Ovos: Formação, constituição e funções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo Programático Embriologia
Advertisements

Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas
DESENVOLVIMENTO DOS ANFÍBIOS.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
FERTILIZAÇÃO FECUNDAÇÃO, FERTILIZAÇÃO E CONCEPÇÃO
Embriologia.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
Embriologia.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Reptilia.
Colégio INEDI Biologia
Sistema reprodutor masculino
A Reprodução.
EMBRIOLOGIA.
Vitaminas Fonte de energia.
Embriologia.
Anexos embrionários dos mamíferos
Filo Chordata (Cordados)
Anexos Embrionários.
Transmissão de vida no Homem
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Desenvolvimento Embrionário Embriogênese Humana
Professora: Rosana Moraes
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Alimentação - Parte I Julia 23 de outubro de 2011.
Prof.: Alessandra Casimiro
Reprodução humana.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Miologia.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Uma Viagem maravilhosa!
A REPRODUÇÃO HUMANA.
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
O que é gametogênese?.
Ovos Ovos de aves domésticas, usados na alimentação humana: galinha, codorna, pata, ganso fêmea. Ovo pode ser fecundado ou não fecundado: ovo fecundado.
Conteúdo Programático Embriologia
Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana
Disciplina de Biologia, Histologia e Embriologia Profa Dra Eleonora Picoli 2014.
Sistema Cardiovascular
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Transmissão da vida.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
Inspeção de Ovos Fabiana Leôncio Garro Médica Veterinária
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
Professora: Andréa Matta Ristow
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Reprodutor.
Anexos embrionários Mamíferos.
Obstetrícia Veterinária
Ciências Naturais – 9.o ano
Desenvolvimento Embrionário E Gestação
Reprodução e Gametogênese
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
OVOS DE AVES.
Transcrição da apresentação:

Ovos: Formação, constituição e funções Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina Curso de Medicina Veterinária Ovos: Formação, constituição e funções Disciplina: Criação e Exploração de Aves Prof. Msc. Alício José Corbucci Moreira

Objetivo Conhecer as estruturas envolvidas na formação do ovo, seus principais constituintes e o desenvolvimento embrionário.

Função do Ovo Exerce papel essencial no desenvolvimento embrionário de uma ave, o ovo tem função de proteção e de nutrição do embrião no seu interior. A casca do ovo serve como barreira primária às injúrias físicas e invasão de microorganismos. Os demais componentes presentes no ovo, gema e clara (albúmen) servem como segunda frente de proteção, e principalmente nutritivas e biológicas.

Composição do Ovo Um ovo consiste em aproximadamente 63% de albúmen, 27,5% de gema e 9,5% de casca. Os principais componentes são: água (75%), proteínas (12%), lipídeos (12%), além dos carboidratos, minerais e vitaminas. Um ovo grande contém aproximadamente 74 kg/cal, 6 g de proteínas, 4,5 g de gorduras totais e 212 mg de colesterol. Fonte da tabela: Folha online.

Composição do Ovo O conceito de qualidade de proteína está atrelado ao valor biológico (VB). O VB do ovo correspondendo a 93,7%, a mais alta entre as fontes de proteína disponíveis. Corresponde a digestibilidade e capacidade de absorção. Fonte da tabela: SARCINELLI et al 2007.

Características Sensoriais do Ovo O ovo deve ser isento de odor e/ou sabor estranho => casca porosa ou danificada pode alterar as características sensorias. A deposição de pigmentos depende da alimentação das aves => relação de pigmentos carotenóides vermelho/amarelo Fonte: Imagens de domínio público

Envelhecimento do Ovo O ovo fresco apresenta pH da gema de 6,0 e da clara de 6,6. Ovos velhos perdem H2O e consequentemente reduz a produção de H+. pH sobe => perda da estrutural do ovo. Acúmulo de gases => diminui densidade Fonte: Imagem de domínio público

Formação dos Ovos Fonte: Imagem de domínio público

Estrutura do Ovo (Papel do Ovário) No ovário ocorre a formação da gema, através da incorporação ao citoplasma do oócito de nutrientes, tais como minerais, proteínas e lipídios. A gema se forma em 3 fases distintas: Fase Embrionária=> Até o 14º dia de incubação; Fase de crescimento lento => Da fase embrionária até 8-10 dias antes da ovulação; Fase de crescimento rápido => Da fase de crescimento até a ovulação. Fonte: Imagem de domínio público As calazas correspondem a dois espessamentos da clara retorcidos, compostas por albumina e tem a função manter a gema suspensa protegendo das influências mecânicas (“amortecedores”).

Estrutura do Ovo (Papel do Infundíbulo) Estrutura tubular de 4 a 10 cm , de parede fina => trânsito de 15 minutos. Captar o oócito. lubrificar a mucosa para a passagem do ovo. formar as calazas. Ponto de fecundação. Estrutura do Ovo (Papel do Magno) Estrutura tubular, de parede mais espessa, com 20 a 48cm de comprimento (parte mais longa) => trânsito de 3 horas. Formação do Albúmen (clara) Adição de Mucina. Adição da maior parte dos minerais.

Estrutura do Ovo (Papel do Istimo) Tem comprimento de 4 a 12 cm => O ovo em formação percorre o istmo em cerca de 1 hora e 15 minutos. Formação da Membrana Testácea (membrana da casca do ovo constituída por ovo-queratina) Adição de proteínas ao albúmen Adição de H2O. Estrutura do Ovo (Papel do Útero) Região em forma de saco com 4 a 12 cm => permanece cerca de 20 horas. Adição H2O (dobra de peso). Adição de vitaminas Formação de uma matriz orgânica => deposição mineral (principalmente cálcio e magnésio) Secreção de porfirinas (cor da casca)

Reprodução – Fertilização dos Ovos Fonte: Imagem de domínio público

Reprodução das Aves As gônadas das aves apresentam função celular e endócrina. Função celular => ex.: capacidade de produção dos ovócitos, também conhecidos como gemas. Função endócrina => produção de hormônios. Ovo => resultado da função celular, endócrina e ambiental (fotoperiodo).

Reprodução das Aves A reprodução em aves pode ser caracterizada pela ovoviviparidade (põe ovos). Período de gestação dentro da galinha = 20 a 24 horas. Período de incubação fora da galinha = 20 dias (total = 21 dias). O ovário já está completamente formado no nascimento, com cerca de 4.000 oócitos. Fonte: Imagens de domínio público

Reprodução das Aves Testículo intracavitário => não existe termorregulação. Aves machos não possui plexo pampiniforme. Volume do ejaculado é pequeno devido à inexistência de glândulas bulbouretrais, próstata ou glândulas vesiculares. Maturidade Sexual => 5 a 9 meses. Oviduto => Infundíbulo, Magno, Istmo, Útero e Vagina.

Embrião das Aves Função da Alantóide: troca gasosa, absorção de cálcio da casca e retenção das excretas. Função do córion: proteção e troca gasosa. Função do Saco Vitelínico (gema): Nutricional => maioria dos aminoácidos e gorduras. Função do líquido amniótico: proteção e hidratação. Função da câmara de ar: Troca gasosa. Fonte: Imagem de domínio público

Fonte: Imagens de domínio público Embrião das Aves Final da 1ª semana de desenvolvimento Final da 2ª semana de desenvolvimento Fonte: Imagens de domínio público

Desenvolvimento Embrionário Fonte: Imagem de domínio público

Obrigado pela atenção! e-mail: aliciojcm@gmail.com

Referências SARCINELLI, M. F.; VENTURINI, K. S.; SILVA, L. C. Características dos ovos. Boletim técnico. 2007. Disponível em: www.agais.com/telomc/b00707_caracteristicas_ovos.pdf. Acesso em: 20/08/2015. MAZZUCO, H. Estudos da Embrapa - Ovo: alimento funcional, perfeito à saúde. s/d. Disponível em: http://file.aviculturaindustrial.com.br/Material/AI_0208Embrapa.pdf. Acesso em: 20/08/2015. BUTTOW, N. C. Embriologia das aves. s/d. Disponível em: www.dcm.uem.br/aula04avesNilza.pdf. Acesso em: 22/08/2015. SOUZA, L. A.; SIEWERDT, S. F. Aves e ovos. Pelotas: Editora da Universidade UFPEL, 2005. Disponível em: http://biblioteca.unibh.br/bibliotecavirtual/94062.pdf. Acesso em: 22/08/2015. MORAES, I. A. Reprodução nas aves domésticas. 2015. Disponível em: http://www.proac.uff.br/fisiovet/index.php?option=com_content&task=view&id=188&It. Acesso em: 22/08/2015.