ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Concordância Nominal.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Profª Monize Diniz Silva
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Profª Adriana Guimarães
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Transcrição da apresentação:

ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES PORTUGUÊS parte 4 ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES

Concordância Verbal

Concordância Verbal O verbo concorda sempre com o sujeito simples. Sujeito no singular - verbo no singular O candidato saiu-se bem na prova. Sujeito no plural – verbo no plural Os candidatos saíram-se bem na prova. Sujeito composto anteposto ao verbo verbo no plural. O candidato e o seu oponente sentaram-se lado a lado. Sujeito composto posposto ao verbo  verbo no plural ou núcleo mais próximo. Sentaram-se lado a lado o candidato e o seu oponente. Lado a lado sentou-se o candidato e o seu oponente

Concordância Verbal Sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes  plural da pessoa predominante. Tu e eu vamos ao teatro. Vais tu e eu ao teatro. Vamos tu e eu ao teatro. Que  verbo concorda com o termo antecedente. São coisas que já passaram. Quem  verbo na 3ª pessoa do singular ou antecedente. Foste tu quem pediu (ou pediste) o livro emprestado? Quais vós Quantos de  3ª pessoa do plural ou pronome antecedente Poucos nós Quais de vós cumprirão / cumprireis o acordo?

Concordância Verbal Qual nós Quem de vós  verbo na 3ª pessoa do singular Nenhum vocês Nenhum de vós errará concordância. SE  índice de indeterminação do sujeito / IIS + VI, VL, VTI (com preposição)  verbo na 3ª pessoa do singular. Precisa-se de empregados. VTI IIS + OI SE  partícula apassivadora TD + SE + SUJ. (verbo concorda com o sujeito). Vendem-se casas. TD PA SUJ = casas são vendidas.

Concordância Verbal Haver (= existir)  3ª pessoa do singular. Havia duas soluções para o problema. Deve haver duas soluções para o problema. Observação: Haver  pessoal  concorda com o sujeito. Os cientistas houveram bons resultados. (= ter, possuir, obter) Todos se houveram bem na sala. (= portar-se, conduzir-se) Era como se eles houvessem visto o fato. (auxiliar = ter) Fazer  tempo decorrido 3ª pessoa do singular  fenômenos climáticos Faz dez anos que viajou. Vai fazer dez anos que viajou. Aqui faz verões terríveis. Deve fazer dias ensolarados.

Concordância Verbal SER São cinco horas da manhã. Tudo foram desconfianças. Três milhões é muito dinheiro. A criança é as alegrias da família. A vida não são só sorrisos. A criança eram dois olhos bem azuis. Os escolhidos somos nós. PARECER As estrelas pareciam caminhar no céu. As estrelas parecia caminharem no céu.

Concordância Nominal

Concordância Nominal Antes  concorda com o mais próximo: Concordância do adjetivo (adjunto adnominal) com os substantivos: Antes  concorda com o mais próximo: Adj. + Subst. + Subst. ... Ele não tinha a necessária coragem e persistência. Depois  concorda com o mais próximo ou vai para o plural: ... Subst. + Subst. + Adj. Ele não tinha coragem e persistência necessária / necessárias. Estava com a mão e o braço ferido / feridos. Estava com o braço e a mão ferida / feridos.

Concordância Nominal Posposto  plural. Concordância do adjetivo predicativo: Posposto  plural. O aluno e a aluna são dedicados. Anteposto  plural ou singular com o mais próximo. São dedicados o aluno e a aluna. É dedicado o aluno e a aluna.

Concordância Nominal Mais de um adjetivo referindo-se a um substantivo O substantivo fica no singular, repetindo-se o artigo antes do último adjetivo. O mercado alemão e o italiano não fecharam o acordo. O substantivo vai para o plural, não se repetindo o artigo. Os mercados alemão e italiano não fecharam o acordo.

Concordância Nominal Há quatro concordâncias possíveis: Numerais ordinais e substantivos Há quatro concordâncias possíveis: A primeira e a segunda aluna estavam aqui. A primeira e a segunda alunas estavam aqui. As primeira e segunda alunas estavam aqui. As alunas primeira e segunda estavam aqui.

Concordância Nominal Casos especiais Anexo, obrigado, mesmo, incluso, quite, leso, alerta, junto. Leio o trabalho anexo. Recebi a carta anexa. A expressão em anexo é invariável. Li os trabalhos em anexo. Recebi as cartas em anexo.

Concordância Nominal Casos especiais Anexo, obrigado, mesmo, incluso, quite, leso, alerta, junto. Leio o trabalho anexo. Recebi a carta anexa. Ela disse, aborrecida, um muito obrigada que quase não se escutou. Elas mesmas resolveram pagar as tarifas extras inclusas em suas contas. Estamos quites, eu estou quite com você e você comigo. Foi condenado por crime de lesa-pátria.

Concordância Nominal Bastante, caro, barato,meio, longe, alto Casos especiais Bastante, caro, barato,meio, longe, alto São bastantes exercícios bastante difíceis. Eram bastantes pratos sobre a mesa. Essas roupas custam caro. São sapatos caros demais. Essas jóias não custaram barato. Os botões da blusa são baratos. Estou meio tonto. Era meio-dia e meia.

Concordância Nominal Bastante, caro, barato,meio, longe, alto Casos especiais Bastante, caro, barato,meio, longe, alto Estamos longe de casa. Andei por longes terras e voltei. Permanecíamos alerta. Pareciam alertas os soldados. Comi todo o doce e tomei toda a água.

Concordância Nominal É proibida, é necessário, é bom, é preciso Casos especiais É proibida, é necessário, é bom, é preciso É proibido entrada. É proibida a entrada. Bebida alcoólica não é bom. A bebida alcoólica não é boa. O mais... possível / Os mais ... possíveis Encontrei soluções as mais absurdas possíveis. O médico experimentou o maior número de remédios possível.

Concordância Nominal Só / Sós / A sós Casos especiais Eu e ele permanecemos sós. (sozinho) Fiquei só. (sozinho) Ela tinha só aquelas blusas. (apenas) Quero ficar a sós por um tempo.

Concordância Nominal Tal qual / Tais quais Pseudo, menos Casos especiais Tal qual / Tais quais O criminoso era tal quais os atores daqueles filmes. Os tios eram tais qual o nosso avô. Comportaram-se tal qual abelhas em colméia. Pseudo, menos Eram pseudo-amigas e não sabíamos. Há muito menos pessoas do que esperávamos.