Arte Paleocristã Arte Bizantina.

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Transcrição da apresentação:

Arte Paleocristã Arte Bizantina

Formação de Constantinopla 323 d.c. – Constantino, O Grande, muda a capital do Império Romano para Bizâncio (Constantinopla); - cidade grega, hoje- Istambul; 400 d.c. – cisão do império – Roma e Constantinopla; Séc. VI Dominação do império do ocidente pelos – Ostrogodos, Visigodos, Lombardos, Vândalos; Apogeu do império do Orinte: Justiniano (527-565);

650 d. c. – Fortalecimento do Islã – Dominação de territórios na África e Oriente Próximo; dominação mulçumana; 1453 queda do império Bizantino pelos turcos; Divisão religiosa Ocidente católico Vs. Oriente Ortodoxo

Diferenças religiosas Católicos Estado e igreja em cisão; Igreja Universal; Representante do Deus na Terra; Ortodoxos Estado e Igreja Unificados; Igreja Imperial; Escolhido de Deus na Terra;

Arte Paleocristã Arte no período anterior à cisão; 200 d.c. – 400 d.c.; Arte em prol do cristianismo; Vida eterna no paraíso; Transformação de temas orientalizantes; Imagens do antigo testamento mescladas e justapostas as do novo testamento;

Tema: Deus como o salvador dos males terrenos e da morte; Narração pictórica das ações divinas; Humanos: pecadores ou membros da igreja; Arquitetura Celebrar a fé Cristã; Colocar a Igreja no centro da visão; Junção da casa abastada com o espaço para assembléia; - Basílica primitiva;

Portas e altar em contraposição; Ênfase na imagem de Cristo; Imagens organizadas para a imagem de Cristo; Exterior de tijolo simples; Mosaico, mármore, cor, luz – reino esplendoroso de Deus;

Pintura e Mosaico Imagens dignas de Deus e da arquitetura das basílicas; Pinturas narrativas que retomavam conhecimentos cristãos anteriores; Não se pretendia contar as histórias, mas sim contemplá-las na magnitude das ações humanas; suposição de um conhecimento cristão prévio;

Mosaicos: materiais coloridos (vidros) justapostos em gesso; Tentativa de ordenação geométrica de pinturas e mosaicos; Forte presença de iluminuras e manuscritos ilustrados– textos com ilustração; Narração contínua;

Escultura Papel secundário; Proibição bíblica dos ídolos – imagens pagãs; Não se representava a figura humana em tamanho real – evitar ídolos; Sarcófagos para membros da Igreja; Temas bíblicos: Anjos, Deus, Cenas bíblicas; Deus como possuidor da verdadeira sabedoria;

Corpos em forma de bonecos; Cabeças grandes; Ações dramáticas; Placas de Marfim Esculturas particulares; Materiais preciosos; Sensibilidade; Temas pagãos e cristãos – arte greco-romana;

O Bom Pastor, mausoléu de Galla Placidia, Ravena, Itália O Bom Pastor, mausoléu de Galla Placidia, Ravena, Itália. Início do século V d.C..

Sarcófago com cenas da Paixão de Cristo, Cristo carregando a cruz, provavelmente da Catacumba de Domitila, cerca de meados séc 4 d.C.

Sarcófago com cenas da Paixão de Cristo, Cristo carregando a cruz, provavelmente da Catacumba de Domitila, cerca de meados séc 4 d.C.

Batistério dos Arians, interior, detalhe do mosaico do domus, O Batismo de Cristo, cerca de 493-526 d.C.

Santo Apolinário Novo, interior, detalhe da nave mostrando mosaico dos três Reis magos, cerca de séc VI d.C.

Arte Bizantina A partir de 527 d.c. – Capital artística; 1ª Idade de Ouro Figuras em pinturas e murais também exaltam a perfeição humana; Ideal de Beleza: Humanos altos e delgados, com pés pequenos, rostos ovais, olhos grandes e fixos, corpos com puco movimento e suntuosas vestes;

Imagem dos imperadores – traços da realeza divina; Eterno presente; Fundo – céu; Pinturas e Mosaicos: imperadores no lugar de Deus; 726 d.c. – Iconoclastia; Fuga da idolatria – imagens abstratas, animais ou vegetais; Iconoclastia Vs. Iconofilia; 843 d.c.

2ª Idade de Ouro Séc. IX até séc. XI; Propagação da doutrina ortodoxa até a Rússia; Igreja construída sobre a planta de cruz grega com um quadrado no centro; Preferência por proporções alongadas; (arquitetura também); Utilização de estruturas de madeira e ornamentação externa;

Classicismo + ideal espiritualizado da beleza humana; Humanização da imagem de Cristo – Crucificação e morte; compaixão; Melancolia como o mal-estar de fundo da arte;

Pintura Bizantia Final 1261 d.c. – 1453 d.c.; Ações de Cristo; Lutas entre o salvador e Satanás; Alto teor dramático; Dinamismo; Cristo com maior vigor físico – ação; Padrões fixos evitam a idolatria; Ênfase no processo – não no resultado;

A pintura de ícones vai se estender pela Rússia e pelos balcãs; - proliferação da doutrina ortodoxa, mesmo com o desapareciento do império bizantino; Ícones também em esculturas portáteis para orações em tempos de viagens; Ícones esculturas – Marfim;

Idade Média sec. v - xv Arte Muçulmana

Dados históricos Mudança do centro de gravidade cultural e intercâmbio cultural do Mediterrâneo para o Canal da Mancha; 640 d.c. os Árabes dominam com o Islã o Oriente Próximo e a África; Mediterrâneo como zona fronteiríça; 732 d.c. Islã chega à Espanha e ao dudoeste da França;

Características do Islã Influência judaico-cristã; Maomé como o profeta; Crença em Alá – Deus todo-poderoso; Corão – inspirado na bíblia; Juízo final, céu, inferno, anjos, demônios; Obrigações religiosas simples: oração, esmola, jejum, peregrinação à Meca; Não sacerdote;

Arquitetura até o Séc VII Religião universal; Consumes e línguas exclusivamente árabes; Integração social, política e econômica; Arquitetura até o Séc VII Comparável a arquitetura paleocristã; Nada monumental; Voltada à religião; Fuga da idolatria Única exigência: Qibla;

Arte da Tradição Islâmcica A partir do séc VIII.; Mosaicos de Vidro; Ausência do caráter narrativo; Paisagens sobre fundos de ouro; Ilusionismo; Motivos vegetais; Num mesmo monumento, diferentes técnicas;

Gosto pelos motivos simétricos abstratos; Mais famoso de todos os feitos artísticos do Islã – Taj Mahal: Construído por um soberano da Índia: Shah Jahan; Séc. XII; Construído em homenagem à sua mulher; Todo construído em mármore branco; Fundas reentrâncias – aspecto de papel; Sensação de não tocar o chão;

Representação Figurativa A partir de 800 d.c. o tema de animais vivos é proíbido; Influência dos judeus convertidos; Temor do poder divino do artista; Na prática só não se trabalhava em tamanhos reais; Não deveriam projetar sombras;

Arte Decorativa Grande junção das melhores técnicas; Nada comparável em técnica e requinte; Simetria; Animais ferozes colocados de forma abstrata; Destaca-se em relação à arte religiosa, que, de fato, foi pouco desenvolvida;