UniCEUB – Centro Universitário de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FONTE DE TENSÃO AJUSTÁVEL PARA FINS DIDÁTICOS
Advertisements

Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG
Engenharia e Segurança do Trabalho
Conceitos e medidas Marcapasso Departamento de engenharia médica
O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Métodos de Análise do Controle Postural
BIOMECÂNICA Métodos de medição - eletromiografia Carlos Bolli Mota
Interruptor Eletrônico Controlado por Som
Projeto para Monitoramento e Controle de Temperatura
Sensores de corrente e tensão
SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Faculdade de Engenharia "Engenheiro Celso Daniel" TCC – 2008 Eng. de Computação Introdução As técnicas clássicas de processamento de sinal apresentam duas.
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Instrumentação básica em Acústica
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
PROJETO DE AMPLIFICADORES DE RF TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Sistema de Alarme Automotivo com Tecnologia Android
Orientador: Prof. M. Sc. Eng. Elétrica Dalton Luiz Rech Vidor
Cicília Raquel Maia Leite –
Instrumentação de sinais biológicos
Introdução ao MatLab Aula 1
Máquinas Elétricas I Aula 12
Ramo Estudantil Universidade Federal de Santa Catarina São Paulo, 27 de março de 2011 Rafael Mendes.
Localização de fonte sonora utilizando microfones
ELETROMIOGRAFIA.
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Introdução ao MatLab Aula 1
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica – 18 a 22/06/2005
Circuitos Elétricos I Aula 8 Resposta em Frequência Circuitos RL & RC
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
Tratamento do sinal EMG
XII SEMINÁRIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO – SINCAL
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Amplificadores Operacionais Parte III
Conceitos Básicos de Automação
Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.
Processos do Design 27/09.
Replicabilidade da EMGs do Exercício Rosca Bíceps Após Período de 10 Minutos Flávia Porto 1, Jonas Gurgel 1, Alexandre Runge 1, Thais Russomano 1, Antônio.
Soraia Diniz – aluna de graduação da UNIFEI Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches - Orientador RESULTADOS Desenvolvimento Piloto da Metodologia Seis Sigma no.
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Curso: Engenharia Elétrica
Núcleo de Engenharia de Computação
Introdução ao Sistema de Implante Coclear
Aula 5: Receptores Sensoriais
Apresentação da Disciplina
Análise e Processamento de sinais fisiológicos
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Aplicações do Eletromagnetismo
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
A CIÊNCIA BIOMECÂNICA.
Introdução teórica – Demodulação AM-DSB-FC
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE REDE DE BANDA LARGA
Fundamentos de Redes de Computadores
Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
Transcrição da apresentação:

UniCEUB – Centro Universitário de Brasília FATECS –Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas Curso de Engenharia Elétrica e Computação PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO E CONTROLE DE PRÓTESE DOS SINAIS MIOELÉTRICOS APLICADOS NA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM DIFICULDADES EM EXECUTAR MOVIMENTOS EM MEMBROS SUPERIORES OU INFERIORES Orientador: Prof. Eng, Msc. Luciano Duque Alunos: Ingred Carvalho Teixeira, Samantha Coimbra Limonge Tomás da Silva Martins de Godoi, Matheus Sant Anna de Assis Vinicius Bispo e Rodrigo

Agenda Introdução Objetivos Desenvolvimento Resultados Obtidos Vídeos de demonstração

Introdução Eletromiografia (EMG) : Grafia da eletricidade dos músculos. Conjunto de métodos para o registro da atividade elétrica associada á contração muscular. Esse projeto apresenta um sistema de condicionamento para a coleta, análise de sinais Eletromiográficos (EMG) e sua gamificação. Gamificação é uma técnica que utiliza mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos. A gamificação dos sinais mioelétricos visa melhorar o desempenho na reabilitação de membros superiores ou inferiores, oferecendo um feedback motivacional ao paciente.

Objetivo Geral O objetivo geral proposto nesse projeto é desenvolver um protótipo de um sistema capaz de extrair os sinais elétricos do músculo, analisá-los, e através de um processo de gamificação motivar e auxiliar a reabilitação de crianças e atletas, que apresentem problemas em membros superiores ou inferiores.

Objetivos Específicos Projeto de filtros para eliminar ruídos indesejáveis, permitindo captar apenas o ruído muscular na faixa 10Hz a 500Hz; Elaborar um circuito amplificador diferencial com o foco na amplificação dos sinais elétricos (10Hz a 500Hz) gerados pelo músculo; Desenvolver utilizando a linguagem java um software capaz de analisar e processar o sinais; Desenvolver games adequados para cada tipo exercício necessários na reabilitação do paciente.

Desenvolvimento Para desenvolver o sistema proposto é necessário analisar como os sinais eletromiográficos no corpo são transmitidos e a partir desse conhecimento desenvolver o protótipo para captação e amplificação das atividades musculares. O sinal EMG (Eletromiográfico) é definido pela equação abaixo: Onde: SPAUM – série de potenciais de ação da unidade motora de 10Hz a 500Hz; n(t) – Ruído, t - é o tempo de amostra.

Desenvolvimento Os sinais Eletromiográficos são captados através dos eletrodos de superfície, que são dispositivos transdutores de sinais. Os sinais captados pelos eletrodos de superfície precisam ser amplificados devido a sua amplitude ser muito baixa (tipicamente variando entre 100 μv a 2 mv).

Desenvolvimento: Diagrama em Blocos

Desenvolvimento: Projeto do circuito condicionador O circuito condicionador é projetado baseado no amplificador operacional TLC274CN, que possui alta impedância e ganho. A filtragem do sinal ocorre na faixa de 10Hz a 500Hz.

Desenvolvimento: Projeto do circuito amplificador de áudio

Desenvolvimento : Hardware do circuito condicionador e amplificador de áudio

Desenvolvimento:Tela de um sinal EMG capturado pelo software O software analisador apresenta a função de processador de sinais, que são enviados pelo circuito condicionador e capturados pelo software.

Desenvolvimento O sinal EMG capturado e processado pelo software é enviado para o game, que conforme o movimento do paciente opera o game especificado pelo terapeuta. Os games são desenvolvidos na plataforma Unity, utilizando o suporte nativo a captura de sinal de microfone para capturar o sinal mioelétrico amplificado. No primeiro game, de corrida, o esforço do paciente é traduzido na velocidade do personagem (bolinha branca).

Tela do game de corrida

Tela do game labirinto

Resultados obtidos O sistema já é capaz de captar o sinal mioelétrico, processar via software, interagir com o game de corrida e outros. Testes em membros superiores foram realizados e obtivemos boa resposta no quesito qualidade do sinal, processamento e interação com o game.

Resultados obtidos Protótipo do sistema em teste de membro superior

Vídeos de demonstração do projeto

Bibliografia AMADIO, A. C; ARAÚJO, R. C. Análise biomecânica da ativação das porções superficiais do músculo. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2006. ANDRADE, N.A, Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição e Processamento de sinais Eletromiográficos de Superfície para Utilização no Controle de Próteses Motoras ativas, Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, PPGENE. DM-313, 2007. ARAÚJO, Demétrio P. Próteses. Capítulo 7 de Medicina de Reabilitação. LIANZA, Sergio. 3ª ed. PROTEUS - Labcenter Electronics – Professional PCB Design and Simulation. Disponível em < http://www.labcenter.com/>. Acesso em: Agosto 2010. BERNADES, S. M. Wellington – Aplicação do MATLAB para decomposição de sinais Eletromiográficos – 2008. Universidade Federal de Uberlândia. BASMAJIAN & DE LUCA, C. J. Surface electromyography: detection and recording. 2007. DATASHEET TDA7052, Manual Técnico da NXP Semicondutores, Disponívelem:<http://www.nxp.com/documents/data_sheet/TDA7052B.pdf>.Acesso em:Abr. 2010. DATASHEET LM324, Manual Técnico da National, Disponível em: <http://www.national.com/ds/LM/LM124.pdf>. Acesso em : Jun. 2010.

Contatos Prof. Eng, Msc. Luciano Duque: Luciano.Duque@uniceub.br Ingred Teixeira: ingredteixeira@gmail.com Tomás Godoi: tomasegcp@gmail.com Samantha Limonge: scl.engenharia@gmail.com Matheus Assis: matheus_hk@yahoo.com Rodrigo Nicole: rodrigonicole@hotmail.com Vinicius bispo: araujo_50@hotmail.com

Obrigado!