UNDB ESTRUTURAS DE DADOS Prof. Alessandro Gonçalves
Estrutura da informação - revisão Bit – representação binária (0 ou 1) Menor unidade de informação
Estrutura da informação - revisão Byte – conjunto de 8 bits
Estrutura da informação - revisão Byte – conjunto de 8 bits Em decimal: x x x x x x x x 2°1
Representação de caracteres ASCII – American Standard Code for Information Interchange BinárioDecimalRepresentação A B C CR LF
Estrutura da informação - revisão Word – conjunto de bytes
Tipos: primitivos e complexos Primitivos – base para todos os outros Char ‘A’, ‘.’, ‘5’ Integer 0, 1, 200, -5 Boolean True, False Real , ,
Tipos: primitivos e complexos Complexos – gerados a partir dos primitivos String‘ROSE’ Array [1,2,5] [‘ab’,’cd’] [true,false]
Tipos: declarando em C Int numero; Char letra; VariávelTipoEndereçoValor NumeroInt16538? LetraChar17200?
Tipos: declarando em C Int numero = 5; Char letra = ‘a’; VariávelTipoEndereçoValor NumeroInt LetraChar17200a
Motivacional
Filas
ABC INÍCIO FIM
Filas - operações Incluir elemento Excluir elemento Limpar fila
Filas – incluir elemento elementos = elementos + 1; ABC D
Filas – excluir elemento elementos = elementos - 1; BCD A
Filas - limpar elementos = 0; BCD A
Pilhas Estrutura de Dados do tipo LIFO (Last in First Out) Apesar de simples, tem muitas aplicações E D C B A Topo Base
Pilhas - operações Inclusão: sempre o elemento superior Exclusão: sempre o elemento superior E D C B A X E D C B A E D C B A D C B A
Pilhas - operações Restrições de operações ? E D C B A X E D C B A E D C B A D C B A
Pilhas Estrutura de Dados do tipo LIFO (Last in First Out) Apesar de simples, tem muitas aplicações E D C B A Topo Base
Pilhas - operações Inclusão: sempre o elemento superior Exclusão: sempre o elemento superior E D C B A X E D C B A E D C B A D C B A
Pilhas - operações Restrições de operações ? E D C B A X E D C B A E D C B A D C B A
A Linguagem C Criada por Dennis Ritchie, na década de 70 Procedural e compilada Inicialmente voltada ao ambiente Unix Simples e poderosa: 28 comandos Gera código muito eficiente
A Linguagem C Pré-processador Compilador Código fonte Linker
Sintaxe Os comandos terminam com ; Case sensitive Em todo o programa existe o corpo: main() { }
Declaração de variáveis [tipo] nome da variável {inicialização} Ex: int x; char teste = 'a';
Tipos escalares CharCaractere IntInteiro (±2 15 ) FloatDecimal ±3.4 x 2 38
Operadores aritméticos X = 5; X = X + 10; Y = Y – 1; Z = X * Y; A = B/C; A = 2^3 (2 ELEVADO A 3)
Operadores relacionais > maior que >= maior ou igual < menor <= menor ou igual == igual != diferente
Operadores lógicos && e || ou ! não
Comandos de I/O printf(“olá”);/* Exibe texto na tela */ Para exibição de variáveis, deve-se informar o tipo: main() { char l = 'x'; printf(“A letra eh %c”, l); } Resultado A letra eh x
Comandos de I/O - printf \n nova linha \" aspas \\ barra %c caractere simples %d decimal %e notação científica %f ponto flutuante %i inteiro %s cadeia de caracteres %u decimal sem sinal
Comandos de I/O - printf main() { char l = 'x'; printf(“A letra eh %c\n \n\”Fim\”\n ”, l); } Resultado: A letra eh x “Fim”
Comandos de I/O - printf main() { float x = 10; printf(“valor de x %e\n”, l); } Resultado: valor de x: e+001
Comandos de I/O - printf Exercícios 1) Crie um programa em C que defina duas variáveis, some seus valores e exiba o resultado na tela
Comandos de I/O - scanf main() { char s; printf (“Digite um caractere\n”); scanf(“%c”, &s); printf(“%c”, s); }
Comandos de I/O - scanf Exercícios 1) Crie um programa em C que aguarde a digitação de 3 números e exiba a média deles na tela;
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