Gêneros textuais e modalidades discursivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
MÃE MÁ.
Tradução e Diferença Cristina Carneiro Rodrigues
MÃES MÁS.
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Coisas que aprendi com você
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem
INTELIGÊNCIA & VIDA AFETIVA.
História do livro activo
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
IDADE_ OUTONO.
O ESPELHO Uma história de Amor.
PERFUME DE MULHER, um filme para se lembrar!
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
Aprendi....
MÃE MÁ.
Mães e filhos.
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
“MÃE... MINHA CRIANÇA ” Vendo você mãezinha penso nos mistérios desta doença, Alzheimer. Quem na vida nunca passou pela saudade dos tempos de criança?
Introdução ao estudo da Literatura
Conectados pela alma.
Mães Más.
BORDADOS DA VIDA.
Desafio Pré-Vestibular
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
Eu sou Poeta.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
Sou uma Poetisa.
AULA 4 Editores de Textos.
Eu sou um poeta.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Texto figurativo Texto temático
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Eu sou um poeta.
UNIVERSO SOB ENCOMENDA
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
“Escrever é traduzir. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos para um código convencional.
De: Neusa Ferrer Te encontrar me fez tanto bem Nem podes imaginar Dizias ser tão experiente E logo me pus a sonhar!
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem...
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
O menino voltou-se para a mãe e perguntou: - Os anjos existem mesmo? Eu nunca vi nenhum. Como ela lhe afirmasse a existência deles, o pequeno disse que.
O coração é um sonhador Quando buscamos no passado as razões para a felicidade do presente, enganamos a nós mesmos. Aquilo que ficou ao longo do nosso.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
LITERATURA BRASILEIRA
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
" AUTOMÁTICO A vida sempre surpreende. Ou talvez se deva dizer que a morte surpreende a vida? Afinal, ela sempre aparece em momento inoportuno. Quando.
Soneto de fidelidade. Soneto de fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto.
Transcrição da apresentação:

Gêneros textuais e modalidades discursivas

TIPOS TEXTUAIS: O MATERIAL DE QUE SE COMPÕEM OS GÊNEROS DESCRITIVO:  Descrever é criar uma imagem, seja de um espaço, objeto ou personagem  Há neste tipo de texto o predomínio de substantivos, adjetivos e verbos de ligação Existem duas formas de descrição:  Descrição objetiva: acontece quando o que é descrito apresenta-se de forma direta, simples, concreta, como realmente é.  Descrição subjetiva: ocorre quando há emoção por parte de quem descreve.

http://www.youtube.com/watch?v=7Gxu06TPiJY

http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE

Cabelos Compridos _ Coitada da Das Dores, tão boazinha... Das Dores é isso, só isso – boazinha. Não possui outra qualidade. É feia, é desengraçada, é inteligente, é magérrima, não tem seios, nem cadeiras, nem nenhuma rotundidade posterior; é pobre de bens e de espírito; é filha daquele Joaquim da Venda, ilhéu de burrice ebúrnea – isto é, dura como o marfim. Moça que não tem por onde se lhe pegue fica sendo apenas isso – boazinha. _ Coitada da  Das Dores, tão boazinha... Só tem uma coisa a mais que as outras – cabelo. A fita da sua trança toca-lhe a barra da saia. Em compensação, suas idéias medem-se por frações de milímetro, tão curtinhas são. Cabelos compridos, idéias curtas – já o dizia Schopenhauer. A natureza pôs-lhe na cabeça um tablóide homeopático de inteligência, um grânulo de memória, uma pitada de raciocínio – e plantou a cabeleira por cima. Essa mesquinhez por dentro. Por fora ornou-lhe a asa do nariz com um grão de ervilha, que ela modestamente denomina verruga, arrebitou-lhes as ventas, rasgou-lhe  boca de dimensões comprometedoras e deu-lhe uns pés...Nossa Senhora, que pés! E tantas outras pirraças lhe fez que ao vê-la todos dizem comiserados: (Monteiro Lobato)

TIPOS TEXTUAIS: O MATERIAL DE QUE SE COMPÕEM OS GÊNEROS POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL JOÃO GOSTOSO era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. (Manuel Bandeira). NARRATIVO:  Narrar é relatar um fato, dando-lhe movimento, ação. No texto narrativo há predomínio de verbos nocionais (ação), que dão movimento, como em um filme.  Os textos narrativos podem ser simplesmente um relato, ou conter conflito e caracterizar-se como a narração propriamente dita.

http://www.youtube.com/watch?v=9qr0378vrXA

TIPOS TEXTUAIS: O MATERIAL DE QUE SE COMPÕEM OS GÊNEROS Soneto de fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure ARGUMENTATIVO:  Argumentar é defender uma ideia, persuadir o leitor sobre uma posição (tese). Nesta modalidade discursiva prevalecem palavras que transmitem uma ideia (preposições e principalmente conjunções).  O texto argumentativo pode aparecer nos mais variados gêneros textuais.

A infância e a adolescência na internet: quais serão as novas formas de adoecer? Estamos perante as primeiras gerações de crianças e jovens que crescem, utilizando quotidianamente a internet. A rede é cada vez mais utilizada para satisfazer um maior número de necessidades. À vertente de investigação e de conhecimento, soma-se ainda a vertente de consumo, publicidade, lazer e ainda de convivialidade. Esta disseminação é fomentada por ministérios da educação de diversos países, não sendo acompanhada pela correspondente necessidade de formação. Muitas ideias que nos parecem sólidas e evidentes, estão em profunda mutação. Citamos um pouco ao acaso: a ideia de autoria, uma vez que o texto está on-line a sua propriedade não é imediatamente evidente; a ideia de privacidade, pois colocar imagens ou pequenos filmes na net é quase um gesto maquinal; a ideia de amizade e de relacionamento afectivo que pode, do nada, transformar-se em algo muito intenso sem que as pessoas se conheçam a nível físico. Os desenhos animados dos mais novos existem on-line e disponibilizam pequenas actividades. As redes sociais disputam também este público mais jovem com jogos dirigidos às suas idades. Para os adolescentes, a tudo isso somam-se as já tradicionais salas de chat ou programas de troca de mensagem instantânea como os vários messenger existentes no mercado.

GÊNEROS TEXTUAIS:  Toda e qualquer forma de expressão através da linguagem constitui um gênero textual.  Por estarem inseridos na sociedade, os gêneros pressupõem uma INTERLOCUÇÃO (linguagem adequada ao diálogo: locutor e interlocutor) Quando produzimos um gênero precisamos pensar em um PROPÓSITO e em um ambiente discursivo no qual nossa mensagem será propagada.