A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
fidelidade do sacerdote»
Advertisements

GESTOS E ATITUDES NA LITURGIA
A celebração do Matrimónio Cristão
Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Renovação das promessas do Batismo
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
encontro pessoal e comunitário com Jesus
MATRIMONIO – VIDA DE COMUNHAO
Oração Eucarística V I- A
Espiritualidade Conjugal
MISSA.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO
Jesus chama os apóstolos...
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
Hoje venho orar por você!
Visite-nos:
A celebração de Pentecostes
A força da graça.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Baptismo do Senhor.
Os Sacramentos do encontro com Deus
A eucaristia Começar.
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM BÊNÇÃO
Espiritualidade do Catequista
Bem aventurados... Todos os Santos.
IV Domingo do Tempo Comum A
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Ave Maria Comentada.
Infância e Adolescência Missionária
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
TEMAS BÍBLICOS.
Grupo de Oração Fonte de Vida
I. Objectivos Compreender a missão do Padre.
JOÃO é seu nome.
Caríssimos, Padre É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus.
Encontro com Deus O templo é primeiramente um lugar de oração, de louvor e de adoração ao Senhor. O ritual, os cantos, a liturgia são igualmente importantes.
PARÓQUIA SANTA TERESINHA E SANTO AGOSTINHO
O Milagre do Amor nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-1)
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Uma mulher cheia de Graça!
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
Catequese com Adultos Catequese com Adultos
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
É um órgão judiciário da Igreja Católica;
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
PREPARAÇÃO DE NOIVOS Paróquia de Nossa Senhora Das Dores.
PARÓQUIA SÃO BENEDITO - ACREÚNA-GO ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA NOIVOS Clarimundo & Maria José.
Transcrição da apresentação:

A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DO MATRIMÔNIO

Mateus 7, 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO O ideal é que a celebração do sacramento do matrimônio seja feita dentro da liturgia da santa missa. No entanto, mesmo sem a missa, a celebração matrimonial, em liturgia própria, confere a plenitude sacramental da Graça de Deus aos nubentes. A comunhão, inclusive sob as duas espécies, é também opcional.

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO Os ministros deste sacramento são os noivos. São eles que, por consentimento mútuo, de livre e espontânea vontade, concedem um ao outro a graça sacramental. O padre, bispo, diácono ou leigo credenciado preside a celebração e representa a igreja na cerimônia. É de suma importância que os noivos conversem com o presidente da celebração antes do casamento, especialmente sobre a celebração, a fim de que tudo aconteça de acordo com as orientações e critérios adequados e requeridos pela igreja.

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO SEM A MISSA Boas-vindas (ou acolhida) Leitura da Palavra de Deus Homilia Diálogo com os noivos Consentimento Bênção e entrega das alianças Oração dos fiéis Bênção nupcial Pai Nosso e comunhão Bênção final e despedida

ESCOLHA DAS LEITURAS E ORAÇÕES Os noivos podem e devem participar da escolha das leituras e orações da celebração do seu matrimônio. Existem diversas opções de modelos no Ritual do Matrimônio. Para leitura: exemplos – 1 Cor 13 1-8 e Tb 8 4-8 Para evangelho: exemplos: Mt 19, 1-6 e Mt 7, 24-29 A acolhida e a ação de graças podem ser elaboradas pelos noivos ou por alguém encarregado para isso, de acordo com a cerimônia.

ESCOLHA DOS CANTOS Os cantos também podem ser escolhidos pelos noivos, contanto que sejam litúrgicos e adequados a cada momento. Convém frisar que os cantores e instrumentos musicais não devem se sobressair, pois o que é dito pelos noivos e pelo sacerdote, durante o rito sacramental é o que é mais importante e, portanto, precisa ser testemunhado publicamente. Músicas MPB e temas de filmes ou novelas não são litúrgicos.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Diálogo com os noivos Nessa parte o presidente da celebração faz três perguntas aos noivos:

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO 1- Se pretendem se unir em matrimônio, de livre e espontânea vontade – SIM de um ao outro. 2- Se prometem amor e fidelidade por toda a vida – SIM à indissolubilidade e à fidelidade. 3- Se estão dispostos a acolher e educar os filhos da Lei de Cristo e da Igreja – SIM à fecundidade. Os noivos respondem SIM, de forma que toda a assembléia possa ouvir.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Consentimento O presidente da celebração pede aos noivos que dêem um ao outro a mão direita, para manifestação do consentimento, dizendo:

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Noivo: Eu (fulano), te recebo (fulana), por minha esposa e te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde E na doença, amando-te e respei- tando-te todos os dias de minha vida. Noiva: Eu (fulana), te recebo (fulano), por meu esposo e te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de minha vida.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Presidente: Deus confirme esse compromisso que manifestastes perante a Igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos! O que Deus uniu o homem não separe! Após o consentimento e a ratificação feita pelo presidente, os dois já não são mais noivos: são marido e mulher, diante de Deus e de toda a assembléia.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Bênção e entrega das alianças Presidente: Ó Deus, abençoai estes vossos filhos e santificai-os no seu amor: que estas alianças, sinal de fidelidade, recordem a (fulano) e (fulana) a sua promessa. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Esposo: Acredito na força do amor, santificado pelo sacramento do matrimônio (beija a aliança). (Fulana), recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esposa: Acredito na força do amor, santificado pelo sacramento do matrimônio (beija a aliança). (Fulano), recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO Bênção nupcial O presidente pede as bênçãos de Deus sobre o casal e sobre cada um dos nubentes em particular.

... e viverão felizes para sempre!!!