SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DERMATOMICOSES Micologia Clínica UNISUL - Profa. Denise E. Moritz.
Advertisements

A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
PELE: A FRONTEIRA DO CORPO
Pele e Anexos Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
OS SENTIDOS.
Histologia O estudo dos tecidos.
Glândulas: sudoríparas, sebáceas e mamárias
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS.
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Professora: Roberta Fontoura
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Níveis de Organização do Corpo Humano.
Tecido Epitelial Professor Márcio Alexander
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Resumão 1º dia.
M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Fisioterapia Dermatofuncional
TEGUMENTO DOS VERTEBRADOS
TEGUMENTO.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
A PELE E O SENTIDO DO TATO
OS CINCO SENTIDOS.
Sistema Sensorial.
Colégio Maria Imaculada
Sérgio Moraes HISTOLOGIA ANIMAL
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA TEGUMENTAR.
SISTEMA TEGUMENTAR.
Histologia Tecido – conjunto de células com as mesmas funções.
Centro Universitário Candido Rondon
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Receptores Sensoriais
OS SENTIDOS.
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
QUEIMADURAS.
Secreção Epitélio Glandular.
SISTEMA TEGUMENTAR.
Tecido Epitelial de Revestimento
Prof. Carlos de Almeida Barbosa
SISTEMA TEGUMENTAR Curso:- Cuidador de Idoso
SISTEMA TEGUMENTAR PROFESSORA ANA PAULA
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
O tegumento dos animais
Histologia Professora Ana Carolina.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Profa. Rosaura Leite Rodrigues
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
Raimundo Coutinho Junior
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Tipos de Tecidos.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
Sistema Sensorial.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Sistema tugumentar (PELE)
Eliminação de produtos da atividade celular
Sistema Tegumentar.
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Estrutura e funções da pele
Sistema Tegumentar Profª: Sinara Colonetti. Em termos de superfície e peso, a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. A pele e suas estruturas.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DO CORPO HUMANO Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Escola Técnica - MÚLTIPLA

SISTEMA TEGUMENTAR Estrutura do tegumento (pele). O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: epiderme e a derme.

SISTEMA TEGUMENTAR A pele é o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si – a EPIDERME (mais externa, formada por tecido epitelial) e a DERME (mais interna, formada por tecido conjuntivo).

.                                                                     SISTEMA TEGUMENTAR A epiderme é um epitélio, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas. A camada de células mais interna, denominada epitélio germinativo, é constituída por células que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo.

SISTEMA TEGUMENTAR À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água, denominado camada queratinizada ou córnea.

Proteção: Queratina (impermeabilizante) SISTEMA TEGUMENTAR Funções Revestimento: Pelos Proteção: Queratina (impermeabilizante) Secreção: Gordura (glândulas sebáceas)

SISTEMA TEGUMENTAR Na pele desprovida de pêlo e também na que está coberta por ele, encontram-se ainda três tipos de receptores comuns: Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de calor. Corpúsculos de Paccini: captam especialmente estímulos vibráteis e táteis. A camada terminal é capaz de captar a aplicação de pressão. Discos de Merkel: de sensibilidade tátil e de pressão.  Terminações nervosas livres: sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos.  

SISTEMA TEGUMENTAR Na pele sem pêlo encontram-se, ainda, outros receptores específicos: Corpúsculos de Meissner: táteis. Estão nas saliências da pele sem pêlos (como nas partes mais altas das impressões digitais). Bulbos terminais de Krause: receptores térmicos de frio. Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lábios e dos genitais).

SISTEMA TEGUMENTAR RECEPTORES DE SUPERFÍCIE SENSAÇÃO PERCEBIDA Receptores de Krause Frio Receptores de Ruffini Calor Discos de Merkel Tato e pressão Receptores de Vater-Pacini Pressão Receptores de Meissner Tato Terminações nervosas livres Principalmente dor

SISTEMA TEGUMENTAR Nas camadas inferiores da epiderme estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele. As glândulas anexas – sudoríparas e sebáceas – encontram-se mergulhadas na derme. O suor (composto de água, sais e um pouco de uréia) é drenado pelo duto das glândulas sudoríparas, enquanto a secreção sebácea (secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pêlos) sai pelos poros de onde emergem os pêlos. A transpiração ou sudorese tem por função refrescar o corpo quando há elevação da temperatura ambiental ou quando a temperatura interna do corpo sobe, devido, por exemplo, ao aumento da atividade física.

SISTEMA TEGUMENTAR Derme A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sangúíneos e nervos. 

SISTEMA TEGUMENTAR Tecido subcutâneo Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.

SISTEMA TEGUMENTAR forma. Anexos da Pele Os anexos da pele são as unhas, os pêlos e as glândulas sudoríparas e sebáceas com seus respectivos ductos. Unhas: são estruturas achatadas, elásticas, de textura córnea, aplicadas sobre a superfície dorsal das falanges distais. Cada unha está implantada por uma porção chamada raiz em um sulco da pele; a porção exposta é denominada corpo e a extremidade distal, borda livre. A unha é firmemente aderente ao cório e exatamente moldada sobre a superfície; a parte de baixo do corpo e da raiz da unha é chamada matriz da unha porque é esta que a produz. Próximo a raiz da unha o tecido não está firmemente aderido ao tecido conjuntivo, mas apenas em contato com o mesmo; por isso esta porção da unha é esbranquiçada e chamada lúnula devido a sua forma.  

SISTEMA TEGUMENTAR Anexos da Pele Pêlos: são encontrados em quase toda superfície do corpo. Variam muito em comprimento, espessura e cor nas diferentes partes do corpo e nas várias raças humanas. Um pêlo consiste em raiz (a parte implantada na pele) e haste (a porção que se projeta)

SISTEMA TEGUMENTAR Glândulas Sudoríparas (Gl. do suor): são encontradas em quase toda a parte da pele. Consistem de um simples tubo cuja a parte profunda constitui uma bolsa esférica ou oval chamada corpo da glândula, enquanto a porção superior ou ducto atravessa a derme e a epiderme, abrindo-se na superfície da pele por uma abertura afunilada. Nas camadas superficiais da derme o ducto é retilíneo, mas nas camadas profundas o ducto é enrolado ou mesmo retorcido. São muito abundantes na palma das mãos e planta dos pés.

SISTEMA TEGUMENTAR  Glândulas Sebáceas: são órgãos glandulares pequenos e saculiformes alojados na derme, encontradas em muitas partes da pele, mas em abundância no couro cabeludo e na face. Cada glândula consiste de um simples ducto que emerge de um agrupamento ovalado ou em forma de garrafa – os alvéolos, que são em geral de dois a cinco, podendo chegar, em alguns casos, até vinte. Cada alvéolo é composto de uma membrana basal transparente contendo um certo número de células epiteliais.