ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

A classe-que-vive-do-trabalho (Ricardo Antunes)
Geografia do Brasil População Brasileira.
Continuação dos aspectos do subdesenvolvimento
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Os sectores de actividade
Pesquisa de Emprego e Desemprego
PORTO ALEGRE Abril Cooperação Técnica Regional Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.
A Pirâmide Etária do Brasil
População – Crescimento e calculo estimativos.
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
População II Prof. Nobre.
População.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Os trabalhadores e o mercado de trabalho
PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA
Alessandro Ferreira dos Passos Graziela Ansiliero Luis Henrique Paiva
Macroeconomia Mercado de Trabalho Quadros = 4 Anexos = x.
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Fluxo de Trabalho – mercado
População.
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Aula 6 – O Mercado de Trabalho no Brasil
A população e o mercado de trabalho
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Os sectores de actividade
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Atualidades: População - Conceitos
A ECONOMIA URBANA.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
C. Que consequências resultam da evolução da população?
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Pesquisa de Emprego e Desemprego
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Comportamento do Consumidor
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
O trabalho e o mercado de trabalho.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
Profa. Priscilla Barreto Geografia  Teorias Demográficas  Thomas Malthus  Boom Demográfico: Progressão Aritmética (Crescimento da produção de.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Desemprego: Brasil: Pessoa empregada: Pessoa desempregada:
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.

Os negros no mercado de trabalho da RMSP O mercado de trabalho em 2014
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Desemprego: Emprego: Função, cargo ou ocupação remunerada exercida por uma pessoa. Desemprego: Situação de ociosidade involuntária de pessoas que compõem.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ETÁRIA, SEXUAL E ATIVA

ESTRUTURA ETÁRIA E SEXUAL

Base estreita Ápice largo Predomínio de adultos Base larga Países desenvolvidos Base estreita Ápice largo Predomínio de adultos Países subdesenvolvidos Base larga Ápice estreito Predomínio de jovens

BRASIL: Fase de transição Estreitamento da base - diminuição % de jovens Alargamento do ápice - significativo aumento % de velhos Grande alargamento intermediário - expressivo aumento de % de adultos RESULTAM NO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

Jovens 0 a 14 anos. Adultos 15 a 64 anos Jovens 0 a 14 anos Adultos 15 a 64 anos Idosos mais de 65 anos 0 a 19 anos 20 a 59 anos 60 anos

190.876 milhões de habitantes 0 a 19 anos 40% 20 a 59 anos 51% ATUALMENTE APROXIMADAMENTE 190.876 milhões de habitantes 0 a 19 anos 40% 20 a 59 anos 51% mais de 60 anos 9%

IMPLICAÇÕES Grande número de jovens: fortes investimentos em educação concorrência no mercado de trabalho Maioria adulta: investimentos para geração de empregos Idosos em crescimento: sobrecarga no sistema previdenciário

Projeções de idade por sexo

ESTRUTURA ATIVA

População em Idade Ativa (PIA): é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica. No Brasil, a PIA é composta por toda população com 10 ou mais anos de idade e subdivide-se em População Economicamente Ativa e a População não Economicamente Ativa.

PEA – População Economicamente Ativa População que trabalha ou procura trabalho com mais de 16 anos Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada. População Ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias). População Desocupada - aquelas pessoas que não tinham trabalho, num determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomaram alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.).

População não Economicamente Ativa (PNEA) ou População Economicamente Inativa (PEI): Crianças, idosos, inválidos, estudantes,donas-de-casa e desalentados. são as pessoas não classificadas como ocupadas ou desocupadas, ou seja, pessoas incapacitadas para o trabalho ou que desistiram de buscar trabalho ou não querem mesmo trabalhar. Inclui os incapacitados, os estudantes e as pessoas que cuidam de afazeres domésticos. Inclui também os "desalentados" - pessoas em idade ativa que já não buscam trabalho, uma vez que já o fizeram e não obtiveram sucesso. O IBGE considera desalentado aquele que está desempregado e há mais de um mês não busca emprego.

PEA Em torno de 48,5% da população, aproximadamente 52% de homens e 48% de mulheres. Em crescimento devido ao envelhecimento da população e a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. A democratização da sociedade e as crises econômicas foram fundamentais para a maior participação das mulheres. Apesar dos avanços ainda há muita discriminação contra mulheres, negros e outros no mercado de trabalho.

IBGE - Desemprego O IBGE utiliza o critério de desemprego aberto, no qual somente as pessoas que no período de referência estavam disponíveis para trabalhar e realmente procuraram trabalho são consideradas desempregadas.

Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) DIEESE: Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos População Economicamente Ativa- PEA - Corresponde à parcela da População em Idade Ativa (PIA) que está ocupada ou desempregada. Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) a definição de desemprego não se baseia exclusivamente na combinação simultânea dos três critérios - ausência de trabalho, procura e disponibilidade para trabalhar:

Taxa de Desemprego desemprego aberto: pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho nos sete últimos dias; desemprego oculto pelo trabalho precário: pessoas que realizam trabalhos precários - algum trabalho remunerado ocasional de trabalho não-remunerado em ajuda a negócios de parentes e que procuraram auto-ocupação - ou pessoas que realizam mudar de trabalho nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou que, não tendo procurado neste período, o fizeram sem êxito até 12 meses atrás; Indica a proporção da PEA que se encontra na situação de desemprego total (aberto mais oculto). A taxa de desemprego específica de determinado segmento populacional (homens, chefes de família, etc.) é a proporção da PEA desse segmento que se encontra na situação de desemprego. Taxa de Desemprego = N° de desempregados _______________________ x 100 PEA

POPULAÇÃO ATIVA E SETORES DA ECONOMIA

Primário relacionado às atividades do campo, como agricultura, pecuária e extrativismo;

Secundário compreende as atividades da Indústria e a construção civil;

Terciário referente à prestação de serviços, como comércio, bancos, educação, etc.

quaternário A partir do avanço tecnocientífico, é possível notar a presença de um novo setor além desses três: é o setor quaternário, que engloba as atividades da tecnologia de ponta da pesquisa de alto nível, robótica, etc. Isso ocorre principalmente em países desenvolvidos.

Terceiro setor Engloba atividades do quaternário, ONGs, filantropia, etc, que estão inseridas no terciário

Dados:2008

A partir dos anos de 1940: A industrialização acompanhada da modernização do campo (sobretudo pós 1950), resulta na expressiva queda da PEA do setor primário, aumento do secundário e grande crescimento do terciário. O setor terciário grande não significa necessariamente desenvolvimento, pois pode estar hipertrofiado,como é o caso do Brasil.

HIPERTROFIA OU PARASITISMO A baixa modernização do meio rural leva à concentração da PEA no setor primário dos países subdesenvolvidos. Alguns países periféricos enfrentam a chamada hipertrofia do setor terciário, em virtude da proliferação do subemprego como meio de sustento da classe marginalizada.

Trabalho informal Pessoas que trabalham em emprego sem carteira assinada, num pequeno negócio por conta própria ou vivem de bicos. Ex: camelôs, diaristas, perueiros, etc. Algo em torno da metade dos trabalhadores brasileiros vivem na informalidade.