Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

FASE - Conv. 060/2007 SEAGRI SUAF
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Secretário Nacional de Juventude
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
CIRCUITO DE COMERCIALIZAÇÃO DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA.
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Plano Estratégico Regional de Turismo
Familiar e Comunitária
Cidadania Indicadores da.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
Encontro Regional Norte
“Contra a fome e a violência sexista”
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
EDUCADORES AMBIENTAIS
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
CENÁRIO POLÍTICO NA ÁREA AMBIENTAL ATIVIDADES 2015 Consolidação da Frente Parlamentar Ambientalista com atividades permanentes e ampliação do numero de.
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
10º Congresso da Rede Unida
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Capacitação em Atenção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas para Municípios Baianos – 2015/ 2016 Setembro 2015.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Selo Combustível Social. PNPB e SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL  POLOS DE BIODIESEL.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO COEP NACIONAL Rio de Janeiro - RJ Junho 2011.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA 1.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)

III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA (III ENA) Durante 4 dias serão realizadas plenárias, oficinas e grupos de trabalho para intercâmbio e troca de experiências entre agricultores e agricultoras familiares e demais envolvidos nas práticas e conhecimentos agroecológicos e para debates sobre as estratégias de ampliação de escala das experiências agroecológicas nos territórios, além da realização da Feira de Saberes e Sabores.

III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA (III ENA) Univasf – Universidade do Vale do São Francisco Juazeiro, Bahia 16 a 19 de maio/ 2014

PÚBLICO ESPERADO - Técnicos/ Pesquisadores; - Gestores Públicos; - Estudantes - Consumidores - Outros - Técnicas/ Pesquisadoras; - Gestoras Públicas; - Estudantes - Consumidoras - Outras PESSOAS Convite à Presidência da República, Ministras e Ministros, Secretárias e Secretários de Estado

COMISSÃO ORGANIZADORA DO III ENA: Rede de Grupos de Agroecologia Articulação Baiana de Agroecologia Articulação Capixaba de Agroecologia Articulação de Agroecologia do RJ Articulação Mineira de Agroecologia Articulação Paulista de Agroecologia

I ENA Rio de Janeiro participantes II ENA Recife/ PE participantes Encontro de Diálogos e Convergências Salvador/ BA participantes III ENA Expectativa de participantes EVENTOS ANTECEDENTES

OBJETIVOS DO III ENA EIXOS ORIENTADORES Posse da terra/ Direitos territoriais Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Saúde Economia e trabalho Mercados Identidade e cidadania Socio- organização (mulheres e jovens) Conflitos Proteção, manejo e conservação dos recursos naturais Políticas Públicas Evidenciar as experiências agroecológicas e suas/seus protagonistas, nos diferentes contextos socioambientais e políticos do país.

TEMAS EM EVIDÊNCIA Pergunta norteadora do III ENA: Debate sobre Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) e outras políticas públicas – Ano Internacional da Agricultura Familiar - ONU

LEMA DO ENCONTRO

PROPOSTA METODOLÓGICA Território Estratégias de Comunicação com a Sociedade SOCIEDADE Experiências Agroecológicas Comunicação no território Comunicação com a sociedade Comunicação entre territórios

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

Caravanas Agroecológicas Territoriais Zona da Mata de MG – 21 a 25 de maio - Chapada do Apodi (Rio Grande do Norte e Ceará) - 23 a 26 de outubro - - Santarém (PA) – 22 a 25 de outubro - Sudoeste do Mato Grosso 29/10 a 01/11 - Bico do Papagaio (Tocantins) – 08 a 11/11 - São Paulo – 08 a 10/11 - Circuito de Comercialização - Sul (RS, SC e PR) - 18 a 21 de novembro - Região Metropolitana do Rio de Janeiro – 19 a 21 de novembro

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Seminário Mulheres Rumo ao III ENA Curitiba, 20 a 22 de Novembro de 2013 Oficina Nacional de Comunicação Preparatória ao III ENA Juazeiro, 22 a 24 de Setembro de 2013

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS Mapa de Conflitos Ambientais e Saúde ( Agroecologia em rede COMUNICAÇÃO Site da ANA ( Facebook da ANA (aproxim seguidores) Site e Facebook das redes parceiras Curta Agroecologia (documentários em vídeo) Ensaios fotográficos Sistematizações (rádio, boletins, cadernos etc) INSTRUMENTOS DE DIFUSÃO Cartaz de divulgação da Caravana do Sul

Deslocamento dos participantes até Juazeiro Deslocamento em Juazeiro e Petrolina Hospedagem Infra-estrutura Produção de Banners, painéis, cartazes. Alimentação agroecológica Feira de Saberes e Sabores Atividades culturais Transmissão ao vivo via internet Produção dos anais Legendagem Curta Agroecologia Cobertura fotográfica e em vídeo Apoio à secretaria executiva da ANA (três profissionais dedicados ao encontro – produção e pós-produção) DEMANDAS DE APOIO:

Secretaria Executiva da Articulação Nacional de Agroecologia Denis Monteiro / CONTATOS