JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013 RELATÓRIO DA MOBILIDADE.

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Transcrição da apresentação:

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013 RELATÓRIO DA MOBILIDADE

Relatório de Mobilidade JMJ Participantes:  peregrinos  Voluntários  175 países Línguas 56% feminino 44% masculino Português64,7% Espanhol21,5% Inglês6,7% Francês2,7% Italiano2,6% Alemão1,1% Polonês0,7% Sinais Mandarim Brasil70,3 % Argentina7,6% EUA3,5% Chile3,0% Itália2,5% Venezuela2,0% França1,8% Peru1,5% Paraguai1,5% México1,4% Outros4,9%  Público em geral = Direito constitucional de ir e vir.

Relatório de Mobilidade JMJ Hospedagem peregrinos e voluntários Hotéis - minoria Residências anfitriãs Escolas Clubes Paróquias Distribuição hospedagem Cidade do Rio de Janeiro (Zona Norte e Oeste – maioria) Outras cidades RMRJ Grupos por línguas oficiais

Relatório de Mobilidade JMJ Eventos Paróquia – Hospedagem + Catequese Distribuídos – Turismo religioso / Atividades vinculadas Centrais:  Copacabana:  Terça – Missa  Quinta – Recepção  Sexta – Via Sacra  Guaratiba Copacabana:  Sábado – Vigília  Domingo - Missa

Relatório de Mobilidade JMJ

Meios de Transporte Chegada / Partida Aviões (2 aeroportos):  Táxis  Transporte público  Ônibus fretado Ônibus regulares (Rodoviária + metropolitanos):  Táxis  A pé  Transporte público Ônibus fretados:  Credenciamento externo  Paróquias  10:00 – 16:00  22:00 – 5:00 Automóveis – minoria Horário Acesso Direto

Informações e apoio a mobilidade Mapas no site para ônibus fretados chegarem as paróquias e suas coordenadas para GPS Linhas de ônibus regulares no site a partir dos aeroportos e rodoviárias Vagas reservadas nas paróquias para ônibus fretados Carta do Arcebispo para lideres dos grupos, nos credenciamentos remotos de ônibus fretados, e párocos sobre limites de circulação dos ônibus fretados durante o evento. Cartão Transporte para peregrinos Relatório de Mobilidade JMJ

Aeroportos Fun Zone GIG/SDU – pessoas AEROPORTOPASSAGEIROS JULHO/ANO Tom Jobimdomésticos internacionais Santos Dumontdomésticos

Relatório de Mobilidade JMJ Ônibus fretados

Relatório de Mobilidade JMJ Áreas de Credenciamentos: Número de veículos cadastrados Sendo 70% oriundos da Dutra 15% oriundos da BR % oriundos da BR-101 Fiscalização PRF: Veículos fiscalizados – Veículos multados – Veículos apreendidos – 280 Controle ANTT: Até 29/07/13 – 2 acidentes sem vítimas graves Rodovia Presidente Dutra

Relatório de Mobilidade JMJ Bolsões de estacionamento: Veículos estacionados em Paciência – 400 Veículos estacionados em Recreio – 5 Veículos estacionados no Fundão – 600

Relatório de Mobilidade JMJ Meios de Transporte Na Cidade trem metrô ônibus barcas a pé táxis / vans regulares autos (acesso restrito)

Guaratiba – chegada e saídas: Relatório de Mobilidade JMJ Uso de técnicas similares as da Olimpíada de Londres Simulação de deslocamento a pé para e da área de evento Simulação da operação dos terminais de transporte publico Planejamento dos estacionamentos para ônibus fretados

Modelagem Matemática de Entrada e Saída – área Guaratiba Relatório de Mobilidade JMJ Simulação da ocupação da área e do deslocamento dos peregrinos durante a madrugada (deitados para em pé/sentados) Tempos de escoamento em emergência de cada área e de toda a área. Evacuação da área

Relatório de Mobilidade JMJ Plano de Contingência Até 25/07 Guaratiba Vigília Missa Mudança Logística Geral Distribuição kit alimentação Apoio: Água, banheiro... Eventos Segurança Defesa civil 27/07 e 28/07 Eventos em Copacabana IMPLANTADO EM 48 HORAS

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Ônibus interestaduais e intermunicipais Rodoviária Novo Rio – ônibus circulando

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Ônibus municipais Linhas JMJ veículos por dia Passageiros transportados linhas JMJ – /dia Demanda no dia 28/7 = 26% acima da media de domingo 15% de aumento da frota

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Supervia viagens realizadas Segundo melhor sábado – pax Melhor domingo – 28/07 – pax

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Supervia Os melhores feriados da Supervia: (26/07) e (25/07) 8 mil peregrinos no teleférico do Alemão Passageiros transportados – Recordes de embarques em várias estações, principalmente Central com passageiros no dia 23/07/2013.

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Metrô Estimativa de passageiros durante a semana – 3,7 milhões

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Metrô De 22 a 28 de julho de Maior operação da história do Metrô Rio, desde a sua inauguração em 1978; Equivalente a quase 5 Festas de Réveillon, na praia de Copacabana, na mesma semana; DescriçãoInformação Passageiros Transportados> 3,7 milhões Período Máximo de Operação 127 horas ininterruptas Fluxo Pico no Retorno 7 usuários /segundo Números de Viagens/Partidas4.250 Total de Trens no Sistema Extras Eventos Significativos nas Estações04 Danos ao Metrô RioNenhum Total de Funcionários nas Estações / Turno 12 horas 372 Total de Condutores de Trem / Turno de 6 horas 53 Total de Voluntários nas Estações> 400

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: Metrô Considerando a semana da Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 28/07, o Metrô Rio transportou 3,7 milhões de passageiros. A demanda nos dias 22, 23 e 24/07 entraram na listagem de recordes do Sistema (Top 30): 22/07 – 4º lugar 23/07 – 11º lugar 24/07 – 2º lugar

Relatório de Mobilidade JMJ Transporte público: No período da JMJ, sete estações atingiram seu recorde: CTR, CRC, CNL, GLR, LMC, CAV e SCP. O 1º ao 3º lugar da estação Cardeal Arcoverde estão no período da JMJ. O 4º lugar da mesma, foi no dia 31/12/2011, com entradas; O 1º ao 4º lugar da estação Siqueira Campos estão no período da JMJ. O 5º lugar da mesma, foi no dia 31/12/2012, com entradas. Recorde Atual - 1º lugar DataEstaçãoEntradas 22/07/2013Largo do Machado /07/2013Cardeal Arcoverde /07/2013Central /07/2013Carioca /07/2013Cinelândia /07/2013Glória /07/2013Siqueira Campos Metrô

Transporte público: Barcas Na semana : peregrinos e voluntários 16% de viagens extraordinárias realizadas 145 horas extras de operação realizadas Relatório de Mobilidade JMJ

Prefeitura (operação de tráfego): Período de operação – 23/07/2013 à 28/07/2013 Operadores – PMV – 91

APRENDIZADO O que se oferece aos visitantes é o sistema de transportes que diuturnamente se oferece à população: A qualidade é a mesma, não há um milagre e tudo se transforma! O que se oferece aos visitantes é o sistema de transportes que diuturnamente se oferece à população: A qualidade é a mesma, não há um milagre e tudo se transforma! A comunicação sobre o sistema de transportes para os visitantes é similar a que existe para os moradores: quem conhece suas linhas de transporte só sabe as que usa, outras ligações são sempre problemáticas para o morador, mais ainda para o visitante. A comunicação sobre o sistema de transportes para os visitantes é similar a que existe para os moradores: quem conhece suas linhas de transporte só sabe as que usa, outras ligações são sempre problemáticas para o morador, mais ainda para o visitante. A preferência dos estrangeiros é maior sobre o modo que usa em seus países: transporte de massa. A preferência dos estrangeiros é maior sobre o modo que usa em seus países: transporte de massa. A participação de voluntários é essencial. A participação de voluntários é essencial. Informação em línguas estrangeiras é obvia necessidade, mas precisa ser feita em larga escala. Informação em línguas estrangeiras é obvia necessidade, mas precisa ser feita em larga escala. Ao se mudar o implantado durante execução a informação precisa ser ainda maior e mais ampla. Ao se mudar o implantado durante execução a informação precisa ser ainda maior e mais ampla. A atuação conjunta do Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal é fundamental, pois a mobilidade depende de todos os orgãos e entidades envolvidas. A liderança precisa ser da Cidade anfitriã, pois afinal é nela que haverá o evento e a maior concentração de deslocamentos irá ocorrer. A JMJ foi um bom exemplo de que isto é possível. É um bom modelo para a institucionalização da mobilidade metropolitana para todos os dias, não apenas eventos. A atuação conjunta do Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal é fundamental, pois a mobilidade depende de todos os orgãos e entidades envolvidas. A liderança precisa ser da Cidade anfitriã, pois afinal é nela que haverá o evento e a maior concentração de deslocamentos irá ocorrer. A JMJ foi um bom exemplo de que isto é possível. É um bom modelo para a institucionalização da mobilidade metropolitana para todos os dias, não apenas eventos. Relatório de Mobilidade JMJ

Foi empresa voluntária apoiando o planejamento, gestão e operação da Mobilidade do Rio 2013 – JMJ. Esta apresentação representa seus pontos de vista, não necessariamente os da JMJ e sua coordenação geral. Site: