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Idade Média sec. v - xv Arte Muçulmana.

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1 Idade Média sec. v - xv Arte Muçulmana

2 Dados históricos Mudança do centro de gravidade cultural e intercâmbio cultural do Mediterrâneo para o Canal da Mancha; 640 d.c. os Árabes dominam com o Islã o Oriente Próximo e a África; Mediterrâneo como zona fronteiríça; 732 d.c. Islã chega à Espanha e ao dudoeste da França;

3 Características do Islã
Influência judaico-cristã; Maomé como o profeta; Crença em Alá – Deus todo-poderoso; Corão – inspirado na bíblia; Juízo final, céu, inferno, anjos, demônios; Obrigações religiosas simples: oração, esmola, jejum, peregrinação à Meca; Não sacerdote;

4 Arquitetura até o Séc VII
Religião universal; Consumes e línguas exclusivamente árabes; Integração social, política e econômica; Arquitetura até o Séc VII Comparável a arquitetura paleocristã; Nada monumental; Voltada à religião; Fuga da idolatria Única exigência: Qibla;

5 Arte da Tradição Islâmica
A partir do séc VIII.; Mosaicos de Vidro; Ausência do caráter narrativo; Paisagens sobre fundos de ouro; Ilusionismo; Motivos vegetais; Num mesmo monumento, diferentes técnicas;

6 Gosto pelos motivos simétricos abstratos;
Mais famoso de todos os feitos artísticos do Islã – Taj Mahal: Construído por um soberano da Índia: Shah Jahan; Séc. XII; Construído em homenagem à sua mulher; Todo construído em mármore branco; Fundas reentrâncias – aspecto de papel; Sensação de não tocar o chão;

7 Representação Figurativa
A partir de 800 d.c. o tema de animais vivos é proíbido; Influência dos judeus convertidos; Temor do poder divino do artista; Na prática só não se trabalhava em tamanhos reais; Não deveriam projetar sombras;

8 Arte Decorativa Grande junção das melhores técnicas;
Nada comparável em técnica e requinte; Simetria; Animais ferozes colocados de forma abstrata; Destaca-se em relação à arte religiosa, que, de fato, foi pouco desenvolvida;

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13 Arte Carolíngia e Otoniana
Alta Idade Média A Idade das Trevas Arte Carolíngia e Otoniana Arte Românica Arte Gótica

14 Estilo Celta-Germânico
Idade das Trevas Lacuna histórica entre o séc. V e XV; Idade da Fé; Estilo Celta-Germânico Invasão do Império Romano do Ocidente; Estilo animalista: Imagens abstratas + orgânicas; Simetria de imagens

15 O Cristianismo Irlandes
Arte ornamental; Estampas (desenhar e esculpir) em ouro e metais; O Cristianismo Irlandes Nunca dominados pelo império romano; Vida rural; “Cristianizados” por uma tribo céltica bárbara; Migraram das cidades (igreja urbana) e formaram mosteiros – centros religiosos e artísticos;

16 Responsáveis pela conversão da Escócia, norte da França, Países Baixos e Germânica;
Criação de manuscritos embelezados para a catequização; Pouca interação com os desenhos de cenas bíblicas em paredes ou esculturas; Grande dificuldade em retratar o corpo humano;

17 Arte Carolíngia Forte influência nos séc. VIII e IX;
Império de Carlos Magno; Ponto mais alto da arte - Escrita carolíngia; (clássicos – ilustração e escrita de salmos – Evangeliário de carlos magno); Construção de grandes espaços arquitetônicos que contemplassem o império – Basílicas; Basílicas romanas; Arte OTONIANA como evolução do evangeliário após a morte de Carlos Magno e a subida ao poder de dois de seus netos (Alemanha como centro político e artístico da Europa);

18 Os quatro evangelistas, iluminura Catedral de Aachen, Alemanha.

19 Arte Carolíngia

20 Arte Românica Seria a arte pré-gótica, ou seja, a arte da Idade Média até o Séc. XII; Séc. XI há a efetivação do cristianismo na Europa; 1095 cruzadas para libertar a Terra Santa do domínio maometano; Reabertura do comércio no mediterrâneo; Recuperação do comércio internacional, da força militar e da vida urbana; “O mundo cobre-se com um manto branco de igrejas” – monge Raoul Glaber.

21 Desaparecimento dos baixos-relevos e esculturas de pedra do séc
Desaparecimento dos baixos-relevos e esculturas de pedra do séc. V ao séc. XII; Pintura como iluminura ou derivado dela; Torre de Pisa Mais famosas das torres românicas; Toscana; Pertence a um conjunto – Catedral + Batistério; Campanile da Catedral de Pisa; Suposições: defeito no terreno e/ou deficiência dos alicerces;

22 Campanile da Catedral de Pisa
“Torre de Pisa”

23 Arte Românica

24 Catedral Românica

25 Arte Gótica Começa na França 1150; Declina séc. XVI;
Escultura (apogeu) – 1220 – 1420; Pintura (apogeu) – 1300 – 1350 (Itália) e a partir de 1400 (Alpes); Nasce da reedificação da abadia real de Saint-Denis; pelo abade Suger; Narrativa de Suger sobre a empreitada;

26 Arquitetura Formas graciosas, leves (sem a idéia de peso);
Janelas que ocupam paredes inteiras; Colunas de sustentação externas – paredes internas parecem finas; Clima interior: etéreo e leve; Traçado é rigorosamente geométrico e uma constante busca pela luminosidade; Harmonia – universo; Luz – que é a força do espírito divino;

27 Sant-Denis reafirma a monarquia francesa no séc. XII;
As abóbadas das Igrejas passam a desenvolver uma gama de combinações poligonais; A partir do século XI – florescimento da vida urbana; Centralização dos mosteiros como centros de saber; (Notre-Dame); O traçado é vertical – busca-se altura;

28 Rica decoração escultórica;
Maiores obras religiosas até então vistas; Erguidas com o acúmulo de donativos de todas as classes sociais; (Fervor religioso e político); A arquitetura gótica em sua verticalidade transcende as Igrejas e passam para a arquitetura civil e militar; Ex.: Louvre (1200) Reconstruído em 1360 como moradia real;

29 Escultura Conjuntos de imagens claras, não amontoadas;
Estátuas alongadas de vulto arrendondado, cada uma com um eixo em separado; (não se dedicava a esse tipo de estátuas desde o fim da Antigüidade Clássica); Tendência realística;

30 Pintura Esculturas projetadas em vitrais;
Pequenos pedaços de vidro pintados como quebra-cabeça; Desenvolvimento pormenorizado das iluminuras; (jogo de harmonia e luz/sombra); Fundos bidimensionais; Figuras sinuosos;

31 Peste Negra 1348 – Siena e Florença; Sinais divinos para os pecadores;
Anúncio para aproveitar a vida enquanto há tempo; Pinturas murais, painéis e afrescos se dividem em duas tendências: 1º A vida pura ao lado dos ensinamentos de deus; 2º Cenas cotidianas de deleite dos homens; 1387 na literatura escreve-se Decameron – Boccaccio;

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