A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manipulação / Anatomia e Fisiologia /

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manipulação / Anatomia e Fisiologia /"— Transcrição da apresentação:

1 Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Lesões das Mãos

2 Ossos: carpianos, metacarpianos e falanges;
Artérias: radial e ulnar; Nervos: mediano, radial e ulnar;

3 Possibilidade de movimentação bastante diferenciada:
Flexão palmar e dorsal; Desvio radial (sentido do polegar); Desvio ulnar (sentido do dedo mínimo);

4 Importante mobilidade dos dedos;
Instrumento de pega e de manipulação delicada (convergência dos efeitos resultantes da mobilização dos membros, do tronco,...); Deve-se evitar o desvio ulnar (em direção ao dedo mínimo). Uso inadequado de ferramentas manuais e dispositivos acionais - dois tipos de lesões: Cortantes; Efeitos traumáticos cumulativos: Tendinite: Inflamação de um tendão que surge por meio do excesso de repetições de um mesmo movimento (L.E.R.);

5 Sensação de dormência nos dedos, mãos frias e dificuldade de realizar tarefas simples como apertar um botão. Realização de pausas frequentes no trabalho e a diversificação de movimentos realizados. Sinovite: Processo inflamatório da Membrana Sinovial; Membrana Sinovial - camada de tecido conjuntivo que tem por função básica o revestimento de estruturas como tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais. Produz líquido sinovial - lubrifica as estruturas as quais recobre. Fisioterapia e medicamentos antiinflamatórios.

6

7 Bursite: Inflamação da bolsa (ou bursa). A bursa age como uma almofada entre o músculo e o osso. Reduz a fricção entre os ossos causada pelos movimentos, e torna a articulação mais flexível. Problema comum que acontece quando uma articulação é usada em excesso. Mais comum em pessoas que estão com excesso de peso, em idosos ou em diabéticos. Dor ao redor das juntas (ombro, quadril, cotovelo e joelho); inchaço ou edema; inflamação; restrição aos movimentos articulares.

8

9 Tenossinivites: Surge do atrito excessivo do tendão que liga o músculo ao osso (inflamação do tendão). Primeiros sintomas - queixas vagas de desconforto na mão mais utilizada, peso no braço e uma dor localizada.

10 Cistos gangliônicos: Lesão benigna, cística, contendo líquido sinovial, relativamente comum, que pode se localizar adjacente aos ligamentos. Síndrome do túnel do carpo: Doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão. Muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos. Dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral.

11

12 Neurite ulnar: Se caracteriza por dor, dormência e formigamento na distribuição sensitiva do nervo ulnar. Os músculos inervados pelo nervo ulnar, podem estar atrofiados e fracos. Miosite: Miosite ou miite é uma inflamação de um músculo que pode ser de origem infecciosa, ou de origem parasitária. Artrite: É um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como conseqüência, alguns sintomas (inchaço, rigidez, dor) decorrentes de lesões articulares.

13

14 Epicondilite (cotovelo de tenista):
Inflamação dos tendões do cotovelo. Se manifesta na protuberância externa do osso do cotovelo. Ocorre sobretudo em indivíduos de 35 a 55 anos. Os mais atingidos são os que fazem esforços repetitivos, como esportistas, digitadores, jornalistas e escritores. A causa são os esforços intensos e repetidos nos músculos do antebraço, ou por tensões repetitivas na articulação do cotovelo, que acabam provocando uma degeneração.

15


Carregar ppt "Manipulação / Anatomia e Fisiologia /"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google