1 OPERAÇÃO DE BUSCA DO AF447 Coronel Aviador Luís Cláudio Lupoli Representante Acreditado do Brasil junto à Comissão de Investigação do Acidente com o voo AF447 CENIPA
Morocco 2 South Africa 1 Gambia 1 Canada 1 USA 2 Brazil 58 Argentina 1 China 9 Philippines 1 Lebanon 5 Europe 134 Turkey passageiros de 32 países e 12 tripulantes Accident zone
3 Germany 26 France Belgian 1 UK 5 Ireland 3 Austria 1 Croatia 1 Denmark 1 Estonia 1 Iceland 1 Netherland 1 Spain 2 Hungarn 4 Italy 9 Norway 3 Sweden 1 Poland 2 Romania 1 Russia 1 Slovakia 3 Switzerland 6
4 Organização da Investigação do Acidente BEA (França) – país onde está registrada a aeronave; Representantes Acreditados: – CENIPA (Brasil); – NTSB (EUA); – BFU (Alemanha); – AAIB (Grã Bretanha). Observadores: –12 países.
5 FASE DE BUSCA POR SOBREVIVENTES 01/06/2009 – início das buscas; 06/06/2009 – encontrados os primeiros destroços e corpos; 26/06/2009 – encerramento da participação do Brasil nas buscas por corpos, tendo sido resgatados 51.
FASE 1 (10 de junho a 10 de julho 2009) Navios contratados pelo BEA: –2 únicos hidrofones rebocados com capacidade de detecção em águas profundas (operador Marinha Americana) Localizar os transmissores dos gravadores de voo.
1.A área dos destroços (J30) foi vasculhada acusticamente nesta Fase. 2.Não foram encontrados os destroços nesta fase. FASE 1 (10 de junho a 10 de julho 2009)
8 FASE 2 (27 de julho a 17 de agosto de 2009) Navio Porquois Pas (operador – França) –Equipamentos submarinos e sonares rebocados – IFREMER (França); –Especialistas estrangeiros a bordo: Investigadores do AAIB (Inglaterra) e Marinha Americana; Levou-se em conta a análise das correntes marítimas e ventos na região, aliada à localização de destroços e corpos na superfície; Não foram localizados os destroços nesta fase.
FASE 3 (2 de abril a 24 de maio 2010) Seabed Worker (operador - Noruega): –3 Remus 6000: 2 Woods Hole (operador - EUA); 1 Geomar (operador - Alemanha).
Anne Candies (operador - EUA): –1 sonar rebocado Orion e –Curv 21 – veículo operado remotamente (ambos operados pela Marinha Americana); Foram utilizados modelos das estruturas das correntes marinhas e dos ventos da região (participação do Brasil, EUA e outros países); Análise dos dados das fases anteriores. FASE 3 (2 de abril a 24 de maio 2010) ORION CURV 21
Baseado na computação da corrente reversa; Não trouxe resultados positivos; Porém, os resultados negativos foram integrados aos estudos. Relevo marinho mais bem mapeado da terra. FASE 3 (2 de abril a 24 de maio)
JUNHO 2010 Lançamento de bóias para medida das correntes:
Resultados Após 2 semanas Confirmou a dificuldade do modelo das correntes marítimas
14 ESTUDO BEA-MAK (Межгосударственный авиационный комитет – Comitê Interestadual de Aviação – Rússia, Geórgia, Ucrânia, Usbequistão etc) Aeronaves com problemas em voo de cruzeiro que se acidentaram – destroços encontrados em até 20 NM da última posição conhecida (LKP).
ÁREAS COBERTAS ATRAVÉS DE IMAGEM ACÚSTICA Area Prioritária de Busca (círculo de 20 NM - 36 km - de raio).
FASE 4 (23 de março a 12 de abril 2011) Alucia (Panamá): animanim –3 Remus 6000: 2 – Woods Hole; 1 – GEOMAR. –3 fases de 35 dias cada; –25 de março – início das buscas; –3 de abril: Localização dos destroços.
Fase 5 (Início - 22 de abril) Ile de Sein – Cable Ship (Navio-Cabo) Saída de Dakar – 22 abril; Representante Acreditado do Brasil a bordo
Equipamento: –ROV (Veículo Operado Remotamente): Remora 6000 (operador – EUA) Fase 5 (Início 22 de abril)
19 Próximos passos da investigação do acidente: –Encontrar e recuperar os gravadores de voo (caixas pretas); –Algumas partes importantes para a investigação; –Fazer a leitura e a análise dos dados de voo e das comunicações dos tripulantes. Fase 5 (início 22 de abril)
20 CENIPA “Promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, preservando os recursos humanos e materiais, visando ao progresso da aviação brasileira.”