Anatomia- Introdução..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS.
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O Esqueleto.
SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.
Identificar os ossos que formam o esqueleto humano.
Sitema esquelético.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
SISTEMA ESQUELÉTICO HUMANO
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O esqueleto humano.
Sistema Esquelético.
O ESQUELETO HUMANO.
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
O nosso esqueleto.
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
Prof. Murilo C. S. Ferreira
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
O Corpo Humano Os Ossos.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Sistema Locomotor.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Osteologia.
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
Sistema locomotor.
Capítulo 17 – Sistema Locomotor
Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
Sistema esquelético PROF. VICTOR PESSOA.
Coluna vertebral.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
SISTEMA ESQUELÉTICO M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
Os ossos Ossos do corpo humano.
Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
SISTEMA ESQUELÉTICO Marília Ribeiro.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre – 8º ano
OS OSSOS.
O corpo humano sistema musculoesquelético
Sitema esquelético.
Disciplina Educação Física
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
Osteologia Professora: Erika Korinfsky. Osteologia Professora: Erika Korinfsky.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
OSTEOLOGIA Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos.
Sistema locomotor.
Sistema Locomotor.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Características Anatômicas de Superfície dos Ossos
Sistema Esquelético Anatomia Humana Prof. Camila Papini
Prof. Mark Andrey Mazaro
Sistema Ósseo.
Constituição dos ossos
LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS
Anatomia e Fisiologia Aula 3.
O nosso corpo.
Divisão do esqueleto.
O ESQUELETO FICHA FORMATIVA
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
O Corpo Humano Os Ossos.
Sitema esquelético.
O Corpo Humano Os Ossos.
Transcrição da apresentação:

Anatomia- Introdução.

ANATOMIA - é o estudo do corpo humano através de cada uma das estruturas que o compõem. Anatomia- cortar em partes separado. FISIOLOGIA - é o estudo do corpo através do seu funcionamento.

Posição anatomica. Posição ereta em pé com o olhar para o horizonte , braços pendentes e mãos espalmadas dedos unidos e palmas voltado para frente os pés unidos e pendentes.

Planos anatomicos. Separar o corpo em partes para facilitar seu estudo.

Plano sagital. É o plano que corta o corpo no sentido Antero/ posterior. Determina uma porção direita e esquerda.

Plano coronal. Corta o corpo de uma orelha a outra. Ele determina se uma estrutura é posterior ou anterior.

Plano Transversal. É o plano que corta o corpo tranversalmente. É horizontal e divide o corpo em porções superior (cranial ) e inferior ( caudal ).

EIXO LONGITUDINAL - É vertical, estendendo-se em direção crânio caudal EIXO LONGITUDINAL - É vertical, estendendo-se em direção crânio caudal. Os movimentos de rotação medial e lateral ocorrem em torno deste eixo em um plano transversal.   

Divisão do corpo humano. O corpo é dividido em cabeça tronco e membros.

Cabeça. Face Crânio

Tronco Pescoço Torax . Abdomen.

Sistema Ósseo

O corpo humano tem aproximadamente 206 ossos, que formam o chamado sistema esquelético. Os ossos são órgãos vivos e dinâmicos, apresentando em sua estrutura vasos sanguíneos e nervos. Por isso, crescem e , quando são danificados, podem se recuperar. Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.

Funções do Esqueleto Sustentação e Conformação do Corpo: Os ossos são estruturas rígidas que sustentam todas as partes do corpo e dão forma a elas. Proteção: Protege os órgãos internos, como cérebro, coração e os pulmões que ficam dentro de caixas ósseas. Movimentação: Assegura a realização dos movimentos, juntamente com o sistema muscular, pois os músculos estão fixados nos ossos.

Funções do Esqueleto Armazenamento de Minerais: Os ossos armazenam minerais importantes como o cálcio e o fósforo que são essenciais para vários processos realizados pelo organismo. Produção de células do sangue: Ocorre na medula óssea, a produção das células sanguíneas que são essenciais para nossas funções vitais. A medula óssea é localizada no interior de alguns ossos, como os ossos do quadril e o fêmur.

Medula Óssea A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Componentes Celulares Células Brancas: Linfócitos, Monócitos, Basófilos, Eosinófilos ,Mastócitos e Macrófagos. Defesa do Organismo

Componentes Celulares Células Vermelhas: Hemácias: Transportam oxigênio para os tecidos Plaquetas: Responsável pela coagulação sanguínea

Tipos de ossos Ossos longos: Ossos chatos/ Laminares /Plano: Quanto à forma os ossos podem classificar-se em: Ossos longos: Ossos chatos/ Laminares /Plano: Ossos curtos: Ossos Irregulares: Ossos Pneumáticos: Ossos Alongados: Ossos Suturais: Ossos Sesamóides: Ossos Laminares (Planos)

Ossos Longos: São ossos cujo o comprimento é maior que a largura e espessura. Como exemplo, ossos do braço, antebraços, coxas e pernas. Para efeito de estudo os ossos longos são divididos em duas partes: as extremidades são denominadas epífises, e entre elas ao meio a diáfise.

Estrutura de um osso longo Epífise Osso esponjoso Canal medular Osso compacto Medula óssea Diáfise Periósteo Vasos sanguíneos

Estrutura Ossos Longos A disposição dos tecidos ósseos compacto e esponjoso em um osso longo é responsável por sua resistência. Os ossos longos contém locais de crescimento e remodelação, e estruturas associadas às articulações. As partes de um osso longo são as seguintes:  Diáfise: é a haste longa do osso. Ele é constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso longo.  Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífise de um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulação. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem.  Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.

Ossos Curtos: São ossos cujo o comprimento, a largura e a espessura se aproximam. Como exemplo temos os ossos do tarso, localizado nos pés e a rótula no joelho.

Ossos Chatos ou Planos: São ossos cuja a superfície é grande, mas a espessura é pequena. Comprimento e largura são equivalentes. Como exemplo temos a escápula e a calota craniana.

Ossos Sesamoides: São ossos arredondados ou ovais, que se formam no interior de tendões, como a patela, no joelho. São submetidos a maior atrito e tensão.

Ossos Pneumáticos: São ossos que possuem cavidades cheia de ar, denominadas seios. Como exemplo temos o osso frontal, nos maxilares e temporais.

Ossos Irregulares: São ossos que não se enquadram em nehum padrão predeterminado, como as vértebras e os ossos da face.

Ossos Alongados São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.  Exemplo: Costelas.

Ossos Sesamóides Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos. Ex: Patela

Ossos Suturais São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

Constituição do Esqueleto O esqueleto humano pode dividir-se em duas partes principais: Esqueleto Axial Esqueleto Apendicular

Esqueleto Axial Cabeça Tronco Os ossos do esqueleto axial situam-se em torno do centro do corpo; compreendem os ossos da cabeça e do tronco.

Ossos da Cabeça O esqueleto da cabeça compreende os ossos do crânio e os da face. O crânio forma uma caixa resistente onde se encontra alojado o encéfalo, sendo constituído por 8 ossos, uns pares e outros ímpares: os parietais, o frontal, o occipital, os temporais e inferiormente o esfenóide e o etmóide. A face apresenta as órbitas onde se alojam os olhos, os ossos nasais, os malares, os maxilares superiores e o maxilar inferior ou mandíbula crânio face

Ossos da cabeça Ossos do crânio Ossos da face Parietal Frontal Occipital Orbita Temporal Esfenóide Nasal Malar Maxilar superior Maxilar inferior

O esqueleto do tronco compreende: Ossos do tronco O esqueleto do tronco compreende: Costelas Esterno Coluna vertebral

A coluna vertebral Região cervical (7 vértebras) É formada pela sobreposição de 33 vértebras, algumas das quais se encontram soldadas formando dois ossos — o sacro e o cóccix. Na coluna vertebral podem observar-se cinco regiões: Região dorsal (12 vértebras) Região lombar (5 vértebras) Sacro (5 vértebras soldadas) Cóccix (4 vértebras soldadas)

Caixa torácica Costelas verdadeiras (7) Esterno Costelas falsas (3) Vértebras dorsais Costelas flutuantes (2)

Esqueleto apendicular Inclui os membros superiores, os membros inferiores e os ossos que fazem a ligação dos membros ao esqueleto axial. Membros superiores Membros inferiores

Membros superiores Mão Compreende 4 regiões: Cintura escapular Braço Clavícula Cintura escapular Braço Escápula Úmero Antebraço Ulna Carpo (8 ossos) Rádio Metacarpo (5 ossos) Mão Falanges (Dedos) Mão

Membros inferiores Constituidos por 4 regiões: Pé Anca ou cintura pélvica Ilíaco Coxa Fémur Patela Perna Tíbia Tarso (7 ossos) Fíbula Metatarso (5 ossos) Falanges (2 ossos no dedo grande e 3 nos outros dedos) Pé Pé

O Processo de crescimento dos ossos envolve: Crescimento em comprimento que está ligado à atividade das cartilagens de conjunção. Crescimento em espessura devido à actividade do periósteo. Reabsorção óssea na qual células da medula destrõem o osso compacto ao longo de todo o canal medular, fazendo aumentar o diâmetro deste canal.

Deformações da coluna vertebral CIFOSE (Costas arqueadas) ESCOLIOSE (desvio lateral da coluna) LORDOSE (curvatura excessiva na região lombar

Articulações As ligações entre os ossos do esqueleto que permitem a mobilidade são as articulações. Existem 3 tipos de articulações: Articulações imóveis: como os que existem entre os ossos do crânio; não permitem qualquer tipo de movimento. Articulações semimóveis: como as das vértebras entre si, permitindo movimentos pouco amplos. Articulações móveis: como as da anca, joelho e cotovelo, em que os movimentos são amplos.

Articulações Móveis Semimóveis Imóveis

Articulações As articulações são conexões habituais existentes entre os ossos. Essas articulações são revestidas de Cartilagem. O tecido cartilaginoso, é um tecido elástico e flexível que não cicatriza, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos.  Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz.

TENDÕES X LIGAMENTOS Tendões: são cordões resistentes não contráteis que inserem cada extremidade de um músculo ao osso e transmitem a força da contração muscular para o osso, gerando assim o movimento.  Ligam os músculos aos ossos. Ligamentos: são tecidos que conectam um osso a outro. Ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções. 

TENDÕES X LIGAMENTOS

Osteoporose A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas. 

Sua consequência mais grave é uma fratura óssea.  A osteoporose é uma doença silenciosa (raramente apresenta sintomas). Sua consequência mais grave é uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.   A osteoporose afeta uma em cada cinco mulheres na pós-menopausa. 

Causas da Osteoporose A diminuição dos níveis de estrogênio nas mulheres (na pós-menopausa) e de testosterona nos homens; esses hormônios ajudam a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.  Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. Uso crônico de corticóides (prednisona, decadron).  Fatores genéticos, ser fumante e ter uma dieta pobre em cálcio.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a espinha (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de 6 meses.

Diagnóstico e Prevenção O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da Densitometria Óssea (mede a quantidade de osso). A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos laticínios ). O risco de desenvolver a Osteoporose pode ser reduzido, se medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D foram proporcionados ao longo da vida.

Prevenção Exercício: Exercícios regulares podem reduzir o risco de fraturas, pois ajuda na fixação do cálcio dentro do osso. Os mais recomendados são: musculação, andar, correr, jogar tênis, dançar. Dieta: Ingerir diariamente pelo menos 1.200 miligramas de cálcio por dia e 800 UI de vitamina D3 (* a vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio). Alimentos ricos em cálcio : queijos, vegetais de folhas verdes(espinafre e couve), leite e iogurtes. 

Prevenção Hábitos: Adote hábitos saudáveis. Se você fuma, pare. Diminua também o consumo de álcool .  A absorção do cálcio, mineral essencial na composição dos ossos, pode ficar comprometida na presença da nicotina no organismo. Já o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é extremamente venenoso, pois reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio”. A diminuição dos níveis de oxigênio no organismo reduz a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis.  

Prevenção O álcool ingerido age no organismo de forma a diminuir as reservas de cálcio e, consequentemente, faz com que os ossos fiquem fragilizados.  O álcool aumenta os níveis do paratormônio, hormônio responsável  retirar cálcio do osso e jogar no sangue. A cafeína, contida nos cafés, chás e refrigerantes, pode interferir no mecanismo de absorção de cálcio. Quando a cafeína é ingerida com frequência e em grande quantidade (mais que 5 xícaras de café por dia) pode induzir a perda de cálcio pela urina.

Prevenção da Osteoporose

Atividade 1) Cite de maneira breve as duas divisões do esqueleto humano e os ossos envolvidos nessa formação. 2) Explique as funções das articulações e as diferenças entre os 3 tipos existentes. 3) O que é a osteoporose? 4) Explique a diferença entre ligamento e tendão. 5) Quais as principais causas de ocorrência da osteoporose? 6) Explique possíveis maneiras de prevenir a osteoporose.