+ Curso de Android 19ª Jornada de Cursos. + 5. Criando aplicações Android.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplos de código WebForm1.aspx: Listas.aspx: TestaMarcadores.aspx:
Advertisements

Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Carlos André Vaz Junior
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Conhecendo o VS2008: Windows Forms X Web Forms X Web Services
Site Pedidos Online - Seção Pedidos Pendentes
Prof. Thiago Pereira Rique
Wagner Santos C. de Jesus Alberson Wander Sá dos Santos
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Estrutura de Dados em Java
Treinamento em Android
Curso de Android 19ª Jornada de Cursos.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 10 – 15/05/2013.
JAVA Orientação a Objetos
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
IT-Academy. Faculdade de Computação e Informática – MS IT Academy Certificações Microsoft –Microsoft Certified Professional : MCP –Microsoft Certified.
+ Curso de Android 19ª Jornada de Cursos Criando aplicações Android (cont.)
+ Curso de Android XVIII Jornada de Cursos Criando aplicações Android (cont.)
Treinamento em Android
Interface Gráfica (material da Profa. Luciana Nedel - www. inf. pucrs
Os métodos equals() e hashCode()
Formulários HTML Professor Rafael Silva. Criação do formulário Elementos do formulário Action: Script, página ou para onde será enviado o formulário.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite
Unidade 2 – Revisão de HTML, CSS e Formulários Prof.: Henrique Santos
Linguagem de Programação C#
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Relação 1 Relação de Produtos com Serviços Vinculados- OS.
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Aula Prática 3 Monitoria IP/CC (~if669). Relembrando Padronização Comentários Identação Significado em nomes de variáveis Depuração de Erros.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Fundamentos da Linguagem C#
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
Apoio.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Curso Básico de Android
Algoritmos Aula 5 Estrutura de Decisão e Repetição. Prof. Luiz
Aula 3. ListView ListView é um componente que mostra uma lista de itens Os itens da lista são automaticamente inseridos usando um adapter, implementado.
GUIA SUDESTE Oque é? Guia Sudeste é um aplicativo para o auxilio de turistas que desejam visitar a região Sudeste do Brasil. Onde o usuário encontra os.
Projeto desenvolvido para Android Luan RA NatanaelRA Renan RA WalterRA
Implementação Orientada a Objetos – Aula 04 Métodos, parâmetros e retorno Prof. Danielle Martin/Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Cadastro de Profissional
Manipulando contatos no Android Por José Antonio Borges.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Design para Web 8 Formulários Formularios.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
ASP.NET Passo a Passo Controles com Processamento Personalizado Criando um controle personalizado 1. Abra ou copie a solução ControlORama desenvolvido.
IDENTIFICAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS Nesta atividade devem ser definidos os relacionamentos entre as classes Podem ser representados pela: – associação, –
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Primeiros passeios no código Java para Android. Manifest
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
View Programação Orientada por Objetos (POO) Pedro Alexandre Pereira Centro de Cálculo Instituto Superior de.
Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 06 – Controlando o fluxo de eventos e passando parametro.
Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 05 – Programando formularios, activities e intents. Dalton.
Android Aula 2 Márlon de Oliveira Vaz. Android Configurando main.xml com caixas de texto;
Hello World File>New>Other..>Android>Android Application Project.
Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ
Programação para Android Prof. Rone Ilídio - UFSJ
HABITAT.
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
Desenvolvimento Androd Prof. Rone Ilídio
Desenvolvimento Androd Prof. Rone Ilídio
Transcrição da apresentação:

+ Curso de Android 19ª Jornada de Cursos

+ 5. Criando aplicações Android

+ Aplicação que soma números Project Name: SomaNumeros Package Name: br.ufpe.cin.android.appsoma Create Activity: AppSomaNumeros Application Name: Soma Números Min SDK Version: 10

+ Aplicação que soma números

+ res/values/strings.xml Digite o primeiro número: Soma Números Digite o segundo número: Somar

+ Aplicação que soma números res/layout/main.xml <LinearLayout xmlns:android=" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent" android:orientation="vertical" > <TextView android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" /> <EditText android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" >

+ Aplicação que soma números <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:textAppearance="?android:attr/textAppearanceSmall" /> <EditText android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" /> <Button android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" />

+ Aplicação que soma números AppSomaNumeros.java public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); ednumero1 = (EditText) findViewById(R.id.numero1); ednumero2 = (EditText) findViewById(R.id.numero2); Button btsomar = (Button) findViewById(R.id.btsomar);

+ Aplicação que soma números btsomar.setOnClickListener( new View.OnClickListener(){ public void onClick(View arg0) { double num1 = Double.parseDouble( ednumero1.getText().toString()); double num2 = Double.parseDouble( ednumero2.getText().toString()); double res = num1 + num2; } });

+ Aplicação que soma números AlertDialog.Builder dialogo = new AlertDialog.Builder(AppSomaNumeros.this); dialogo.setTitle("Aviso"); dialogo.setMessage("Soma:" + res); dialogo.setNeutralButton("OK", null); dialogo.show(); } }); }

+ Melhorando! Transforme essa aplicação em uma calculadora de dois números. 4 operações; Crie um método para cada operação; Informe a operação que foi realizada no título do Alert que vai ser exibido.

+ Aplicação de compras Project Name: SistemaCompras Package Name : br.ufpe.cin.android.appcompra Create Activity: AppSistemaCompras Application Name: Sistema de Compras Min SDK Version: 10

+ Aplicação de compras Dicas e Lembretes: As labels que acompanham os widgets devem ser declaradas no arquivo res/values/strings.xml; A propriedade chave para esse aplicação é a “isChecked()”;

+ Aplicação de compras No arquivo main.xml, adicionaremos os seguintes elementos, em ordem: CheckBox Text: Arroz (R$ 2,69) CheckBox Text: Leite (R$ 5,00) CheckBox Text: Carne (R$ 9,70) CheckBox Text: Feijão (R$ 2,30) Button Text: Total das compras Layout width: fill_parent

+ Aplicação de compras AppSistemaCompras.java public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); chkarroz = (CheckBox) findViewById(R.id.chkArroz); chkleite = (CheckBox) findViewById(R.id.chkLeite); chkcarne = (CheckBox) findViewById(R.id.chkCarne); chkfeijao = (CheckBox) findViewById(R.id.chkFeijao); Button bttotal = (Button) findViewById(R.id.bTotal);

+ Aplicação de compras bttotal.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View arg0) { double total =0; if(chkarroz.isChecked()) total += 2.69; if(chkleite.isChecked()) total += 5.00; if(chkcarne.isChecked()) total += 9.7; if(chkfeijao.isChecked()) total += 2.30; } //Código que exibe o alerta

+ Melhorando! Implemente uma função de carrinho de compras: À medida que o botão for clicado, a aplicação deve somar os valores e exibir em um texto;

+ Aplicação de cálculo de salário v1.0 Project Name: CalculoSalario Package Name : br.ufpe.cin.android.appsalario Create Activity: AppCalculoSalario Application Name: Cálculo do salário Min SDK Version: 10

+ Aplicação de cálculo de salário v.1.0

+ Aplicação de cálculo de salário v1.0 Para essa primeira versão, usaremos RadioGroup e RadioButton; res/layout/main.xml: EditText id: layout_width: “fill_parent”. TextView text: “Qual é o seu percentual ?” RadioGroup layout_width:”fill_parent”; id:

+ Aplicação de cálculo de salário v1.0 Dentro da tag RadioGroup, insira os elementos abaixo, do tipo RadioButton: RadioButton text: “40%” id RadioButton text: “45%” id: RadioButton text: “50%” id: Button text: “Calcular novo salário” id: layout_width: “fill_parent” Insira também o botão:

+ Aplicação de cálculo de salário v1.0 AppCalculaSalario.java public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); Button btcalcular = (Button) findViewById(R.id.btcalcular); btcalcular.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View arg0) { double salario, novo_sal; EditText edsalario = (EditText) findViewById(R.id.edsalario);

+ Aplicação de cálculo de salário v1.0 salario = Double.parseDouble(edsalario.getText().toString()); RadioGroup rg = (RadioGroup) findViewById(R.id.rgopcoes); int op = rg.getCheckedRadioButtonId(); if(op==R.id.rb40) novo_sal = salario + (salario * 0.4); else if(op==R.id.rb45) novo_sal = salario + (salario * 0.45); else novo_sal = salario + (salario * 0.5); //Código que exibe o alerta

+ Melhorando! Nem todas as pessoas podem saber o valor do salário! Adicione um campo para o usuário informar uma senha para acesso; Se a senha estiver incorreta ou o campo estiver vazio, exiba um alerta informando o mesmo ao usuário; Ao exibir o resultado, limpe os campos de texto e selecione o primeiro RadioButton.

+ Aplicação de cálculo de salário v1.1 Project Name: CalculoSalarioSpinner Package Name : br.ufpe.cin.android.appsalariospinner Create Activity: AppCalculoSalario Application Name: Cálculo do salário Min SDK Version: 10

+ Aplicação de cálculo de salário v1.1

+ res/layout/main.xml Semelhante ao anterior, apenas trocando o RadioGroup pelo Spinner: Spinner: ld: layout_width: “fill_parent”

+ Aplicação de cálculo de salário v1.1 AppCalculaSalario.java private static final String[] percentual = {"De 40%","De 45%","De 50%"}; ArrayAdapter aPercentual; Spinner spnsal; public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); Button btmostrar = (Button) findViewById(R.id.btcalcular); aPercentual = new ArrayAdapter (this, android.R.layout.simple_spinner_item,percentual); spnsal = (Spinner) findViewById(R.id.spnopcoes); spnsal.setAdapter(aPercentual);

+ Aplicação de cálculo de salário v1.1 btmostrar.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View arg0) { double salario=0, novo_sal = 0; EditText edsalario = (EditText) findViewById(R.id.edsalario); salario = Double.parseDouble(edsalario.getText().toString()); switch(spnsal.getSelectedItemPosition()) { case 0: novo_sal = salario + (salario * 0.4); break; case 1: novo_sal = salario + (salario * 0.45); break; case 2: novo_sal = salario + (salario * 0.5); break; } //Código para exibir o alerta

+ Melhorando! Adicione o controle de bonificações de acordo com os cargos listados abaixo: Funcionário: 10%, 15%, 20%; Gerente: 20%, 25%, 30%; Diretor: 30%, 35% 40%; Utiliza DOIS Spinners, onde o segundo só apareça depois que um elemento do primeiro for selecionado! Verificar se o cargo está escolhido ao clicar no botão!