CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes de palavras: o adjetivo
Advertisements

GRAU DO SUBSTANTIVO Que casa grande! aumentativo analítico
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Classes de palavras: adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
Grau dos Adjetivos Exemplos.
Mais concordância....
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Adjetivo – Preposição -
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Adjetivos.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
Gramática da Sapatilha
ADJETIVOS.
O que você deve saber sobre
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Plural dos substantivos e dos adjetivos compostos
Comunicação Linguística
EB1 \JI DE VILARINHO PROJECTO “BAÚ DE GRAMATICA4”
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
Adjetivos.
Sei lá… Vamos descobrir…
Adjetivo Adjetivo é a palavra variável que modifica substantivos, atribuindo uma característica aos seres nomeados por eles.
Adjetivos.
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Você sabe o que é advérbio?
Substantivo, artigo e adjetivo
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Professora Daniele Bertollo
Profª. Luciana Balduíno
Flexão dos Adjetivos Gênero: Carro bonito / cadeira bonita.
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Classe de Palavras Invariáveis
AULA 09 ADVÉRBIO.
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Palavras Invariáveis Advérbio
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
AULA 05 ADJETIVO.
Classes de palavras Adjetivo.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
O adjetivo Classes e flexão.
Flexões do substantivo
Adjetivos Flexão de Número.
ADJETIVOS PALAVRA VARIÁVEL QUE ATRIBUI ESPECIFICAÇÃO AO SUBSTANTIVO, CARACTERIZANDO-O. O ADJETIVO QUANDO EMPREGADO JUNTO A UM SUBSTANTIVO, AMPLIA, LIMITA.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classe de palavras: substantivos
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
Prof. Msc. Richard da Silva
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Classes de palavras: o adjetivo
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Millôr. Profa Núbia Rech Primeira Série do Ensino Médio
adjectivo O adjectivo pertence a uma classe aberta de palavras e constitui o núcleo do grupo adjectival. É uma palavra variável que acompanha o nome.
Adjetivo.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 11. Adjetivo AULA DIGITAL.
Profa Giovana Uggioni Silveira
LÍNGUA PORTUGUESA Professor Leônidas Bié
Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS É a classe gramatical de palavras que exprimem qualidade, defeito, origem, estado do ser. Qualifica o substantivo. CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS EXPLICATIVO - exprime qualidade própria do se. Por exemplo, neve fria. RESTRITIVO - exprime qualidade que não é própria do ser. Ex: fruta madura. PRIMITIVO - não vem de outra palavra portuguesa. Por exemplo, bom e mau. DERIVADO - tem origem em outra palavra portuguesa. Por exemplo, bondoso SIMPLES - formado de um só radical. Por exemplo, brasileiro. COMPOSTO - formado de mais de um radical. Por exemplo, franco-brasileiro.

LOCUÇÃO ADJETIVA GÊNEROS DOS ADJETIVOS PÁTRIO - é o adjetivo que indica a naturalidade ou a nacionalidade do ser. Por exemplo, brasileiro, cambuiense, etc. LOCUÇÃO ADJETIVA É a união de duas ou mais palavras com o valor de uma só. Locução adjetiva é, portanto, a união de duas ou mais palavras que equivalem a um adjetivo. Elas são usualmente formadas por: uma preposição e um substantivo, uma preposição e um advérbio. Dente de cão = dente canino, Conselho de mãe = conselho materno / Pneus de trás = pneus traseiros / Ataque de frente = ataque frontal GÊNEROS DOS ADJETIVOS Os adjetivos, quanto ao gênero, classificam-se em: Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo, mau e má, judeu e judia.  

** Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento. Por exemplo, o motivo sócio-literário e a causa sócio-literária. Exceção = surdo-mudo e surda-muda. Uniformes - têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. Exemplo, homem feliz ou cruel e mulher feliz ou cruel. Se o adjetivo é composto e uniforme, fica invariável no feminino. Por exemplo, conflito político-social e desavença político-social. Número do adjetivo O adjetivo simples faz o plural seguindo a mesma regra do substantivo: Rapaz feliz – rapazes felizes / Roupa branca – roupas brancas No plural dos adjetivos compostos acrescenta-se o “s” apenas no último elemento:Lente côncavo-convexa – lentes côncavo-convexa / Crianças mal-educadas – crianças mal-educadas

Vestido azul-celeste – vestidos azul-celeste PARTICULARIDADES  Os adjetivos compostos azul-marinho e azul-celeste ficam invariáveis: Carro azul-marinho – carros azul-marinho  Vestido azul-celeste – vestidos azul-celeste O adjetivo composto surdo-mudo flexiona os dois elementos:  Rapaz surdo-mudo – rapazes surdos-mudos. Nos adjetivos referentes a cores, o adjetivo composto fica invariável quando o segundo elemento for um substantivo: Saia verde-oliva – saias verde-oliva Sofá marrom-café – sofás marrom-café

Grau do adjetivo   O adjetivo possui dois graus: comparativo e superlativo: Grau comparativo: transmite a ideia de igualdade, superioridade ou inferioridade de um ser em relação a outro. Igualdade - tão+adjetivo+que (do que):  Ela é tão alegre quanto (ou como) ele.  Lídia é tão bonita quanto Raquel. Superioridade – mais+adjetivo+quanto (como): Ele é mais alegre que (ou do que) ela. Lídia é mais bonita que Raquel.

Inferioridade – menos+adjetivo+que (do que): Ele é menos alegre que (ou do que) ela. Lídia é menos bonita que Raquel. PARTICULARIDADES O grau comparativo de superioridade dos adjetivos grande, bom, pequeno, mau usam-se as formas sintéticas maior, melhor, menor e pior. O rapaz é maior que o lutador. **Quando comparamos duas qualidades do mesmo ser, usa-se a forma analítica: A casa é mais grande do que confortável.

Grau superlativo O grau superlativo pode ser: Relativo – quando se faz sobressair, com vantagem desvantagem, a qualidade de um ser em relação a outros (a um conjunto de seres). Pode ser de superioridade ou de inferioridade:   Mateus é o mais inteligente da turma. (superioridade) Mateus é o menos inteligente da turma. (inferioridade) Absoluto – quando a qualidade de um ser é intensificada sem a relação com outros seres. Pode ser analítico ou sintético: Analítico: quando o adjetivo é modificado pelo advérbio muito, extremamente, etc. Paula é extremamente bela.

Sintético: quando se acrescenta o sufixo –íssimo, -imo ou -rimo ao radical do adjetivo: Conversa agradabilíssima. Alguns superlativos absolutos sintéticos:Ágil – agillíssimo, agílimo / Agudo – acutíssimo / Bom – boníssimo /Célebre – celebérrimo. Adjetivos pátrios O adjetivo pátrio é aquele que se refere a países, estados, cidades, etc. A maioria desses adjetivos forma-se pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo que os origina. Os principais sufixos formadores de adjetivos pátrios são: “-aco, -ano, -ão, -eiro, -ês, -ense, -eu, -ino, -ita”. Acre – acreano / Amapá – amapaense / Espírito Santo – espírito-santense ou capixaba / Mato Grosso – mato-grossense / Pará – paraense