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PublicouCecília Horta Alterado mais de 10 anos atrás
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sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
OBJETIVO GERAL Despertar, estimular e potencializar o protagonismo da juventude, em especial, em torno da cidadania e, mais especificamente, da política pública dirigida à juventude. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar e atrair a participação dos jovens no Fórum Paulista de Erradicação do Trabalho Infantil e na Câmara Temática da Juventude; Produzir elementos que possam subsidiar as ações e a elaboração de políticas públicas em torno da questão da Proteção do trabalho da juventude; Produzir documento com propostas de políticas públicas de juventude a ser apresentado e compromissado pelas candidaturas ao executivo e legislativo e, assim, incidir no processo de debate público inerente à eleição municipal deste ano. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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Data ( a ser pactuada): 15 de setembro (sábado) Local: sugestões são bem vindas (Sinthoresp disponibilizou auditório com capacidade para 600 pessoas). Público-alvo Jovens de 14 a 29 anos, em geral, estudantes, aprendizes, trabalhadores e que integram ou participam ou não de organizações, entidades e órgãos públicos que desenvolvem ações voltadas aos temas do seminário e do Fórum. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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PROPOSTA DE METODOLOGIA O seminário se compõe de duas etapas articuladas: Mobilização ativa Reuniões de base (roda de conversas, encontros, oficinas etc.) nas entidades, instituições etc. com o objetivo de mobilização, articulação e levantamento de temas a serem abordados no Seminário; Seminário: Dia do evento; encontro com programação. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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Programação Recepção: credenciamento, café com atividades culturais; Plenária inicial: Abertura e apresentação da dinâmica; Oficinas, word café; Almoço Momento/Espaço Lúdico: Pretende-se propiciar espaço para apresentações artísticas com os jovens das entidades envolvidas; Apresentação/sistematização das discussões dos grupos de word café; Pactuação/aprovação dos compromissos aprovados para a elaboração do manifesto/termo público de compromisso. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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CRONOGRAMA Abril Piloto UNIBES Maio Aprovação da proposta do evento no Fórum Maio Levantamento das Instituições que farão a sondagem dos temas Maio a 20 de Junho Encontros e reuniões com jovens nas entidades. Notificar data, local e responsável pelo Julho Sistematização dos temas para o seminário Julho Produção do evento (estrutura, local, orçamentos e ajustes etc.) Agosto Mobilização, divulgação, convites e cartazes Setembro Seminário dia 15 de setembro CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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EXPERIÊNCIA PILOTO DA UNIBES (23/04/2012) Público participante Curso profissionalizante: 1 sala com 30 alunos de período integral (obs: futuros aprendizes no segundo semestre); Aprendizes: 1 sala com 15 jovens que já trabalham como aprendizes 4 dias na semana (6 horas diárias) e frequentam a UNIBES 1 dia na semana. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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ROTEIRO UTILIZADO 1 – Contextualização: apresentação do Fórum e da Câmara da Juventude; 2 – Objetivos do evento: protagonismo juvenil e participação no Fórum e Câmaras. 3– Apresentação da proposta do evento: dinâmica e o produto a ser elaborado a partir das discussões (manifesto/termo/carta). 4 – Discussão: questão proposta e captação dos possíveis temas ao seminário. Tempo utilizado: aproximadamente 1 hora. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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RESULTADO Temas propostos: Oportunidades para o jovem aprendiz ingressar numa faculdade (melhorar a pontuação do Enem); Aprendizagem e Estágio: o que é melhor? Continuidade da carreira: capacitação continuada; Direitos do Jovem Aprendiz: horário, remuneração etc. CÂMARA TEMÁTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO ADOLESCENTE E DO JOVEM TRABALHADOR
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