Biologia Professor Thomaz Nagel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Aulão de Genética
Advertisements

– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Sumário Excepções às leis de Mendel: dominância incompleta, co-dominância, alelos letais e alelos múltiplos. Correcção de exercícios sobre hereditariedade.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Genética – Conceitos Básicos
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Prof. Thiago Moraes Lima
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Conceitos Fundamentais - Terminologia
Alelos Múltiplos (Polialelia)
Exercícios de Genética
GENÉTICA.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Genética Terminologia Genética pág a 606
Noções de probabilidade.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
Genética – Conceitos Básicos
Genética Básica.
Características Quantitativas
Extensões da genética Mendeliana
Outros mecanismos de herança
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Alelos múltiplos ou polialelia
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Alelos múltiplos.
Genética.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Os genes alelos múltiplos
Alelos Múltiplos ou Polialelia
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Probabilidade Alelos Múltiplos Prof. Lourenço
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Genética – Conceitos Básicos
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
Excepções às leis de Mendel: dominância incompleta
Polialelia (Alelos Múltiplos)
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Departamento de Biologia
Interação Gênica.
Resolução de exercícios!
Prof. Rafael Rosolen T Zafred
Genética Profa. Debora 2015.
Casos especiais da 1° Lei de Mendel
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Extensões Mendeliana Vera Andrade, X Aa P AAaa 100% ervilhas amarelas Parental F1 Geração F1 Amarela Verde Amarela 1ª Lei de Mendel.
Herança sem dominância, Co- Dominância, Alelos Letais e Polialelia
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
Descobertas Pós-Mendeliana. Genes Letais Talassemia (Anemia do Mediterrâneo) GenótipoFenótipo TNTNTNTN Normal TMTNTMTN Talassêmico Menor TMTMTMTM Talassêmico.
Hereditariedade.
Biologia Amanda Almeida Bacelar 02/05/16 3° Matutino.
Transcrição da apresentação:

Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel – Alelos múltiplos

Alelos múltiplos ou polialelia Como sabemos, genes alelos são os que atuam na determinação de um mesmo caráter e estão presentes nos mesmo loci (plural de lócus, do latim, local) em cromossomos homólogos. Há casos em que mais de dois tipos de alelos estão presentes na determinação de um determinado caráter na população. Apesar de poderem existir mais de dois alelos para a determinação de um determinado caráter, um indivíduo diplóide apresenta apenas um par de alelos para a determinação dessa característica, isto é, um alelo em cada lócus do cromossomo que constitui o par homólogo. São bastante frequentes os casos de alelos múltiplos tanto em animais como em vegetais, mas são clássicos os exemplos de polialelia na determinação da cor da pelagem em coelhos e na determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.

Exemplo Na determinação da pelagem em coelhos, podemos observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo Cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro Ch, representando a cor Himalaia; o quarto alelo Ca, responsável pela cor Albina. Sendo a relação de dominância → C > Cch > Ch > Ca O gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cch dominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.

Genótipo Fenótipo CC, C Cch, C Ch e C Ca Selvagem ou aguti O quadro abaixo representa as combinações entre os alelos e os fenótipos resultantes. Genótipo Fenótipo CC, C Cch, C Ch e C Ca Selvagem ou aguti CchCch, CchCh e CchCa Chinchila ChCh e Ch Ca Himalaia CaCa Albino O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila). A existência de alelos múltiplos é interessante para a espécie, pois haverá maior variabilidade genética, possibilitando mais oportunidade para adaptação ao ambiente (seleção natural).

Exemplo Se cruzarmos um coelho de pelagem aguti com recessividade para chinchila com um coelho de pelagem himalaio com recessividade para albino, qual será a probabilidade de fenótipos possíveis ? Dados Coelho 1 = C Cch Coelho 2 = Ch Ca P COELHO 01 C Cch COELHO 02 Ch C Ch Cch Ch Ca C Ca Cch Ca Resposta ¼ ou 25% C Ch = aguti ¼ ou 25% Cch Ch = chinchila ¼ ou 25% C Ca = aguti ¼ ou 25% Cch Ca = chinchila ½ ou 50% aguti ½ ou 5¨% chinchila