ARTE EGIPCIA Profª Patricia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE EGIPCIA.
Advertisements

História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga:
EGITO ANTIGO Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização.
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
Arte Egípcia Ensino Médio.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Egito Antigo CRTE – Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais de Guarapuava/Pr Mª Helena G. Martins.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
EGITO ANTIGO.
RELIGIÃO.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Arte no Egito Antigo.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
MUSEU DE ANTIGUIDADES EGÍPCIAS
História.
TEMA DA AULA.
A ARTE NO EGITO.
ARTE EGÍPCIA 4000 a.C a 30 a.C.
A ARTE NO EGITO.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A arte pragmática e a arte dos deuses.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 03: Sociedade e Cultura
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
Egito.
CAPÍTULO 2 A ARTE NO EGITO.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
E G I T O “Um dom do NILO.” Heródoto clicar.
ARTE EGÍPCIA.
RELIGIÃO.
Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar.
Rituais de Morte Alunos: Lucio,Luan,Eduardo,Gustavo Santos e Mario.
Arte Egípcia.
Prof. Renato Denadai da Silva
A arte no Egito.
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
TEMA DA AULA.
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
Arte Egípcia.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Egito Antigo
Arte no Egito Antigo – Pintura.
E G I T O A N T I G O.
EGITO ANTIGO.
Pré - História Profª Patricia.
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
Arte na Mesopotâmia.
História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
Isabella Marinho dos Santos
6º ANO » UNIDADE 2 » CAPÍTULO 2
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
PP Grupo Fraternidade ARTE NO EGITO AS PIRÂMIDES DO EGITO.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Arte egípcia.
IDADE ANTIGA.
ARTE EGÍPCIA (V a.C. – I a.C.). MÁSCARA FUNERÁRIA DE TUTANKHAMON A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito.
Antigo Egito.
HISTÓRIA DA ARTE PINTURA EGÍPICA. Tocadoras de instrumentos e dançarinas.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
Transcrição da apresentação:

ARTE EGIPCIA Profª Patricia

Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses) Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado. Anúbis, por exemplo, deus da morte, era representado com cabeça de chacal num corpo de ser humano. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.

A antiga civilização egípcia caracteriza-se por grande religiosidade avanços técnicos científicos na arquitetura, na escultura, na pintura, na astronomia, na medicina, entre outros. Foram arquitetos notáveis, construíram templos, túmulos, palácios, obeliscos, avenidas, esfinges, colunas, monumentos e colunatas, usando blocos de pedras.

Templo de Ramsés

Os templos destinavam a abrigar representações de seus deuses Os templos destinavam a abrigar representações de seus deuses. Em seu interior havia estátuas de deuses e cenas de rituais funerários pintadas. Os mais famosos foram construídos por volta de 1500 a.C. (novo império), quando o Egito se tornava uma potência política e econômica. Os templos de Luxor e Karnac são os mais famosos, construídos a 650 Km ao sul do Cairo, as margens do rio Nilo, localizados no lado oriental.

Luxor

Karnac

Além dos templos, ganharam destaques os obeliscos, monumentos em forma de agulha, feitos de um único bloco de granito. A base quadrada ganha altura e termina em ponta de quatro faces. Nas faces dos obeliscos e dos templos aparecem incisões da escrita sagrada egípcia- os hieróglifos.

As esfinges eram imponentes construções As esfinges eram imponentes construções. Possuíam o rosto do faraó e o corpo de leão e eram utilizadas para decifrar enigmas.

Os egípcios construíam túmulos de várias formas: mastabas, sácaras, pirâmides e hipogeus. As mastabas são um tipo de arquitetura funerária mais antiga, construídas por volta do ano de 3000 a.C., seguidas das pirâmides em degraus, as sácaras (2700 a.C.). Foi na quarta dinastia que apareceram as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, uma das sete maravilhas do mundo antigo, localizadas na planície de Gisé.

Construídas com enormes blocos de pedras, pesando de 2 a 10 toneladas Construídas com enormes blocos de pedras, pesando de 2 a 10 toneladas.Grupos de homens arrastavam blocos de pedra calcária que vinham de Tura, próxima à atual cidade do Cairo. O granito vinha de Assuã. Astrônomos, geômetras e arquitetos da época ajudaram a planejá-las.

No interior das pirâmides há corredores, salas, passagens falsa e sempre uma cripta onde repousa o caixão real. Ao lado da cripta existem salas onde ficavam os pertences dos faraós (jóias, mobília, roupas, alimentos, tudo para uma vida melhor para o esperado retorno da alma ao corpo). As salas das pirâmides possuem belas pinturas com as mais variadas cenas .

Urnas menores onde eram guardados os órgãos do faraó. Canopes Urnas menores onde eram guardados os órgãos do faraó.

Dava-se muita importância ao cadáver- embalsamando-o com técnicas especiais, mumificando-o. Preservava-se o corpo, pois achavam que o morto teria uma nova vida após a morte. Após a mumificação, o cadáver era colocado em um sarcófago (urnas). Sarcófago: Túmulo, geralmente de pedra, onde eram colocadas as múmias.

Pinturas As pinturas egípcias, compõem templos, túmulos, palácios e obeliscos. Eles têm cores definidas: os homens têm a pele morena e as mulheres uma tez morena mais clara. A pintura da figura humana é representada na posição frontal, de perfil, ou seja, a cabeça e as pernas de perfil, os olhos e o tronco de frente, de acordo coma lei da frontalidade, seguindo também a lei da hierarquia.

Outra característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte. De acordo com esta crença, o morto era julgado no Tribunal de Osíris. O coração era pesado e, de acordo com o que havia feito em vida, receberia um julgamento. Para os bons havia uma espécie de paraíso, para os negativos, Ammut devoraria o coração.

O coração deve ser leve como uma pluma.

Escultura Os faraós acreditavam que uma imagem sua traria imortalidade a alma.Essa imortalidade devia ser garantida, embalsamando os corpos. Mas, em razão do medo de que com o tempo as múmias se desfizessem, faraós, funcionários do Estado, escribas, sacerdotes e deuses foram esculpidos sob formas monumentais. Portanto, o escultor egípcio, por meio de seus trabalhos, tinha o dever de manter viva a figura a ele encomendada. As estátuas eram feitas de pedras de granito, de bronze, de ouro, de cobre ou de madeira.

Escrita A escrita egípcia era feita em papiro- planta de cuja casca se fazem cestos, esteiras e até tangas para os menos favorecidos. Arrancando-se a casca, o papiro é transformando em folhas utilizadas para escrever. As letras do alfabeto, ou hieróglifos (escrita sagrada), formam um sistema de escrita feito por meio de imagens. Os egípcios utilizavam centenas de sinais. Um desenho podia representar uma ou mais letras ou até uma palavra.

Bibliografia Cantele Angela Anita e Cantele Bruna Reginata, Arte e Habilidade, IBEP 6º Ano. Proença Graça.História da Arte, editora ática 2002.