REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como evitar a repetição
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
CARTA ARGUMENTATIVA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Linguagem verbal midiática
Linguagem verbal midiática
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Dicas para apresentação em banca
Infinitivo Gerúndio Particípio
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
MPU -Prova Discursiva-
O nó de afeto.
Produção Textual.
Orientações para a dissertação
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Verbo Língua Portuguesa.
Filosofia O que é filosofia?.
Dicas para Apresentação em Banca
QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO
Vícios de linguagem São defeitos que devem ser evitados e representam desvios das normas gramaticais. São eles:
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Técnicas de Redação.
A Comunicação Escrita.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Universidade Castelo Branco - UCB
Mulheres no Discipulado
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Desafio Pré-vestibular
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo
Linguagem dissertativa
FALHAS NA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado.
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
Comunicação e Redação Empresarial
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Qualidades do texto.
Como redigir um bom texto?
O CONTEÚDO - conhecimento das relações sociais - concepção de vida e de mundo - análise critica - tomada de posição.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Texto em prosa (estruturado em parágrafos)
FICHAMENTO.
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
ESTILO DO TEXTO.
Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.
PROJETO TCC 1.
Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes.
DICAS DE REDAÇÃO E ERROS MAIS FREQUENTES. * TESE = Posicionamento, afirmação É.... Sabe-se que... Artigo + substantivo.
Transcrição da apresentação:

REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica

Linguagem forense Deve ser clara e objetiva, ou seja, concisa. Portanto deve-se evitar: REDUNDÂNCIAS: repetição desnecessária de ideias. Ex: dar de graça; surpresa indesperada, documento perfeitamente autêntico (art.369, CPC); encarar de frente; fato verídico; hemorragia sanguínea; no ano de 1989 entre outros.

CLICHÊS: frases prontas. Ex: doce lar; violência gera violência; amor bandido; silêncio sepulcral; o futuro da humanidade depende das crianças. .

AMBIGUIDADE: trechos mal estruturados que permitem dupla interpretação. Ex: Marina encontrou Ana em seu apartamento. Foi observado o acidente da ponte. O diretor poderá opor-se às alterações que prejudiquem os seus interesses, ofendam sua reputação e aumentem a sua responsabilidade. O réu saiu com Fernando para o seu restaurante.

OBSCURIDADE: é a falta de clareza, falta de objetividade de um texto por vários motivos: LINGUAGEM REBUSCADA, USO EXCESSIVO DE PALAVRAS SUBJETIVAS, PERÍODOS LONGOS, MÁ PONTUAÇÃO. Ex: Escrever é uma atividade psicomotora de cada indivíduo disposto a estabelecer com o outro uma relação extra pessoal quando deixa acessível suas introspecções sobre o mundo de diversas formas: escolha de um vocabulário exato, seguimento de uma ordem de estruturação de forma intelectual, iniciativa de publicar ideias pessoais que vêm de cada intimidade para o outro que se encontra na posição de espera. Escrita é o ato de exercer alguma coisa treinante, perseverante e posicionamento que indica inteligência de tudo.

ECO: Consiste no emprego de uma sequência de palavras terminadas com o mesmo som. Ex: O presidente felizmente reconheceu a patente. A reunião contará com a participação do chefão.

CACOFONIA: é o resultado de um mau (estranho ou chulo) som obtido pela união de sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra, e isso torna a leitura cansativa. Ex: Uma mão lava a outra. Suas ideias, como as concebo, são interessantes.

PROLIXIDADE: o texto prolixo é o contrário do texto conciso PROLIXIDADE: o texto prolixo é o contrário do texto conciso. A prolixidade consiste em se utilizarem em um texto mais palavras do que seriam necessárias para expressar uma ideia. O texto não traz informações novas. Ex: Muitos brasileiros passam fome. Eles não tem o que comer. Por isso eles catam restos nas latas de lixo. Eles não desanimam e pedem também comida para as pessoas. Eles passam muita fome.

QUEÍSMO: é o uso exagerado do pronome relativo que ou correspondentes (o qual, a qual). Ex: O garoto que voltou tarde da escola e que, por isso, apanhou, ficou de castigo, o que o deixou transtornado.

GERUNDISMO: é o uso excessivo (e inadequado do gerúndio em um texto GERUNDISMO: é o uso excessivo (e inadequado do gerúndio em um texto. Isso muitas vezes revela uma dificuldade no uso das conjunções. Ex: A alta da inflação chegou ao país, trazendo o aumento dos preços, fazendo cair o poder de compra da população, preocupando economistas e agravando a crise. Nós vamos estar retornando a ligação para estarmos agendando uma nova entrevista.