FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O AQUECIMENTO E OS FATORES FISIOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES 1- O FLUXO SANGUÍNEO: Em repouso, cerca de 20% do fluxo sangüíneo encontra-se localizado na musculatura,
Advertisements

ARTICULAÇÕES OU JUNTURAS
Tecido Cartilaginoso.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Articulação Temporo-Mandibular (ATM)
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Morfologia da Coluna Vertebral
FLEXIBILIDADE AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E PLANEJAMENTO DE ALONGAMENTO
O esqueleto humano.
OSTEOARTRITE Osteoartrite = artrose = osteoartrose = doença articular degenerativa “Afecção primária ou secundária, que pode ter origem na cartilagem ou.
-São regiões de junção entre :
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
O corpo em movimento.
FISIOLOGIA É o estudo da matéria viva
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Fisioterapia Dermatofuncional
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
A carne como matéria-prima
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
São aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura.
Sistema articular.
ARTROLOGIA.
ARTROLOGIA PROF. THOMAZ MARQUEZ.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Osteologia.
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Miologia.
Tecido Conjuntivo.
E.E.ABADIA FAUSTINO INÁCIO ALUNOS:Aline,Bruna,Tauane e kauê Profª.:Terezinha Galvan DISCIPLINA:BIOLOGIA TEMA:Tecido conjuntivo cartilaginoso e Tecido conjuntivo.
ARTICULAÇÕES OU JUNTURAS
Anatomia Humana.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
ESTUDO DO MOVIMENTO – MODULO 1
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Correção dever de casa º ano – Ciências Naturais Profª Nahya Paola Souza.
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO.
APARELHO LOCOMOTOR Sistema Articular Prof. Aloísio Cardoso Jr.
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO.
ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
FISIOLOGIA HUMANA ProfªMarly Unello Rosinha.
Articulação temporomandibular
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO RADIOLOGIA
Prof. Rommel P. Branquinho
Osteologia Professora: Erika Korinfsky. Osteologia Professora: Erika Korinfsky.
ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM
Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço
ARTRITE REUMATÓIDE.
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
OSSOS E ARTICULAÇÕES Disciplina: Fundamentos de diagnóstico por imagem
OSTEOLOGIA Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos.
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Sistema locomotor.
Sistema Locomotor.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
Tecido Cartilaginoso.
Sistema Esquelético Anatomia Humana Prof. Camila Papini
ASSER Disciplina: Anatomia Humana Profa Camila Papini
Profª Cássia Braghini Artrologia.
Tecido conjuntivo.
Anatomia e Fisiologia Aula 3.
ARTICULAÇÕES: -ATM -GONFOSES
Anatomia e Fisiologia I
APARELHO LOCOMOTOR - Ossos + Articulações - Músculos - movimento
Transcrição da apresentação:

FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS

CONCEITO Ortopedia – é a especialidade médica que trata das doenças que acometem as estruturas do aparelho osteomuscular.

CONCEITO Reumatologia – é o estudo de todas as afecções do sistema osteomuscular e ligamentar que não sejam necessariamente cirúrgicas, embora possam vir a sê-lo parcialmente.

REUMATISMO Conceito – é um grupo de moléstias que apresenta duplo caráter:o de atingir de preferência os elementos derivados do mesoderma e o de depender de causa ainda desconhecida

HISTÓRIA (reumatismo) Apesar de terem sido descobertas lesões no esqueleto de animais que viveram há 100 milhões de anos e no homem pré-histórico de 2 milhões de anos, nos homens de Java e Lansing de e nas múmias egípcias de 8000 aC(15,18) a história da reumatologia inicia-se com Hipócrates. Com Dióscores (40-90 a D) aparece o termo reumatismo pela primeira vez (32-34). Guilerme Ballou, considerado pai da reumatologia, foi quem primeiro delineou um classificação dos reumatismos.

EPIDEMIOLOGIA  Acomete 3 a 8% da população;  Atingi todas as etnias, idades;  As mais prevalentes são: artrose, reumatismos extra-articulares, fibromialgia e lombalgias de causas mecânicas e/ou posturais;  O sexo prevalente vai depender da doença.

REVISÃO SOBRE TIPOS DE ARTICULAÇÕES Conceito (junturas) – são dispositivos anatômicos formados por duas ou mais peças do esqueleto (osso ou cartilagem) que se mantêm em íntegra conexão graças aos elementos de contenção, fibrosos ou cartilaginosos mas conservando a propriedade de mobilização, por vezes quase aparente.

CLASSIFICAÇÃO  Fibrosas;  Cartilaginosas;  Sinoviais

CLASSIFICAÇÃO  Fibrosas – são aquelas cujas peças articulares estão fortemente unidas por uma lâmina intersticial de natureza fibrosa, o que dificulta muito seus movimentos. Ex.: Suturas do crânio

CLASSIFICAÇÃO  Cartilaginosas – são aquelas que apresentam entre as peças esqueléticas, uma lâmina cartilaginosa, de espessura variável, que serve de meio de união das mesmas. Ex.:

CLASSIFICAÇÃO  Sinoviais – são aquelas que têm por característica a presença constante de membrana sinovial. Ex.: Articulação do joelho. Outras características são: Presença de cavidade articular; Presença de cápsula fibrosa; Cartilagem articular ou de revestimento; Presença de líquido sinovial.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Inervação; o Difusão; o Pressão intra-articular; o Temperatura; o Circulação.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Inervação – exceto a cartilagem hialina, as demais estruturas de uma articulação sinovial têm inervação própria.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Difusão – as células da membrana sinovial são capazes de sintetizar citocinas, imunoglobulinas, complemento, que por sua vez interferem na homeostase local e sistêmica.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Pressão – a pressão intra-articular normal em uma articulação em repouso é negativa.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Temperatura – é sempre menor do que a temperatura corporal.

REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Circulação – o suprimento sanguíneo das articulações faz-se através dos capilares da membrana sinovial.