O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
“Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Conservação e desenvolvimento sustentável
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Direito humano a alimentação adequada
Gestão Ambiental Aplicada
O Que é Meio Ambiente??.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Logística Reversa Impactos ecológicos.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Direitos das Minorias © 2013
A MORAL DA PARCIALIDADE
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Profª: Cristiane M. Zanini
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
GLOBALIZAÇÃO – RISCOS E INCERTEZAS
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Desenvolvimento sustentavel
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento sustentável
Ciências Naturais 9.º ano
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Natureza e Tecnologia.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Sustentabilidade: a natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

6. 1 O desenvolvimento sustentável 6 6.1 O desenvolvimento sustentável 6.2 A cooperação internacional na defesa do ambiente 6.3 As medidas de desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável A atividade industrial e o modelo de crescimento económico provocaram, a nível mundial, desequilíbrios ambientais e contrastes sociais. Existe, então, a necessidade de encontrar modelos alternativos de desenvolvimento. O desenvolvimento sustentável é uma forma de desenvolvimento mais ajustada para todos os países, que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

O desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável A resiliência (na vertente ambiental) consiste na capacidade que o ambiente do Planeta tem de recuperar o seu equilíbrio após uma determinada perturbação. O seu conhecimento é fundamental para estabelecer limites aos governos.

O desenvolvimento sustentável A resiliência ambiental assume um papel fundamental já que através desta capacidade natural se poderá minorar a proliferação de ações agressivas para o ambiente. Desflorestação Poluição e destruição de recursos hídricos

O desenvolvimento sustentável A resiliência ambiental assume um papel fundamental já que através desta capacidade natural se poderá minorar a proliferação de ações agressivas para o ambiente. Destruição da camada de ozono Aumento do efeito de estufa

O ciclo do futuro Resiliência e sustentabilidade

O equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia É fundamental encontrar o equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e económicas, essenciais ao desenvolvimento sustentável do Planeta.

As políticas de gestão ambiental As políticas de gestão ambiental são essenciais para a promoção do desenvolvimento sustentável. Explica o que é a Rede Natura 2000.

A cooperação internacional na defesa do ambiente Nas últimas décadas, as Nações Unidas têm promovido um conjunto de cimeiras de implementação de acordos internacionais que visam a cooperação internacional na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. — Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (1972) — Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1983 a 1986) — Conferência das Partes (Quioto, 1997) — Cimeira do Rio 92 (1992) — Cimeira do Milénio (Nova Iorque, 2000) — Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, 2002) — Conferência de Bali (Indonésia, 2007) — Conferência de Copenhaga (2009) — Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (RIO 20) — Conferência do Clima da ONU (Durban, 2011)

As ONG ambientais e o papel das Nações Unidas na preservação do ambiente O modelo de desenvolvimento sustentável implica promover a melhoria do nível de vida das populações de forma equilibrada e sem agredir o ambiente. As Nações Unidas têm procurado sensibilizar a comunidade internacional para o equilíbrio entre estas duas perspetivas através de cimeiras e conferências. A inclusão da preservação ambiental nos Objetivos do Milénio foi outro contributo da ONU no sentido de colocar a problemática ambiental no centro das atenções dos governantes.

A cooperação internacional na defesa do ambiente O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) tem contribuído para melhorar as condições ambientais a partir de ações de investigação, formação e promoção das questões relacionadas com o ambiente. O papel das ONG da área ambiental tem sido igualmente importante para a sensibilização das populações do mundo inteiro.

A necessidade de preservação do património natural e cultural da Humanidade A existência de uma rede de parques e reservas naturais constitui uma medida fundamental, já que assegura a preservação do património natural e ambiental de regiões de elevado interesse. Justifica porque é que é importante preservar o património natural e cultural?

As medidas de desenvolvimento sustentável Cada um de nós, individual e coletivamente, pode e deve atuar de modo a preservar o ambiente e promover a resiliência e o desenvolvimento sustentável. A promoção e defesa da sustentabilidade do Planeta faz-se através de pequenos gestos: Reciclagem doméstica. Dia Europeu sem Carros em Lisboa. Ação da Greenpeace em Paris. Grupo parlamentar ecologista no Parlamento Europeu.

As medidas do desenvolvimento sustentável Devem ser adotadas medidas para promover o desenvolvimento sustentável e a resiliência, extensíveis a todos os domínios do Planeta onde a ação humana tem provocado danos ambientais, de forma a minimizá-los ou revertê-los. Diminuir as emissões de dióxido de carbono; Diminuir as emissões de dióxido de enxofre; Eliminar os CFC. Atmosfera

As medidas do desenvolvimento sustentável Devem ser adotadas medidas para promover o desenvolvimento sustentável e a resiliência, extensíveis a todos os domínios do Planeta onde a ação humana tem provocado danos ambientais, de forma a minimizá-los ou revertê-los. Acabar com a desflorestação; Adotar processos de ordenamento e ocupação do solo; Criar mecanismos de poupança e reciclagem; Pôr em prática a política dos «três R»; Criar parques e reservas naturais. Biosfera

As medidas do desenvolvimento sustentável Devem ser adotadas medidas para promover o desenvolvimento sustentável e a resiliência, extensíveis a todos os domínios do Planeta onde a ação humana tem provocado danos ambientais, de forma a minimizá-los ou revertê-los. Iniciar tratamento de esgotos; Acabar com a utilização dos oceanos como «lixeira» do Planeta; Preservar recursos marinhos; Utilizar produtos biodegradáveis; Promover medidas para utilização dos recursos hídricos. Hidrosfera

A pegada ecológica e o desenvolvimento dos países A pegada ecológica surgiu em 1986, na sequência do Relatório Brundtland, com o objetivo de chamar a atenção para a quantidade de recursos naturais do Planeta que se consumiam para manter o modo de vida das populações.

A pegada ecológica e o desenvolvimento dos países A pegada ecológica distribui-se de forma variada pelo Mundo e inclui várias dimensões, entre elas: — A cidade e a casa onde habitamos; — Os móveis e eletrodomésticos que possuímos; — As roupas e a nossa alimentação; — Os transportes que usamos ou índices de consumo. Estas variáveis determinam que, quanto maior o grau de desenvolvimento dos países, maior será, por princípio, a sua pegada ecológica. O que é a biocapacidade positiva? E deficitária?

A pegada ecológica e o desenvolvimento dos países Identifica algumas medidas ambientais que os países desenvolvidos podem promover para reduzir a sua pegada ecológica. Atualmente, onde é que ocorrem as maiores pegadas ecológicas?

A pegada ecológica individual A melhoria das condições de vida de algumas sociedades está na base do aumento da pegada ecológica do Planeta. A pegada ecológica superou a biocapacidade da Terra em 56 %, o que significa que são necessários 1,5 anos para a Terra voltar a produzir os recursos que a Humanidade consome num único ano.

A pegada ecológica individual A redução da pegada ecológica individual deve constituir uma preocupação de todos. Faz uma lista de comportamentos passíveis de reduzir a pegada ecológica. Destes, quais conseguirás pôr em prática já?

Avalia as tuas metas... Definir desenvolvimento sustentável e resiliência. Demonstrar o papel da resiliência no desenvolvimento sustentável. Justificar a necessidade de equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia. Explicar a importância da adoção de políticas ambientais de proteção, controlo e gestão ambiental. Explicar a necessidade de aplicação dos princípios de proteção, controlo e gestão ambiental na construção de territórios sustentáveis e resilientes. Explicar a necessidade de cooperação internacional na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. Referir acordos internacionais na defesa do ambiente e reconhecer as principais medidas ambientais preconizadas nos acordos internacionais e a sua aplicação à escala mundial e em Portugal.

Avalia as tuas metas... (continuação) Identificar Organizações Não Governamentais Ambientais (ONGA), mundiais e nacionais. Justificar a necessidade de preservação do património natural e cultural da Humanidade. Identificar medidas coletivas e individuais necessárias à promoção da resiliência e à sustentabilidade ambiental. Definir pegada ecológica e relacioná-la com o grau de desenvolvimento dos países. Localizar os países com maior pegada ecológica e contextualizar a pegada ecológica nacional no conjunto de países desenvolvidos. Avaliar a pegada ecológica individual e justificar a adoção de hábitos no sentido de reduzir a pegada ecológica coletiva e individual.