DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo VI Endereçamento IPv6.
Advertisements

I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Redes de computadores II Prof. Diovani Milhorim
Configuração de um servidor DHCP
Edgard Jamhour DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol.
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Mobilidade na Internet
Obtenção de IP TCP UDP.
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol UNIDADE 1
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Aula 9 - Camada de aplicação
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Departamento Engª Electrotécnica ISEC
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Endereçamento IP.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
DHCP Attacks Adelson Gomes João Lucas Leandro Luiz.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Projeto de Redes de Computadores
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
Curso de Educação e Formação Tipo 5
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX) Prof. Glauber Alexandre.
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Redes Configurações e teste.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Profª Maria Alessandra Protocolos de Comunicação 3º Termo.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Redes de computadores: Camada de rede(3) Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes I Internet Protocol IP Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Microsoft Students to Business
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Informática Industrial N8INF
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
FTPS E SFTP. FTPS e SFTP são dois protocolos distintos que trabalham em portas de comunicação diferentes e oferecem o compartilhamento remoto de arquivos.
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Alessandro D. R. Fazenda
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Tipos de ataques - DDOS. Tipos de ataques - DDOS Client - uma aplicação que pode ser usado para iniciar attacks simplesmente enviando comandos para outros.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Renato Abreu ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE Administração de Redes em Software Livre – GNU/Linux Servidor DHCP Professor: Renato Abreu.
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
Transcrição da apresentação:

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objetivo principal é a simplificação da administração de uma rede.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Funcionamento do protocolo DHCP É necessário inicialmente um servidor DHCP que distribui endereços IP. Esta máquina vai servir de base para todos os pedidos DHCP, e deve ter um endereço IP fixo. Numa rede, pode-se por conseguinte ter só uma máquina com endereço IP fixo, o servidor DHCP.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Para fazer isto, a técnica utilizada é o broadcast: para encontrar e dialogar com um servidor DHCP, a máquina vai simplesmente emitir um pacote especial de broadcast (broadcast sobre com outras informações como o tipo de pedido, as portas de conexão…) na rede local. Quando o servidor DHCP receber o pacote de broadcast, devolverá outro pacote de broadcast (não se esqueça que o cliente não tem necessariamente o seu endereço IP e que, por isso, não está diretamente contactável) que contém todas as informações requeridas para o cliente.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol DHCPDISCOVER (para localizar os servidores DHCP disponíveis) DHCPOFFER (resposta do servidor um pacote DHCPDISCOVER, que contém os primeiros parâmetros) DHCPREQUEST (pedido diverso do cliente para por exemplo prolongar o seu arrendamento) DHCPACK (resposta do servidor que contém parâmetros e o endereço IP do cliente) DHCPNAK (resposta do servidor para informar o cliente que o seu arrendamento acabou ou se o cliente apresenta uma má configuração de rede) DHCPDECLINE (o cliente anuncia ao servidor que o endereço já é utilizado) DHCPRELEASE (o cliente libera o seu endereço IP) DHCPINFORM (o cliente pede os parâmetros locais, tem já o seu endereço IP)

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol O primeiro pacote emitido pelo cliente é um pacote de tipo DHCPDISCOVER. O servidor responde por um pacote DHCPOFFER. O cliente estabelece a sua configuração, seguidamente faz um DHCPREQUEST para validar o seu endereço IP (pedido em broadcast porque DHCPOFFER não contém o seu endereço IP). O servidor responde simplesmente por um DHCPACK com o endereço IP para confirmação da atribuição. Isto é suficiente para que um cliente obtenha uma configuração de rede eficaz.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

As concessões Para otimizar os recursos de rede, os endereços IP são emitidos com uma data de início e uma data de fim de validade. É o que se chama de “concessão”. Um cliente com sua concessão espirada pode pedir ao servidor um prolongamento, com um DHCPREQUEST. Do mesmo modo, quando o servidor ve uma concessão espirada, emitirá um pacote DHCPNAK para perguntar ao cliente se quer prolongar. Se o servidor não receber resposta válida, torna disponível o endereço IP.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol DHCP: pode-se otimizar a atribuição dos endereços IP jogando com a duração das concessões. O problema está aí: Se nenhum endereço for libertado ao fim de um certo tempo, mais nenhum pedido DHCP poderá ser satisfeiao, por falta de endereços a distribuir.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol