Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Orações Subordinadas Substantivas
Verbos – Prova Bimestral
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Análise Sintática: sujeito
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Gramática da Sapatilha
Sintaxe do período simples
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
SÉTIMO V.
Sujeito Tipos de Sujeito
Sujeito Sujeito.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Frase-Oração-Período
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
Profª Adriana Paula Chaves
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
Elementos da oração Funções sintácticas
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Período simples Profª Letícia
Prof.ª irlane Araújo.
Termos Essenciais da Oração
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Resumo Assuntos estudados
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase

Frase, oração e período: Frase: todo enunciado que transmite comunicação. Oração: pode ser uma frase com um núcleo verbal. A oração obrigatoriamente possui um verbo. Período: Simples: uma oração com sentido. Composto: mais de uma oração numa mesma frase. Encerra-se com uma pontuação final (. ! ?).

O Sujeito: A oração (ou período simples) se divide em sujeito e predicado. O sujeito é quem pratica ou sofre a ação, bem como é de quem se fala. Pode ser: Simples: um núcleo. Composto: dois ou mais núcleos Oculto ou implícito: identificável pela terminação do verbo (desinência). Indeterminado: alguém ou algo é o sujeito, mas não se sabe determinar quem. Sujeito inexistente: verbos empregados impessoalmente.

O Sujeito: Observe: Karina desembarcou às 19h de domingo. Na recepção do aeroporto estavam Diogo e Manoela, seus irmãos. Após um longo abraço, foram procurar um lugar para comer. - Falaram muito de você na sua ausência. - Há dois anos que saí daqui. Devem ter falado mesmo. - Já passa das duas da manhã. É melhor comermos.

O Sujeito: Sujeito simples: “Karina desembarcou” (um núcleo). Sujeito composto: “No aeroporto estavam Diogo e Manoela” (dois núcleos) Sujeito indeterminado: “Falaram muito de você na sua ausência”. (alguém foi o responsável pela ação, mas não se pode precisar quem)

O Sujeito: Outros casos de Sujeito Indeterminado: “Vive-se bem no centro de Brasília”. (Verbo Intransitivo + “se”) “Necessita-se de dinheiro urgentemente.” (Verbo Transitivo Indireto + “se”) Observação: cuidado pra não confundir com o sujeito na voz passiva sintética: - “Procura-se lateral direito para o time” (“Lateral direito é procurado” – verbo transitivo direto + “se” como pronome apassivador)

O Sujeito: Oração sem sujeito ou sujeito inexistente: “Já passa das duas da manhã.” (verbo impessoal referindo-se a tempo) Outros casos de OSS ou S. Inexistente: Havia um problema sério na empresa. (“haver” no sentido de “existir”) Faz dois meses que não te vejo. (“fazer”, “haver” e “ir” empregados no sentido de “tempo decorrido”) Era sábado, 29 de março de 2013. (verbos empregados em situações referentes a tempo) Choveu demais na tarde passada. Agora faz frio. (verbos relacionados a fenômenos da natureza: chover, trovejar etc.)

O Predicado É o que se expressa a respeito do sujeito. Na falta do sujeito, o predicado encerra o processo verbal em si mesmo. Divide-se em predicado verbal e nominal. No predicado verbal, o núcleo vai ser o verbo. No predicado nominal, o verbo será uma mera ligação entre o sujeito e o que se diz desse sujeito, ou seja, o predicativo. No predicado verbal, os verbos designarão ações ou fenômenos da natureza

O Predicado: Quando o predicado é verbal, ou seja, quando os verbos denotarem ações, o verbo poderá ser intransitivo (NÃO exige complemento, mas pode ter seu sentido “enriquecido” por uma circunstância – tempo, modo, intensidade etc.) ou transitivo (EXIGE complemento, pois ele sozinho não exprime claramente a ação. O seu complemento será chamado de “objeto”)

O Predicado: Exemplos: Os velhos truques eleitorais reaparecem. Uma criança caiu. Anteontem Lucas abriu duas caixas de bombom. Ele gosta muito de chocolate. Ensino gramática aos alunos.

O Predicado: Objeto Direto: complemento de um Verbo Transitivo Direto. (Geralmente) Vem sem preposição. Objeto Indireto: complemento de um Verbo Transitivo Indireto. Sempre vem acompanhado de preposição. Agente da passiva: é o termo que, não sendo o sujeito, pratica a ação (voz passiva) A moça foi cortejada pelo belo rapaz.

O Complemento Nominal: Como os verbos, alguns nomes exigem, pedem complemento. É um termo integrante. Vem ligado a um substantivo, adjetivo ou advérbio por preposição. “A população tinha sede de justiça.” “Ninguém teve notícias dele.” “A defesa era necessária a ambas” “Estou com vontade de viajar muito”

“As duas corridas imprevisíveis acontecerão neste domingo.” O Adjunto Adnominal: É um termo acessório, serve para “enriquecer” um substantivo presente em uma oração. “As duas corridas imprevisíveis acontecerão neste domingo.”

O Aposto: Termo que identifica, explica, desenvolve ou resume um substantivo. Mário, irmão de Joaquim, chegou de viagem. Meu pensamento é o seguinte: deveria haver mais punição para crimes políticos. Casa, carro, apartamento, tudo é pago a juros altíssimos. Meus sonhos: viajar o mundo, aprender a cozinhar e a paz mundial.

O Adjunto Adverbial: Termo que modifica ou intensifica o sentido do verbo, o adjetivo ou do próprio advérbio, atribuindo-lhe a noção de circunstância. Haroldo sempre fica meio tonto quando bebe. Antigamente as pessoas eram mais generosas. Com você eu vou mais longe. Quando acordou, o sol já estava alto.

O Vocativo: É chamado de “termo independente da oração”. Representa um chamamento, uma invocação. “Senhor, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem.” “Moço, quanto custa esse aparelho?” “Ô Joaquina, chega de barulho!” “Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?”