Objectivos Gerais da Disciplina: - Compreender a finalidade do estudo dos terrenos de construção; -Conhecer os factores que determinam o estudo dos terrenos;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CANTEIRO DE OBRA. CANTEIRO DE OBRA DEFINIÇÃO  • Áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas.
Advertisements

Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ALUNOS:RICARDO JORGE ESTEVES HENRIQUES; PATRICIA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas de custeio por obras e por processos
ESTUDO ACOMPANHADO.
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
Etapas do Projeto Melhado (1994) diz que o processo de projeto é composto por diferentes atividades ou fases e segue etapas conceitualmente progressivas,
AÇO PRONTO Métodos Construtivos Graça Célio Karla Rosana Valéria
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
A ENGENHARIA NO PROJETO
Empreendimentos de construção civil
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O porquê do Power Line Escolhemos esta tecnologia, a olhar ás pessoas que possam ter uma vida quotidiana limitada por alguma razão. Realizado por: Miguel.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSOR: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS:ANA RITA CARDOSO ; MARCO.
O Campo de Observação Processos e sub-processos tecnológicos
Solar car – “Os Chocalhos”
Tipos de Reuniões de Trabalho
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES MOLDADAS
Análise Técnica de Objectos
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Aços na Construção Civil
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
1 Contratação e Negociação Carlos Mata DEM/STM Instituto Superior Técnico, 2002.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Estratégias de actuação: Articulação curricular
TIC - Conceitos Introdutórios
PROJETO BÁSICO VISÃO DO CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TCE-RJ
Guia Rápido de Referência
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
ATELCOMA Estudo do projecto. Parte I – Uso geral de ferramentas de Internet Programas a utilizar: Programas a utilizar: Netscape Navigator Netscape Navigator.
Instrutor: Objetivos:.
Prof.º Durbalino de Carvalho
Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.
Etapas do Trabalho de Projecto
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Construção e automatização de um elevador de cozinha (três pisos)
Técnico em Edificações
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Aço na Construção Civil
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
SIDNEY FRANCHETTI Engenheiro Civil, pós graduado em:
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
Acesso ao Publicador.
PRÉ-MOLDADOS E CONCRETO CELULAR
NOSSOS CURSOS Instalador De painéis acartonado Mestre de Obras Instalador Hidráulico Residencial/Predial Instalador Hidráulico Residencial/Predial Instalador.
TreinamentoTreinamento. Subtítulo Tópico 1 Tópico 1 Tópico 2 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 5 TreinamentoTreinamento.
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Equipamentos de transporte - GRUAS
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Objectivos Gerais da Disciplina: - Compreender a finalidade do estudo dos terrenos de construção; -Conhecer os factores que determinam o estudo dos terrenos; - Conhecer elementos estruturais e não estruturais de uma obra de construção civil; - Relacionar o projecto de construção civil com a sua execução; - Compreender processos de obtenção e fabrico de materiais de construção;

Objectivos Gerais da Disciplina: -Conhecer os materiais de construção aplicados nos diversos elementos da obra; - Compreender processos e técnicas de execução dos diferentes elementos estruturais; - Conhecer disposições construtivas e regulamentares; -Analisar processos e técnicas de execução de obras; - Seleccionar técnicas, processos e materiais com vista à execução de obras de construção;

Objectivos Gerais da Disciplina: -Desenvolver a sua integração no mundo do trabalho e no meio empresarial; -Desenvolver atitudes que favoreçam a autonomia, a cooperação e o relacionamento interpessoal; - Desenvolver atitudes que integrem a segurança nos trabalhos de construção civil no seu quotidiano social e profissional; - Desenvolver o gosto pelas tecnologias da construção civil.

Preparação da Obra: 1. AS PEÇAS ESCRITAS DO CONCURSO: 1.1.Caderno de Encargos; 1.2. Memórias Descritivas e Justificativas; 1.3. Articulado ou Lista de Quantidades (MQt); 2. AS PEÇAS DESENHADAS: 2.1. Preparação e Compatibilização: -A “base”, Estrutura, Alvenarias, Mapa de vãos, Pormenorização para execução, Desenhos Gerais de Acabamentos,

Preparação da Obra: Esgotos, Redes sob Pressão, Electricidade, Gal erias Técnicas, Planta de Redes exteriores O CAD como ferramenta privilegiada de de senho; 2.3. Esquissos - uma ajuda rápida e eficaz; 2.4. O arquivo de obra e o sistema de qualidade; 2.5. Telas Finais

Outros Tipos de Preparação da Obra: 3.1. A exposição de dúvidas ao Dono de Obra 3.2. Consultas a fornecedores 3.3. Preparação de encomendas 3.4. A Internet como fonte de ajuda; 3.5. Sub- empreitadas de grande complexidade técnica. Compatibilização de desenhos dos Sub- empreiteiros