A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio (1483-1520).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governo do Estado do Espírito Santo
Advertisements

Dois Filósofos Pré-Socráticos
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
História da Educação A Educação Medieval.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Ética - Visão Histórica
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Colégio Batista Brasileiro
O período pré-socrático
Platão e a Teoria das Idéias
Fundamentos Filosóficos Prof. Ismar Dias de Matos
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Humanismo e individualismo
"Alegoria da Caverna" da obra A República Platão – 400 anos a. C. Se compararmos a maior parte de seu texto com.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
O teorema de Pitágoras.
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Estoicismo GT 5.
Prof. Everton da Silva Correa
Revisão para Avaliação I
Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Professores: Carla e Célio Escola EB 2/3 Professor Gonçalo Sampaio
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Platão e o mundo das Ideias
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Períodos da Filosofia Antiga VII a.C. – VI d.C
Platão e o mundo das Ideias
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Profª. Taís Linassi Ruwer
Platão 432 – 347 a.C. Arístocles – Platão (Amplo) Origem Aristocrática
O QUE É FILOSOFIA ?.
- Uma aproximação histórica e etimológica
Introdução à Filosofia
Cap. 3 – Conhecimento de mundo
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
As bases da ciência moderna
Filosofia moderna.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
FILOSOFIA.
Teoria do conhecimento: Aristóteles
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
Alicerces da filosofia ocidental
Assista com o som ligado.
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
O conhecimento na antiguidade
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
SÓLIDOS PLATÔNICOS:. ALGUNS SÓLIDOS Este antigo dado está à venda por dólares. Incrivelmente similar aos dados de 20 lados popularizados pelos.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Grécia: período clássico e período helenístico
Platão (428 a.C – 347 a.C). Momento histórico Apogeu de Atenas (dominação dos mares, política democrática, imposição monetária) Apogeu de Atenas (dominação.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
O mundo das idéias Platão. Empédocles e Demócrito já tinham nos chamado a atenção para o fato de que, apesar de todos os fenômenos da natureza “fluírem”,
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio (1483-1520)

A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como a arquitetura e o ambiente. Personagens representando cada assunto que deveriam ser mantidos em ordem para dar uma idéia de um verdadeiro debate filosófico astronomia, geometria, aritmética, e geometria sólida são mostrados em forma concreta.

A Escola de Atenas representa a verdade adquirida através da razão A Escola de Atenas representa a verdade adquirida através da razão. Rafael não criou sua ilustração com figuras alegóricas, como era costume nos séculos XIV e XV. Mas, agrupou personagens solenes de pensadores e filósofos juntos num amplo espaço, numa grandiosa moldura arquitetural.

Esta moldura é caracterizada por uma alta cúpula, uma abóbada sem teto e pilastras. Ele provavelmente se inspirou na arquitetura romana ou — como pensa a maioria dos pesquisadores — no projeto de Bramante para a nova igreja de São Pedro a qual é a síntese do paganismo e da filosofia cristã

Os personagens que dominam a composição não estão amontoados, nem sufocados. Mas bem distribuídos no amplo recinto

Os árbitros destas regras, os principais personagens, Platão e Aristóteles, são mostrados no centro da pintura, engajados numa discussão filosófica.

Platão No centro da Escola de Atenas destaca-se Platão (427-347 a.C.), segurando sua obra Timaeus, e apontando sua mão direita para cima, gesto que representa a "teoria das formas" (abstrata e intangível).

Aristóteles Também no centro da Escola de Atenas, ao lado esquerdo de Platão e portando sua obra Ética, está o vigoroso Aristóteles, seu discípulo dileto, gesticula em direção à terra, o que representa a "percepção pelos sentidos", base de sua concreta teoria do conhecimento.

Platão aponta para o alto e Aristóteles aponta para as coisas mais concretas ao seu redor. Com isso Rafael parece querer mostrar a diferença entre a filosofia de Platão e sua inspiração teórica e a maior praticidade de Aristóteles.

Sócrates "Sócrates em ação". No fundo, Sócrates argumenta. Diante dele, da esquerda para a direita: Xenofonte, Ésquines e Alcibíades.

Parmênides de Eléia Parmênides segura um livro, provavelmente os seus poemas, intitulado de “Sobre a natureza”. Esta obra trata, em duas partes do caminho da verdade e do caminho da opinião.

Heráclito de Éfeso A idéia trazida por Heráclito é a de que o mundo não é um lugar estático, mas um fluxo, uma mudança permanente de todas as coisas, um constante vir-a-ser. Nada permanece o mesmo, nem por um instante.

Pitágoras Na parte inferior da à esquerda, vemos a figura de Pitágoras explicando sua teoria. No detalhe, a tabela com alguns símbolos musicais e o número triangular 1+2+3+4.

Zenão No lado esquerdo da Escola de Atenas, vemos a face de Zenão de Eléia, que viveu na Antiga Grécia por volta de 450 a. C.

A pintura representa o pensamento clássico, mas é também dedicada às artes liberais, simbolizadas pelas estátuas de Apollo e Minerva. Gramáticos, Matemáticos e Músicos são personificados por figuras localizadas nos patamares, à esquerda. Geômetras e Astrônomos estão à direita. O afresco teve sucesso imediato. Sua beleza e unidade temática foram aceitas universalmente. A euforia com que foi recebido não foi marcada com reservas, tal como aconteceu com a reação pública quanto a Capela Sistina.

By Prof° Fernando José Ribeiro dos Santos Pós graduando em Formação de docentes para o ensino superior pelo Centro universitário Nove de Julho - UNINOVE, possui graduação em Filosofia (licenciatura plena, com habilitação em história, sociologia e ensino religioso) pela Universidade do Sagrado Coração - USC ferjosers@gmail.com