CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
Planejamento da Campanha 2012
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2004
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Campanha da Fraternidade
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
DNJ – Dia Nacional da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Encaminhamento para o AGIR
Conselhos Missionários
fraternidade e a vida no Planeta
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
ANIMAÇÃO DA CF 2014 ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE.
REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha
Diocese de Amargosa.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Conselho Missionário Diocesano
REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
História da Pastoral da Juventude
Quarta-feira de cinzas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
Pontifícias Obras Missionárias
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Terceira Parte.
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
Conselho Missionário Diocesano
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
ORGANIZANDO E ANIMANDO AS CAMPANHAS 1. O QUE É UMA CAMPANHA  Atividade realizada com intensidade durante um certo período  Dimensões a)Educativa: tema.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
História da CF CAMPANHA DA FRATERNIDADE
DGAE Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Mapeamento Pastoral. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 15)
Transcrição da apresentação:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE DA CF A Campanha da Fraternidade, nasceu em 1961 em algumas paróquias na Diocese de Natal, Rio Grande do Norte. Em 1964 acontece a primeira Campanha da Fraternidade em âmbito nacional. Neste ano de 2011 ela já completa 47 anos existência – logo mais teremos o jubileu da CF.

A Campanha da Fraternidade é um dos maiores PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO da Igreja do Brasil. Ela acontece no tempo da quaresma e propõe a todas as Comunidades católicas a estudarem um determinado tema. São temas Sociais que afetam toda a Sociedade Brasileira. A CF além dos conteúdos e propostas de agir em torno do tema proposto a cada ano, ela realiza um gesto nacional de Solidariedade – A COLETA DA SOLIDARIEDADE. O resultado da Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos é aplicado em Projetos Sociais.

FUNDO NACIONAL E DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE DA CF Foram criados em Assembléia geral da CNBB em 1998 e colocados em prática nas dioceses e paróquias a partir de A Coleta da solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. “O resultado integral da coleta da CF de todas as celebrações do Domingo de Ramos (também do sábado), com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese: esta, por sua vez, encaminha 40% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)... (Texto Base p. 113)

O RESULTADO DA COLETA DA SOLIDARIEDADE QUE SE REALIZA NO DOMINGO DE RAMOS É DIVIDADO EM DUAS PARTES: 60% da coleta permanece na diocese – FDS – São 266 Dioceses ou Prelazias. 40% da coleta é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, conforme está escrito no Texto Base.

DOZE ANOS DE FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE – Balanço Geral Nos doze anos de existência, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) recebeu R$ ,068,00 (Mais de Quarenta e dois milhões de Reais) e já apoiou projetos sociais em todo o País.

ANO TEMA DA CAMPANHA COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE (em Reais) Nº de Projetos apoiados no Fundo Nacional Valor Total da Coleta Valor destinado aos Fundos Diocesanos (60%) Valor destinado ao Fundo Nacional (40%) 1999 A Fraternidade e os Desempregados , , ,30104 *2000 Ecumênica: Novo Milênio sem Exclusão , , , Vidas Sim, Drogas Não! , , , Fraternidades e Povos Indígenas , , , Fraternidade e Pessoas Idosas , , , Fraternidade e Água , , ,80180 *2005 Ecumên: Felizes os que promovem a Paz , , , Fraternidade e Pessoas com Deficiência , , , Fraternidade e Amazônia , , , Fraternidade e Defesa da Vida , , , Fraternidade e Segurança Pública , , ,41155 *2010 Ecumênica: Economia e Vida , , ,13197 TOTAL , , ,

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE (60% da coleta) – Estima-se que os Fundos Diocesanos de Solidariedade, (nas 266 Dioceses e Prelazias) nestes 12 anos de existência, apoiaram mais de projetos locais. Contribuição da Arquidiocese de Brasília para o Fundo Nacional de Solidariedade FNS (40% da coleta da CF ) e 60% que permaneceu na Arquidiocese de Brasília. ANO40% DA COLETA ENVIADOS AO FNS 60% DA COLETA QUE PERMANECEU NA ARQUIDIOCESE TOTAL DA COLETA DA CF NA ARQUIDIOCESE , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,50

O que foi enviado ao FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE PELA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Na Arquidiocese de Brasília – Os 60% que permaneceram (FDS) em 2006 foram aplicados em obras tais como: rampas, escadas adequadas para deficientes e para encaminhamentos do XVI Congresso Eucarístico. Em 2007 – foi aplicado integralmente para a Missão Igreja Irmã de Roraima. Em 2008, 2009 e 2010 foi aplicado em atividades do XVI Congresso Eucarístico.

PREPARAÇÃO PARA A CF 2011 – FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA SUGESTÕES/PROPOSTAS PARA ANIMAR A COLETA DA SOLIDARIEDADE NA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA NO DOMINGO DE RAMOS 17 DE ABRIL

Compreender que a COLETA DA SOLIDARIEDADE é parte integrante da Campanha da Fraternidade. É um gesto nacional de SOLIDARIEDADE, das comunidades católicas, feito em todo o Brasil, no Domingo de Ramos (17/4/11). Distribuição dos envelopes: uma semana de antecedência. Mesmo que não tenha envelopes, não tem problemas, pois toda a coleta do dia é da CF. A Equipe de Liturgia pode ser criativa e dar um destaque especial para esta coleta da solidariedade. Para o Padre, Diácono que preside a celebração da Eucaristia ou da Palavra – no momento das ofertas – fazer uma boa motivação para a coleta da Campanha da Fraternidade: destacar o sentido da partilha, que será direcionada à projetos sociais comunitários relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade.

Todas as coletas das celebrações do Domingo de Ramos são da Campanha da Fraternidade. Enviar para a Cúria da Arquidiocese. Nas celebrações do Domingo de Páscoa, divulgar o resultado das coletas feitas no Domingo de Ramos – Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade. Para quem não pode ir à comunidade, no Domingo de Ramos, a contribuição solidária poderá ser feita durante o ano todo na conta específica da Campanha da Fraternidade: Cx. Ec. Federal, Agência 2220 – Conta Corrente 9-0 – Oper. 003 Pensar estratégias para envolver as Escolas Católicas que se localizam na área geográfica da Paróquia para realizarem a CF e a Coleta da Solidariedade. A coleta da Escola poderá ser somada com as coletas da Paróquia.

Os catequistas podem desenvolver, com muita criatividade, o tema da CF, bem como organizar pequenas poupanças com os catequizandos e transformá-las em coleta da solidariedade no conjunto da Paróquia. Resultado da coleta: com os 40% da coleta, enviados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB e os 60% que permanecem na Arquidiocese, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), serão apoiados projetos sociais relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade. Outras Sugestões, propostas A partir do encontro de formação do dia de hoje, poderemos organizar um planejamento para que todas as famílias e pessoas das comunidades possam ser envolvidas com o tema da Campanha da Fraternidade

“O Povo das Comunidades é solidário!” O desafio para os Párocos, Diáconos, Equipes de Liturgia, Catequistas, Movimentos Eclesiais, Grupos de Jovens, Pastorais,.... é organizar a solidariedade.