FARINGE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.
Advertisements

Parede Torácica, Músculos da Respiração e Pulmões
Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.
Fonética e Fonologia do Português
Introdução aos Estudos Linguísticos
Professor: Indíara Jorge Latorraca
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO Professor: João Paulo.
Primeiros Socorros Camila Sarti
A Respiração.
MÚSCULOS CUTÂNEOS DA CABEÇA
(Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.. (Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
A Pequena e a Grande Circulação
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Juliano Vilela Dande
Aniela Improta Fonética e Fonologia Aniela Improta
A FONÉTICA ARTICULATÓRIA
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
Anatomia Macroscópica
Expressão Vocal Morfologia da voz
Professor: Bruno Aleixo Venturi
ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN
NERVO FACIAL - VII nervo facial o.a.e. nervo intermédio
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
Fisiologia Cardiorrespiratória em Pediatria
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Nariz.
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
Curso Técnico em Enfermagem
Profa. Dra. Sandra de Quadros Uzêda Gonzalez
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
Desenvolvimento da Face
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Profa. Dra. Flávia Thomaz Verechia Pereira
SISTEMA RESPIRATÓRIO - Aquisição de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono através dos pulmões; - O oxigênio é utilizado pelo metabolismo celular.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Anatomofisiologia da Orelha
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
2ª parte.
1º parte.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
FARINGE.
Anatomia do pescoço boca, nariz laringe, faringe, orelha
EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
O sistema respiratório
Respiração orgânica, externa ou pulmonar
DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
Músculos da órbita Ana Cristina Antunes.
SISTEMA DIGESTÓRIO *Conceito *Dividido em : cavidade oral faringe
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
NOÇÕES GERAIS DO CRÂNIO
NOÇÕES DE ANATOMIA DO GLOBO OCULAR, ÓRBITA E ANEXOS OCULARES
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
FONÉTICA E FONOLOGIA Introdução.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
DISCIPLINA RNM 4000 ANATOMIA DA SISTEMA DIGESTÓRIO I
ANATOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
Transcrição da apresentação:

FARINGE

OBJETIVOS : Divisões da faringe; Demonstrar a anatomia da faringe

FARINGE Tubo fibromuscular que faz parte do trato aerodigestivo alto e que se estende desde a base do crânio superiormente até a borda inferior da cartilagem cricóide, continuando pelo esôfago. A faringe é porção da anatomia que conecta o nariz e a boca, à laringe e ao esôfago. A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para a traquéia. Partes: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe Funções: encaminhamento de alimento para o tubo digestório e ar para o respiratório. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, que o conduz até a laringe. Constitui a passagem dos alimentos em direção ao esôfago.

FARINGE

FARINGE

FARINGE

NASOFARINGE Teto: osso esfenóide Inferior: palato mole Posterior: tonsila faríngea (adenóide) Lateral: óstio faríngeo da tuba auditiva (comunica a nasofaringe com o ouvido médio) Função: responsável pela passagem exclusiva de ar.

OROFARINGE Superior: palato mole Inferior: epiglote/prega glossoepiglótica – valéculas (espaço lateral entre base da língua e epiglote) Anterior: Istmo da fauce (comunicação com a cavidade oral – Istmo orofaríngeo) Lateral: Arcos ou pilares palatoglosso e palatofaríngeo/fossa tonsilar /tonsila palatina (amígdalas)

OROFARINGE O limite de divisão entre a nasofaringe e a orofaringe é o músculo palatino Orofaringe ou bucofaringe espaço da cavidade oral/bucal compreendida entre a base da língua, o palato duro e a epiglote. Ainda que a nasofaringe tenha natureza relativamente estática e seja sempre desobstruída, a orofaringe é dinâmica em termos comparativos. Isso se deve ao palato mole e à base da língua.

LARINGOFARINGE Superior: epiglote Inferior: cartilagem cricóide (borda inferior) Anterior: cartilagens aritenóide e cricóide / ádito da laringe (entrada da laringe) Posterior: corpos de C4 / C5 e C6

LARIONGOFARINGE Também chamada HIPOFARINGE A laringofaringe ou hipofaringe é a porção inferior da faringe e da anatomia do pescoço que se conecta com o esôfago. A hipofaringe tem como função facilitar a passagem de alimentos da boca para o esôfago, tem a forma de um escorregador que se espraia em volta da laringe indo em direção à entrada do esôfago posteriormente. Pode estar alargada, quando relaxada , ou estreita, quando tensa. Ela é importante para a formação da voz.

MÚSCULOS DA FARINGE Composta principalmente de uma camada de m. circular externa e uma camada de m. longitudinal interna. A circular consiste em 3 constritores, a interna (longitudinais) em palatofaríngeo, estilofaríngeo e salpingofaríngeo. Três pares de constrictores: superior, médio e inferior Dois pares de levantadores: estilofaríngeo (n. glossofaríngeo) e palatofaríngeo Estes músculos elevam a laringe e encurtam a faringe na deglutição e fonação.

MÚSCULOS DA FARINGE MÚSCULO CONSTRICTOR SUPERIOR: é o mais fraco e complexo dos músculos faríngeos. É formado por quatro feixes musculares distintos. Pterofaríngeo – mecânica velofaríngea; Pterigomandibular (bucofaríngeo) – divide o músculo bucinador da musculatura constrictora da faringe; Milofaríngeo Glossofaríngeo MÚSCULO CONSTRICTOR MÉDIO MÚSCULO CONSTRICTOR INFERIOR

MÚSCULOS DA FARINGE Estilofaríngeo: sua contração resulta na elevação da faringe e, na medida que há íntima relação entre a musculatura da faringe e a estrutura laríngea, a elevação da faringe resulta na elevação da laringe. Palatofaríngeo: depressor do palato mole Salpingofaríngeo: intimamente ligado aos músculos estilofaríngeo e palatofaríngeo. Ao contrair-se leva as paredes laterais da faringe para cima e para medial.

NERVOS FARÍNGEOS O suprimento motor e a maior parte do sensitivo deriva dos plexos faríngeos de nervos. As fibras motoras derivam do n. acessório e são transportadas pelo vago, por meio de seu ramo faríngeo, para todos os músculos da faringe e palato mole, exceto o estilofaríngeo e o tensor do véu palatino. As fibras sensitivas do plexo derivam do glossofaríngeo.

MECANISMO VELOFARÍNGEO Varia o grau de acoplamento acústico entre as cavidades oral e nasal. Seu funcionamento inadequado pode resultar em voz anasalada (qualidade “fanhosa”) ou em incapacidade de manter a pressão de ar no interior da cavidade oral para a produção de consoantes. As consoantes surdas podem ficar sonoras, as plosivas passam a ser fricativas e as vogais apresentam nasalização.

MOVIMENTO VELOFARÍNGEO