ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXAME FÍSICO NEONATAL.
Advertisements

Assistência ao RN na Sala de Parto
RECÉM NASCIDO NORMAL.
O Recém-nascido.
ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
APGAR.
AIDPI / AIEPI / IMCI 1A SEMANA HUAP/UFF.
Síndrome de Ellis-van Creveld
Etapas do desenvolvimento
PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
Cinco indicadores das condições de vida – SAÚDE.
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
EXAME FÍSICO NA CRIANÇA
Maira Cardoso Lopes Webimagem
O nosso esqueleto.
Semiologia do Abdome israel figueiredo junior.
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato
Características do Recém nascido normal
Testes neurológicos do RN e Classificação do RN
VARIAÇÃO ROTACIONAL E TORCIONAL DOS MEMBROS INFERIORES EM CRIANÇAS
Semiologia Neonatal Cristina Marinho Christ Bergami.
Exame Físico Qualitativo
PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO
Convulsões no recém-nascido de extremo baixo peso são associadas com
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
Introdução às fraturas
CUIDADOS COM RN.
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
Assistência de enfermagem à criança com disfunção respiratória
O BEBÊ MENOR DE DOIS MESES
Morbidade Neonatal e Patologia Placentária
SÍNDROMES GENÉTICAS.
Funções Vitais Prof. MsC. Clauber Mota.
Assistência ao Recém – Nascido
TAQUIPNÉIA TRANSITÓRIA DO RECÉM-NASCIDO
Estudo de Caso Jeremias
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO RECÉM-NASCIDO EM OXIGENOTERAPIA
Apresentação:Rodolfo Squiabel Iamaguti, Túlio Bosi, Rafael Alvarez
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
Avaliação Respiratória em Pediatria e Neonatologia
Apnéia da Prematuridade
Taquipnéia Transitória do recém-nascido
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS
Conduta de Enfermagem para o RN – PARTE I
Cardiopatias Congênitas
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS
ORELHA BOCA E GARGANTA ILANA S. MARTINS.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - FETAL
Síndrome de Patau.
RN - Normal.
Cecília Helena de Siqueira Sigaud
Alexandre José Exposto
ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO
Tratamento Fisioterapêutico Neurológico Ambulatorial
PATOLOGIA NASOSINUSAL
ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO
Transcrição da apresentação:

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PROF. RENILDE CAMPOS

INTRODUÇÃO: EXAME FÍSICO DO RECÉM-NASCIDO O exame do recém-nascido deve ser realizado imediatamente ao seu nascimento, na sala de parto. Deve ser avaliada as condições gerais dos sistemas cardio-respiratório , neurológico, gastrintestinal e geniturinário . Qualquer anormalidade deverá ser comunicada aos pais ainda na sala de parto. Um exame detalhado e minucioso deverá ser feito nas primeiras 24hs de vida com o objetivo de detectar anormalidades não identificadas ao nascimento ( e.g. luxação congênita do quadril, cardiopatia congênita)

BOLETIM DE APGAR: O escore de APGAR é usado para avaliar o estado do recém-nascido no primeiro e quinto minutos de vida após o nascimento. Avalia cinco sinais clínicos gerais da criança . Cada critério recebe uma pontuação de zero a dois que somados darão o Índice de APGAR. A contagem é feita no primeiro e quinto minutos. Os componentes mais importantes são a freqüência cardíaca e respiração. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depressão do SNC e inferior a 4 depressão

Alguma flexão de extremidades Boa movimentação BOLETIM DE APGAR SINAL 1 2 FREQÜÊNCIA CARDÍACA Ausente <100 >100 RESPIRAÇÃO Irregular Choro forte TÔNUS MUSCULAR Flacidez Alguma flexão de extremidades Boa movimentação REFLEXOS (ESTÍMULO NASAL) Algum movimento Espirros COR Cianose e/ou palidez Corpo róseo e extremidades cianóticas Róseo Modificado de Apgar, 1953

Recém-nascidos (RN) O recém nascido é a classificação de todo neonato com idade de vida de 0 há 28 dias. Idade gestacional: refere-se ao tempo de nascimento do neonato em semanas. Ex: 38 semanas 3 dias Essa classificação de IG é realizada de acordo com o CAPURRO:

De acordo com o CAPURRO o neonato é classificado em: RNPT: recém nascido pré termo ( aquele nascido com menos de 37 semanas de IG) RNT: recém nascido termo ou a termo ( aquele nascido entre 38 e 40 semanas IG) RNPoT: recém nascido pós termo ( nascido após 40 semanas de IG) De acordo com o peso de nascimento: RN DE BAIXO PESO (BP) – toda criança com menos de 2.500g ao nascer . RN DE MUITO BAIXO PESO (MPB) – toda criança com menos 1.500g ao nascer. RN DE EXTREMO BAIXO PESO (EBP) - toda criança com menos de 1000 g ao nascer. RN IMATURO – toda criança com menos de 750g ao nascer.

EXAME FÍSICO DO RECÉM NASCIDO: CÉFALO PODÁLICO

OBSERVAÇÕES DA PELE: PALIDEZ SUGERE GERALMENTE A EXISTÊNCIA DE UMA ANEMIA E/OU VASOCONSTRIÇÃO PERIFÉRICA. O APARECIMENTO DE PALIDEZ EM UM HEMICORPO E VERMELHIDÃO NO LADO OPOSTO, SUGEREM ALTERAÇÃO VASOMOTORA E É CONHECIDO COMO PELE DE ARLEQUIM.

CIANOSE GENERALIZADA: GERALMENTE CAUSADA POR PROBLEMAS CÁRDIO-RESPIRATÓRIOS. LOCALIZADA: CIANOSE DE EXTREMIDADES (ACROCIANOSE) QUE PODE SER APENAS ORIGINADA POR RELATIVA HIPOTERMIA; A PERIBUCAL PODE TER SIGNIFICADO IMPORTANTE, SOBRETUDO SE ASSOCIADO A UMA PALIDEZ (POR EXEMPLO, INFECÇÃO).

ICTERÍCIA A COR AMARELADA DA PELE E MUCOSAS PODE SER CONSIDERADA ANORMAL E DEVERÁ SER ESCLARECIDA A SUA CAUSA DE ACORDO COM OS SEGUINTES FATORES: INÍCIO: ANTES DE 24 HORAS OU DEPOIS DE 7 DIAS; DURAÇÃO: MAIOR QUE UMA SEMANA EM RECÉM-NASCIDOS DE TERMO E DUAS SEMANAS NO PREMATURO.

ERITEMA TÓXICO O Eritema Tóxico Neonatal (ETN) é uma dermatopatia benigna e autolimitada que ocorre apenas no período neonatal. A erupção é caracterizada por pequenas pápulas, vesículas ou pústulas eritematosas. O ETN afeta 20% a 70% dos recém-nascidos, com grandes variações entre diferentes países e até mesmo entre regiões de um mesmo país

MILIUM SEBÁCEO CONSISTE EM PEQUENOS PONTOS BRANCO-AMARELADOS LOCALIZADOS PRINCIPALMENTE EM ASAS DE NARIZ

HEMANGIOMA CAPILAR SÃO FREQÜENTES, PRINCIPALMENTE EM FRONTE, NUCA E PÁLPEBRA SUPERIOR. DESAPARECEM EM ALGUNS MESES.

EDEMA DESAPARECE EM 24 A 48 HORAS, PODE SER MODERADO, MOLE, LOCALIZADO EM FACE AO NÍVEL DOS OLHOS E NO DORSO DE MÃOS E MEMBROS INFERIORES.

BOSSA SEROSSANGUÍNEA É UMA MASSA MOLE, MAL LIMITADA, EDEMACIADA E EQUIMÓTICA, LOCALIZANDO-SE AO NÍVEL DA APRESENTAÇÃO. ESTÁ PRESENTE SOBRE O PERIÓSTIO.

CEFALOHEMATOMA É UM HEMATOMA SUBPERIÓSTICO QUE SE DISTINGUE DA BOSSA PELO SEU REBORDO PERIFÉRICO PALPÁVEL, E PELO FATO DE NÃO ULTRAPASSAR A SUTURA. REGRESSÃO ESPONTÂNEA POR CALCIFICAÇÃO EM ALGUMAS SEMANAS. PODE SER BILATERAL OU VOLUMOSO.  

VERNIX CASEOSO Matéria gorda que cobre parcialmente a pele do feto ou da criança recém-nascida. É formada por sebo e células epiteliais descamadas e por pêlos da penugem.

MANCHAS MONGÓLICAS A mancha mongólica é o resultado de um aglomerado de melanócitos em uma área da pele de recém-nascidos, sendo mais comum em negros e asiáticos. No caso dos  brasileiros, devido à mistura de raças, a mancha mongólica é comum mesmo em nenês de pele clara, sendo mais um dado que sugere sermos na maioria geneticamente negros. Ela aparece geralmente no bumbum ou na região lombar, possue coloração marrom-acizentada ou arroxeada 

MANCHAS MONGÓLICAS

FONTANELAS DE DIMENSÕES VARIÁVEIS: ANTERIOR EM FORMA DE LOSANGO MEDE 2 CM NOS DOIS SENTIDOS (VARIAÇÃO NORMAL DE 1 A 5 CM); POSTERIOR, TRIANGULAR É DO TAMANHO DE UMA POLPA DIGITAL.

OLHOS OBSERVAR SOBRANCELHAS, CÍLIOS, MOVIMENTOS PALPEBRAIS, EDEMA, DIREÇÃO DA COMISSURA PALPEBRAL (TRANSVERSAL, OBLÍQUA E FIMOSE), AFASTAMENTO DE PÁLPEBRAS E EPICANTO. HEMORRAGIAS CONJUNTIVAIS SÃO COMUNS, MAS SÃO REABSORVIDAS SEM QUALQUER PROCEDIMENTO. SECREÇÕES PURULENTAS DEVEM SER INVESTIGADAS AS CAUSAS.

Exame ocular MICROFTALMIA MACROCÓRNEA

MIDRÍASE CATARATA MIOSE

ORELHAS  OBSERVAR FORMA, TAMANHO, SIMETRIA, IMPLANTAÇÃO E PAPILOMAS PRÉ-AURICULARES. UMA ANOMALIA DO PAVILHÃO PODE ESTAR ASSOCIADO À MALFORMAÇÃO DO TRATO URINÁRIO E ANORMALIDADE CROMOSSÔMICA. A ACUIDADE AUDITIVA PODE SER PESQUISADA ATRAVÉS DA EMISSÃO DE UM RUÍDO PRÓXIMO AO OUVIDO E OBSERVAR A RESPOSTA DO REFLEXO CÓCLEO-PALPEBRAL, QUE É O PISCAR DOS OLHOS.

NARIZ  OBSERVAR FORMA; PERMEABILIDADE DE COANAS, MEDIANTE A OCLUSÃO DA BOCA E DE CADA NARINA SEPARADAMENTE E/OU À PASSAGEM DE UMA SONDA PELAS NARINAS; E A PRESENÇA DE SECREÇÃO SEROSSANGUINOLENTA.  

BOCA  OBSERVAR A CONFORMAÇÃO DO PALATO (OGIVAL); A PRESENÇA DE FENDA PALATINA; DA FISSURA LABIAL (LÁBIO LEPORINO); O DESVIO DA COMISSURA LABIAL QUE PODE ESTAR ASSOCIADO À PARALISIA FACIAL POR TRAUMATISMO DE PARTO; HIPOPLASIA (MICROGNATIA) E POSIÇÃO DA MANDÍBULA (RETROGNATIA). VISUALIZAR A ÚVULA E AVALIAR TAMANHO DA LÍNGUA E FREIO LINGUAL.

LÁBIO LEPORINO FENDA PALATINA MICROGNATIA

PESCOÇO  PALPAR AMBAS AS CLAVÍCULAS PARA DESCARTAR A PRESENÇA DE FRATURA. EXPLORAR A MOBILIDADE E TÔNUS.  

TÓRAX UMA ASSIMETRIA PODE SER DETERMINADA POR MALFORMAÇÕES DE CORAÇÃO, PULMÕES, COLUNA OU ARCABOUÇO COSTAL. OBSERVAR O ENGURGITAMENTO DAS MAMAS E/OU PRESENÇA DE LEITE QUE PODE OCORRER EM AMBOS OS SEXOS.

PULMÕES A RESPIRAÇÃO É ABDOMINAL, QUANDO PREDOMINANTEMENTE TORÁCICA E COM RETRAÇÃO INDICA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA. A FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA MÉDIA É DE 40 MOVIMENTOS NO RN DE TERMO E ATÉ 60, NO PREMATURO. ESTERTORES ÚMIDOS LOGO APÓS O NASCIMENTO NORMALMENTE SÃO TRANSITÓRIOS E DESAPARECEM NAS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA. SUA PERSISTÊNCIA OBRIGARÁ A VERIFICAR A AUSÊNCIA DE PATOLOGIAS PULMONARES, BEM COMO DIMINUIÇÃO GLOBAL E ASSIMETRIA DO MURMÚRIO VESICULAR.

CARDIOVASCULAR A FREQÜÊNCIA CARDÍACA VARIA ENTRE 120 A 160 BATIMENTOS POR MINUTO. OS BATIMENTOS CARDÍACOS TÊM A SUA INTENSIDADE MÁXIMA AO LONGO DO BORDO ESQUERDO DO ESTERNO. A PRESENÇA DE SOPROS EM RECÉM-NASCIDOS É COMUM NOS PRIMEIROS DIAS E PODEM DESAPARECER EM ALGUNS DIAS. SE O SOPRO PERSISTIR POR ALGUMAS SEMANAS É PROVÁVEL QUE SEJA MANIFESTAÇÃO DE MALFORMAÇÃO CONGÊNITA CARDÍACA. A PALPAÇÃO DOS PULSOS FEMURAIS E RADIAIS É OBRIGATÓRIA

ABDOME IDENTIFICAR NO CORDÃO UMBILICAL DUAS ARTÉRIAS E UMA VEIA E A PRESENÇA DE SECREÇÃO FÉTIDA NA BASE DO COTO UMBILICAL, EDEMA E HIPEREMIA DE PAREDE ABDOMINAL INDICAM ONFALITE PALPAÇÃO  O FÍGADO É PALPÁVEL NORMALMENTE ATÉ DOIS CENTÍMETROS DE REBORDO COSTAL. UMA PONTA DE BAÇO PODE SER PALPÁVEL NA PRIMEIRA SEMANA. NA PRESENÇA DE AUMENTO DESTAS DUAS VÍSCERAS, A CAUSA DEVERÁ SER INVESTIGADA. OS RINS PODEM SER PALPADOS PRINCIPALMENTE O ESQUERDO. DETECTAR A PRESENÇA DE MASSAS ABDOMINAIS.

GENITÁLIA MASCULINA A PALPAÇÃO DA BOLSA ESCROTAL PERMITE VERIFICAR A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DOS TESTÍCULOS, QUE PODEM ENCONTRAR-SE TAMBÉM NOS CANAIS INGUINAIS. DENOMINA-SE CRIPTORQUIA A AUSÊNCIA DE TESTÍCULOS NA BOLSA ESCROTAL OU CANAL INGUINAL. A HIDROCELE É FREQÜENTE E A MENOS QUE SEJA COMUNICANTE, SE REABSORVERÁ COM O TEMPO. A FIMOSE É FISIOLÓGICA AO NASCIMENTO. DEVE-SE OBSERVAR A LOCALIZAÇÃO DO MEATO URINÁRIO: VENTRAL (HIPOSPÁDIA) OU DORSAL (EPISPÁDIA).

FEMININA OS PEQUENOS LÁBIOS E CLITÓRIS ESTÃO PROEMINENTES. PODE APARECER NOS PRIMEIROS DIAS UMA SECREÇÃO ESBRANQUIÇADA MAIS OU MENOS ABUNDANTE E ÀS VEZES HEMORRÁGICA.

PÉ VARO