Redes de Computadores Equipamentos, Topologias, Configurações Prof. Tales K. Cabral 3º Módulo Colégio da Imaculada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Profs. João Carlos e Wanderson
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
História.
Aula 05-a Redes de computadores
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Topologias de Rede.
Professor Victor Sotero
Conceitos básicos sobre redes
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Introdução ao Computador
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
TOPOLOGIA.
Redes de Computadores Aula 5
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Modelo de referência OSI
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de Computadores Equipamentos, Topologias, Configurações
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
Equipamentos de Redes Aula 1
Topologias e Classificação das RC
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Rede de Computadores ?.
Princípios de Sistemas de Informação
Técnico em Informática
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
REDE DE COMPUTADORES.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Redes de computadores.
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes e Manutenção de Computadores
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Tecnológica da rede física
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Redes e Tipos topologias de redes.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Transcrição da apresentação:

Redes de Computadores Equipamentos, Topologias, Configurações Prof. Tales K. Cabral 3º Módulo Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Curso Técnico em Informática

Slide nº 2 de 59 Redes de Computadores Definição: Formada por um conjunto de máquinas capazes de trocar informações e compartilhar recursos 1. 1 Recursos:  Dados, mensagem e gráficos;  Impressoras, fax modem;  Drivers de disco e unidades de fita...

Slide nº 3 de 59 Vantagens Redução de custos através do compartilhamento de dados e periféricos; Padronização dos aplicativos; Aquisição de dados em tempo hábil; Comunicação mais eficaz.

Slide nº 4 de 59 Tipos de Redes LAN Local Area Network; Distâncias entre os módulos processadores de poucos metros a alguns quilômetros; Conexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região; Computadores e periféricos podem estar ligados por cabo em uma área limitada --> departamento de uma empresa.

Slide nº 5 de 59 Tipos de Redes MAN Metropolitan Area Network; A distância entre os módulos processadores atinge distâncias metropolitanas; Abrangem áreas superior às LANs; Operam geralmente em velocidades superiores.

Slide nº 6 de 59 Tipos de Redes WAN Wide Area Network. Compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos; Custo de comunicação bastante elevado; Em geral, utiliza circuitos para satélites e enlace de microondas.

Slide nº 7 de 59 Redes de Computadores Ambientes típicos de redes LAN: - As redes simples; - As redes de médio porte. Softwares (Sistemas Operacionais) que gerenciam as redes: - Linux(Conectiva, RedHat, TecLinux, etc); - Windows(NT, 2000 Pro, 2003, Xp Pro, etc)

Slide nº 8 de 59 Equipamentos  Repetidores;  Placas de rede;  Hub;  Switch;  Roteadores;  Modem;  Servidor;  Cabeamento

Slide nº 9 de 59 Equipamentos Repetidores: REPETIDOR

Slide nº 10 de 59 Equipamentos Repetidores: ‒ Dispositivos de hw; ‒ Conecta 2 ou mais segmentos de uma rede local; ‒ Recebem e amplificam o sinal de um segmento, repetindo-o a outro segmento; ‒ Em uma rede Ethernet, o máximo é de 4 repetidores; ‒ Devem estar separados, no máximo, por 2,5Km; ‒ Atua no nível físico do modelo OSI.

Slide nº 11 de 59 Equipamentos Placas de rede Funções da placa de rede: - Preparação dos dados; - Endereçamento dos dados; - Controle do fluxo de dados; - Conexão com outros computadores. Equipamentos ativos hubs, switches, modems, servidores, etc.

Slide nº 12 de 59 Equipamentos Hub Possui basicamente a função de retransmitir as informações recebidas de uma estação para as demais. Pode ser utilizado como repetidor.

Slide nº 13 de 59 Equipamentos Switch Possui a função de segmentar a rede para melhorar seu desempenho, fornecendo a cada uma das suas portas uma taxa de transmissão na rede igual à do seu enlace de entrada e saída. Pode ser considerado como uma evolução do hub. Permite a troca de mensagens entre várias estações ao mesmo tempo.

Slide nº 14 de 59 HUB X SWITCH

Slide nº 15 de 59 Equipamentos Roteador É um dispositivo que não somente sabe o endereço de cada segmento, mas também pode determinar o melhor caminho para enviar dados. Possui a vantagem de segmentar grandes redes em redes pequenas. Atua nos níveis 1, 2 e 3 do modelo OSI.

Slide nº 16 de 59 Interligando Redes Corporativas

Slide nº 17 de 59 Interligando redes na Internet

Slide nº 18 de 59 Interligando redes na Internet Em outras palavras, o roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes, inclusive podendo interligar redes que possuam arquiteturas diferentes (por exemplo, conectar uma rede Token Ring a uma rede Ethernet, uma rede Ethernet a uma rede X.25).

Slide nº 19 de 59 Equipamentos Modem Modulador e Demodulador de sinal. - Transforma, por modulação (modem analógico) ou por codificação (modem digital); - Convertem os sinais do computador (digitais) em sinais de linha telefônica (analógicos); Placa de fax-modem

Slide nº 20 de 59 Equipamentos Servidor É o computador central que gerencia a rede. Servidor Clientes

Slide nº 21 de 59 Cabeamento Meios Físicos - Cabos metálicos, microondas, rádio freqüência, infra-vermelho, etc. Cabos Metálicos Meios físicos capaz de transportar informações eletromagnéticas através da rede. - Cabo coaxial; - UTP (par trançado); - Fibra Ótica.

Slide nº 22 de 59 Cabeamento

Slide nº 23 de 59 Estruturas dos cabos Estrutura do cabo coaxial: 10base2 Adaptador com conector BNC Conectores e terminadores BNC Cabo coaxial: 10base2

Slide nº 24 de 59 Estruturas dos cabos

Slide nº 25 de 59 Topologia Topologia da rede – Determina o modo de como estar organizada a rede levando em conta o servidor, o meio físico e os clientes.

Slide nº 26 de 59 Topologia Computadores conectados em uma fila ao longo de um único cabo; Consiste de um backbone ou tronco que conecta todos os computadores; Os dados sob a forma de sinal eletrônico são enviados para todos os computadores da rede; Barramento:

Slide nº 27 de 59 Topologia Anel: zConsiste em estações conectadas através de um caminho fechado; zCada computador atua como repetidor para amplificar e enviar o sinal para o seguinte;

Slide nº 28 de 59 Topologia - Estrela: zComputadores conectados por segmentos de cabo a um nó central; zTodas as mensagens passam através do nó central; zOferece recursos e gerenciamento centralizados;

Slide nº 29 de 59 Protocolos É o conjunto de regras para a troca de informações entre os equipamentos ligados em rede. Os tipos mais utilizados: - Netbeui Network Basic End User Interface. - TCP/IP Transfer Control Protocol / Internet Protocol - IPX/SPX Internet Packet Exchange / Sequence Packet Exchange

Slide nº 30 de 59 Protocolos Configurando o TCP/IP: Passos Necessários: Saber o endereço IP; Configurar a máscara; Configurar o Gateway...

Slide nº 31 de 59 Transmissão de dados Definindo Pacotes: O que é transmitido pelo meio físico e é gerado automaticamente pelo equipamento, de acordo com o tipo de protocolo em que o mesmo foi configurado. O processamento dos dados na rede pode ser: - Centralizado; - Distribuído; - Cooperativo.

Slide nº 32 de 59 Transmissão na rede

Slide nº 33 de 59 Administrando uma rede A principal tarefa do administrador de rede é fazer com que a rede funcione perfeitamente e continue dessa forma. “O mais importante a respeito de uma rede é que os integrantes de um grupo passam a ser mais eficientes e produtivos do que eram sem ela”

Slide nº 34 de 59 Administrando uma rede Quanto maior for o tempo que os usuários passarem para entender como funciona a rede, menos tempo terão para executar seu verdadeiro trabalho. Portanto tem-se como objetivo comum: –Configurar a rede de forma que os usuários não precisem saber da existência dela para aproveitar seus recursos. –Configurar de forma que os administradores não precisem se preocupar com ela.

Slide nº 35 de 59 Administrando uma rede Mas o que especificamente faz um administrador de rede? Podemos citar, entre as tantas existentes, as tarefas abaixo: –Fazer manutenção do hardware (substituição de cabos partidos; inclusão de novas impressoras e estações de trabalho; acréscimo de memória nos computadores; verificação e substituição de placas de rede defeituosas, etc).

Slide nº 36 de 59 Administrando uma rede Mas quais são especificamente as tarefas de um administrador de rede? –Fazer manutenção do software (instalação de um novo aplicativo de processamento de textos na rede; exclusão de arquivos antigos que estão apenas ocupando espaço, atualização do software gráfico, etc). –Incluir e excluir usuários da rede à medida que as pessoas entram e saem do grupo;

Slide nº 37 de 59 Administrando uma rede Mas quais são especificamente as tarefas de um administrador de rede? –Garantir a segurança da rede (evitando que os usuários leiam os registros de folha de pagamento, protegendo a rede contra vírus, impedindo que os usuários criem cópias piratas de seus aplicativos, etc.); –Fazer o backup dos arquivos regularmente (mantendo cópias de backup, você poderá recuperar um arquivo excluído acidentalmente, ou uma cópia mais antiga de um arquivo de destruído por uma queda de tensão na rede);

Slide nº 38 de 59 Administrando uma rede Mas quais são especificamente as tarefas de um administrador de rede? –Manter um registro de itens importantes (guardar a documentação do software e do hardware para fins de garantia; cadastrar números de série para inventário físico; documentar informações sobre cada estação de trabalho; justificar novas aquisições de software e hardware perante a empresa, etc); –Diagnosticar problemas (responder a perguntas de usuários e solucionar problemas).

Slide nº 39 de 59 Administrando uma rede De todas as responsabilidades, a mais difícil é a última: diagnosticar problemas. A única maneira de reduzir o período de tempo que você irá passar diagnosticando problemas na sua rede é tentar manter sob controle todos os outros aspectos do seu trabalho como supervisor de rede. Quanto mais você entender a operação da rede e for organizado em relação à rotina de manutenção e ao registro de itens importantes, melhor será o seu trabalho e o dos seus usuários.

Slide nº 40 de 59 Redes ponto-a-ponto Usada em redes pequenas; Baixo custo; Fácil implementação; Baixa segurança; Sistema simples de cabeamento;

Slide nº 41 de 59 Redes ponto-a-ponto Normalmente os micros estão num mesmo ambiente de trabalho (escritório); Não existe administrador de rede; Não existem “servidores“; A rede terá problemas ao crescer de tamanho;

Slide nº 42 de 59 Redes ponto-a-ponto Presença de apenas dois pontos de comunicação, um em cada extremidade do enlace.

Slide nº 43 de 59 Redes ponto-a-ponto Como iniciar a utilização de uma rede ponto a ponto? – Instalar um hub ou um switch; – Configurar as estações de trabalho; – Configurar o protocolo; – Configurar os clientes; – Configurar as identificações das estações; – Configurar os compartilhamentos.

Slide nº 44 de 59 Configurando a Estação de Trabalho Abra o Painel de Controle: Menu Iniciar  Configurações  Painel de Controle No Painel de Controle escolha o ícone Rede. Nessa janela devem ser configurados os seguintes componentes –Adaptadores; –Clientes; –Protocolos; –Serviços.

Slide nº 45 de 59 Abrindo o Painel de Controle Ilustração do caminho de abertura do Painel de controle.

Slide nº 46 de 59 Configurações de Rede Ilustração da Janela de Configuração da Rede.

Slide nº 47 de 59 Configurando a Identificação Escolha a guia Identificação onde devem ser informados o nome do computador e o grupo de trabalho.

Slide nº 48 de 59 Compartilhando arquivos Para que os micros instalados em rede possam acessar dados salvos nos discos rígidos dos demais, deve-se permitir o acesso a esses arquivos: Clique no Botão Compartilhamento de arquivos e impressoras...

Slide nº 49 de 59 Compartilhando arquivos Após permitir o acesso, deve-se escolher o diretório que será compartilhado: Clique com o botão direito no diretório. exemplo: No menu, selecionar a opção compartilhamento. Na janela selecione a opção compartilhado como, informe o nome do compartilhamento, o tipo de acesso, clique em aplicar e em seguida em OK.

Slide nº 50 de 59 Compartilhando arquivos A utilização de um arquivo armazenado em uma outra estação pode ser por dois modos: –Acesso direto Selecionar o diretório do computador que está listado em Ambiente de rede; –Acesso mapeado Selecionar, dentro de Ambiente de rede, o computador que contém os discos ou diretórios que se deseja mapear, clicar com o botão direito do mouse sobre o diretório e selecionar a opção Mapear unidade de rede, escolher a unidade e clicar OK.

Slide nº 51 de 59 Compartilhando Impressoras Antes de tudo, devemos permitir que a impressora seja compartilhada: Clique no menu Iniciar  Configurações  Painel de Controle. Escolha o ícone Rede: Clique no botão Compartilhamento de arquivos e impressoras...

Slide nº 52 de 59 Compartilhando Impressoras

Slide nº 53 de 59 Compartilhando Impressoras

Slide nº 54 de 59 Redes Cliente X Servidor zUsada normalmente em redes com mais de 10 micros ou redes pequenas que necessitem alto grau de segurança; zCusto maior que o de redes ponto-a-ponto; zMelhor desempenho que redes ponto-a-ponto; zMaior segurança; zA manutenção é centralizada  Administrador zExistência de servidores  micros capazes de oferecer recursos aos demais micros da rede como impressão, armazenamento de arquivos, etc.

Slide nº 55 de 59 Fazendo o Logon na rede O que é Logon? Quais os procedimentos necessários para realizar o logon?

Slide nº 56 de 59 Segurança e Problemas mais comuns Como evitar acidentes ou quebra de sigilo das informações nas empresas? Onde o servidor deve ser instalado? Como evitar ataques de vírus? O que fazer quando não aparece a tela de logon na estação de trabalho?

Slide nº 57 de 59 Segurança e Problemas mais comuns O que fazer quando o usuário não consegue realizar o logon? O que fazer quando as estações, de repente não estão encontrando o servidor?

Slide nº 58 de 59 Algumas curiosidades RJ45 to USB placa-rede-usb-realtek-mini- adaptador-rt8150l-rj45-plug-pc-_JM USB to Serial cabo-adaptador-usb-serial- conversor-rs232-palm-gps-pda-mouse-_JM Access Point roteador-wireless-d-link-524- acess-point-rede-sem-fio-54mbps-_JM RJ45 to PCMCIA oferto-carto-pcmcia-rede- encore cardbus-32-bits-_JM Adap. Rede Gigabit D-Link placa-de-rede-pci-lan-gigabit-d- link r _JM Modems Vivo UBS (esq.) PEN (dir.) _JM

Slide nº 59 de 59 Referências Bibliográficas Redes de Computadores – 4ªedição. Andrew S. Tanenbaum. Ed. Campus/ p REDES DE COMPUTADORES: FUNDAMENTOS – Alexandre Fernandes Moraes. Editora Érica/2004 – 232p Redes de Computadores – Curso Completo - Gabriel Torres Redes de Computadores: Das LANs, WANs às Redes ATM - Luiz Fernando Gomes Soares, Guido Lemos e Sérgio Colcher - 2 ed. Ver ampl Rio de Janeiro: Campus 1995 TCP/IP Internet, Protocolos e Tecnologias - Fernando Albuquerque