DE INICIAÇÃO CRISTÃ FORMAÇÃO DOS AGENTES DO PROCESSO DE INICIAÇÃO CRISTÃ ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE DE COORDENAÇÃO Organizar a Equipe de Coordenação da Iniciação à Vida Cristã, com representantes da Pastoral do Batismo, da família, da Liturgia, da Juventude, da Criança, da Catequese, IAM, SAV e Coroinha...

ITINERÁRIO O pré-catecumenato: é a etapa do primeiro anúncio da Palavra, Tempo querigmático – PRIMEIRA EVANGELIZAÇÃO – Etapa missionária que leva à conversão e os primeiros contatos com a comunidade cristã. O catecumenato: É o tempo destinado à catequese integral, essencialmente bíblica, seguindo o ano litúrgico, em vista da prática da vida cristã, participação consciente das celebrações e do testemunho da fé. E o período mais longo de todo o processo de iniciação. O tempo de purificação e de iluminação: É o tempo do grande retiro que proporciona uma experiência ainda mais pessoal, consciente e profunda de Jesus Cristo, por meio de uma preparação espiritual, avaliação da caminhada de fé e aprofundamento das motivações para o seguimento de Jesus Cristo. O tempo da mistagogia: visa o progresso no conhecimento e vivência da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus e de maior inserção na comunidade. É a iniciação aos mistérios da fé.

Nossos contatos no Regional 3212 9029 Responsável: Rose Medeiros