Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 38 : Cromossomos e genes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula.
Advertisements

Núcleo e Divisão Celular
Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.
Biologia Professor Thomaz Nagel
Disciplina de Genética Humana Ingrid Hartmann
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Núcleo Vera Vargas, 2012.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
Citologia - Núcleo celular
Núcleo celular.
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Trabalho de Biologia Mitose Biologia Professor Marcelo.
Ciclo Celular  O ciclo celular compreende as transformações que decorrem desde a formação da nova célula (célula filha) até o momento em que esta mesma.
Núcleo Interfásico Cromossomos
Cromossomos Professora Ana Luiza Milhazes
Aula 12 Os cromossomos.
Mitose e Meiose.
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
CROMOSSOMOS.
DNA e RNA.
Mitose e Meiose.
Noções básicas de hereditariedade
NÚCLEO CELULAR INTERFASE
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ciclo celular Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati
Célula procarionte Célula eucarionte. Aula 11 – Núcleo interfásico: membrana nuclear nucleoplasma, cromatina e nucléolo.
DIVISÃO CELULAR.
Menu CICLO CELULAR Interfase Mitose Saber mais... Bibliografia.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Núcleo e divisão celular
Núcleo, Cromossomos e Clonagem
O núcleo celular.
CROMOSSOMOS.
CARIÓTIPO.
Divisão celular Prof. Ronney Fernandes Chagas
Professora: Alexsandra Ribeiro
Prof. Regis Romero.
ÁCIDOS NUCLÉICOS
Núcleo Celular.
Hereditariedade Prof. Óscar Sequeira.
Prof. Gabriel Cestari Vilardi
Biologia celular – divisão celular
A cromatina No núcleo das células eucarióticas em interfase, isto é, em fase de não divisão celular, existe uma estrutura fibrosa, designada por cromatina.
DIVISÃO CELULAR.
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Vera Regina Medeiros Andrade
Os cromossomos.
Estrutura e identificação do Cariótipo
Mitose: aprofundamento
Núcleo e divisão celular
DIVISÃO CELULAR Mitose
Os cromossomos.
Núcleo Interfásico.
Núcleo Celular: DNA, Cromossomo e Cromatina
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Ciclo celular Mitose e Meiose.
NÚCLEO CELULAR.
Conceitos Básicos em Genética
Núcleo e divisão celular
CARIÓTIPO.
NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES
BASE CROMOSSÔMICA DA HEREDITARIEDADE Profª Giselle Moura Messias.
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR
Transcrição da apresentação:

Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 38 : Cromossomos e genes

Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos. Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas, e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação. Durante a mitose, os cromossomos encontram-se condensados e têm o nome de cromossomos metafásicos e é a única ocasião em que se podem observar com um microscópio óptico.

Estrutura do cromossomo Todo cromossomo possui um estrangulamento, através do qual são puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula para separação das cromátides. Este estrangulamento recebe o nome de centrômero. De acordo com a posição do centrômero, os cromossomos são divididos em: A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho.

Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos de um cromossomo depois da fase S. Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. Braço curto. (4) Braço longo.

Diferentes níveis de condensação do DNA. Cadeia simples de DNA . Filamento de cromatina (DNA com histonas). Cromatina condensada em interfase com centrómeros. Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA). Cromossoma em metafase.

Números de cromossomos em diferentes espécies 2n de cromossomos Drosófila 8 Humano 46 Centeio 14 Macaco 48 Coelho 44 Rato Cobaia 16 Carneiro 54 Pássaros Cavalo 64 Caracol 24 Galo 78 Minhoca 32 Carpa 104 Porco 40 Borboleta 380 Trigo 42 Samambaia 1200

Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN): molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, e que contém a informação genética codificada. O DNA constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem. Além disso, o DNA é capaz de produzir uma cópia dele mesmo.

Cariótipo (em grego: κόμβου, lit. "nó" e τύπου, lit Cariótipo (em grego: κόμβου, lit. "nó" e τύπου, lit. "tipo") é o conjunto cromossômico ou a constante cromossômica diplóide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo).