SISTEMA MUSCULAR PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDOS MUSCULARES.
Advertisements

MIOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS Movimento Produção de calor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Tecido Muscular Vera Vargas, 2011.
SISTEMA MUSCULAR.
Tecidos: Esquelético e Muscular
MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os.
T e c i d o M u s c u l a r Características
Sistema muscular.
Felipe Basilato Mazega Acadêmico do 2° ano de Medicina
TECIDO MUSCULAR CONTRAÇÃO: filamentos especiais de ACTINA e MIOSINA.
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
Sistema Muscular M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Identificar os Princípios da Contração Muscular
Não estudou para a prova, né!?
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Sistema Muscular.
Professora Rosana Moraes
ASPECTOS BIOMECÂNICOS DO TECIDO MUSCULAR
Sistema Muscular (miologia)
SISTEMA MUSCULAR
TECIDO MUSCULAR PROFº RIBEIRO FILHO.
SISTEMA MUSCULAR.
SISTEMA MUSCULAR.
Tecido Muscular.
Centro Universitário Candido Rondon
Aula 47 O Sistema muscular.
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Miologia.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR
TECIDO MUSCULAR Origem: _ mesodérmica Caract.: _ vascularizado _ inervado _ constituído de células alongadas (fibras musculares)
Tecido muscular Auxilio à secreção glandular
Sistema Locomotor Ossos e Músculos
TECIDO MUSCULAR.
Capítulo 6 – Tecido Muscular
SISTEMA MUSCULAR.
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre – 8º ano
TECIDO MUSCULAR.
O corpo humano sistema musculoesquelético
Sitema esquelético.
Sistema muscular PROF. VICTOR PESSOA.
O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO
Disciplina Educação Física
APARELHO LOCOMOTOR Sistema Articular Prof. Aloísio Cardoso Jr.
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
Sistema locomotor.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Sistema Locomotor.
TIPOS DE MÚSCULOS ESTRIADO CARDÍACO LISO.
Sistema Muscular parte I.
M U S C L A R S I T E M A.
ASSER Disciplina: Anatomia Humana Profa Camila Papini
Miologia.
Sistema Muscular.
MIOLOGIA SISTEMA MUSCULAR.
Tecido Muscular.
Anatomia e Fisiologia Aula 6.
Introdução ao Estudo do Sistema Muscular
Fisiologia da contração muscular
Músculo estriado esquelético Prof. Dsc: Erika Korinfsky Wanderley
Tecido Muscular.
Professor: Alison Batista
Sistema Muscular. Conceito “Músculos são estruturas individualizadas que atuam em uma ou mais articulações, e através da CONTRAÇÃO muscular proporcionam.
Histologia do Tecido Muscular
Tecido Muscular e Nervoso
Transcrição da apresentação:

SISTEMA MUSCULAR PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA I PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques

SISTEMA MUSCULAR O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. 

SISTEMA MUSCULAR TIPOS DE MÚSCULOS: Controlados pelo SNA – involuntários 1 - Músculo Liso 2 - Músculo Cardíaco Controlado pelo SNC – voluntários 3 - Músculo Estriado Esquelético .  

SISTEMA MUSCULAR O músculo está formado por duas partes: VERMELHA – VENTRE MUSCULAR BRANCA – TENDÕES Formação do ventre muscular: As proteínas de actina e miosina se Juntam formam a MIOFIBRILA; o conjunto de várias miofibrilas forma a FIBRA MUSCULAR; várias fibras musculares formam os fascículos; o conjunto de fascículos forma o VENTRE MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR FORMAÇÃO DA PARTE BRANCA – TENDÕES O ventre muscular está envolvido por uma membrana de tecido conjuntivo, (fáscia muscular) que é denominado de EPIMISIO O fascículo está envolvido por uma membrana de tecido conjuntivo que é denominado de PERIMISIO A fibra muscular está envolvido por uma membrana de tecido conjuntivo que é chamado de ENDOMISIO SEUS PROLONGAMENTOS FORMAM O TENDÃO.

SISTEMA MUSCULAR FUNÇÕES: Produção de Movimentos corporais Produção de calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. Postura e sustentação do corpo: A contração dos músculos esqueléticos, estabilização das articulações e manutenção das posições corporais.

SISTEMA ESQUELÉTICO Propriedades básicas características de todo tecido muscular: Irritabilidade: Estimulo Contratibilidade: Contração Extensibilidade: Relaxamento Elasticidade: Retorno ao seu tamanho normal

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR CLASSIFICAÇÃO DOS MUSCULOS: Quanto FORMA: Longos Curtos Planos ou chatos Curtos Planos ou chatos Alongados

SISTEMA MUSCULAR MÚSCULOS LONGOS Unipenados Bipenados

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR Quanto à origem: Bíceps, Tríceps e Quadríceps. Quanto à inserção: Bicaudado e Policaudado Exemplo de Bicaudado: m. flexor curto do hálux. Exemplo de Policaudado: m. extensor longo dos dedos

SISTEMA MUSCULAR Quanto ao número de ventres: Digástrico: apresenta dois ventres unidos por um tendão intermediário. Ex.: o próprio músculo digástrico, m. omo-hioideu. Poligástrico: apresenta mais que dois ventres unidos por fitas tendíneas. Ex.: m. reto abdominal.

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR QUANTO A LOCALIZAÇÃO Superficiais - estão localizados logo abaixo da pele e apresentam, no mínimo, uma de suas inserções na camada profunda da derme. Profundos - não apresentam inserções na camada profunda da derme

SISTEMA MUSCULAR QUANTO A FUNÇÃO Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Antagonistas: Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal.

SISTEMA MUSCULAR QUANTO A AÇÃO; Flexor – Extensor Adutor – Abdutor Rotador Interno – Rotador Externo