Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criando aplicações WEB
Advertisements

TRATAMENTO DE ARQUIVOS EM C
Python: Entrada e Saída
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Prof. Luis Otavio Alvares
Arquivos Prof: Erivelto Tschoeke, Msc. –
Prof: Erivelto Tschoeke, Msc. –
Linguagem de Programação 1
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a Objetos I Material IV-Bimestre Criando um.
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Armazenamento de Dados em Arquivos
Armazenamento de Dados em Arquivos
Tratamento de Ficheiros
Algoritmos e Programação Thyago Maia Tavares de Farias Aula 25.
O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
Aula R Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Linguagem de Programação II Parte V
Linguagem de Programação II Parte IX
Ordenação e Pesquisa de Dados Marco Antonio Montebello Júnior
Manipulação de Arquivos em C
Arquivos Continuação.
DAVID ANDERSON CARDOSO DANTAS
Aula Prática 12 Operações com Arquivos Monitoria
C APÍTULO II Armazenando e recuperando dados. A RMAZENANDO E RECUPERANDO DADOS Agenda Salvar dados Abrir um arquivo Criar e gravar Fechar Ler Bloquear.
Aula 13 - Armazenamento de Dados em Arquivos
Programação WEB Variáveis Globais Get x Post Manipulação de Arquivos
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Arquivo.
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
ARQUIVOS.
Tratamento de ficheiros Abrir e fechar um ficheiro.
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Algoritmos e Estruturas de Dados
Operações com Arquivos Monitoria A estrutura FILE  É como um tipo de dado, mas não é um tipo propriamente dito  Definido no arquivo cabeçalho.
7 - Criação de Páginas Web
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Manipulando arquivos texto com C
Programação de Computadores I – Arquivos
José Francisco PHP & MySQL. Os slides originais são parte do material de cursos anteriores do curso de PHP, ministrados por Sérgio Clemente.
Salvando em Arquivos. Arquivos Um arquivo pode estar associado a qualquer dispositivo de entrada e saída, como por exemplo: teclado, video, impressora,
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
1 Programação em C Aula Considere que um banco armazena em arquivo as seguintes informações de seus clientes: número da conta (int), nome do cliente.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Shell Script Parte 2.
Linguagem de Programação
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
USP – ICMC – SSC SSC0300 2º Semestre 2015 Disciplina de Linguagem de Programação e Aplicações [ Eng. Elétrica / Eletrônica ] 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo.
Programação II Arquivos Autoria: Ernani Santos Modificação: Clebson Oliveira Adaptação: Claudia Boeres.
Programação de Computadores I – Arquivos Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Fundamentos de Programação 1 Slides 19 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Arquivos Binários”.
Arquivos textos (text)
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Ismael Stangherlini – Programa de Educação Tutorial.
Estrutura de Dados STRUCTS Dilvan Moreira. Objetivos  Entender o que são e como usar:  Estrutura de Dados para a Linguagem C  Structs (Registros)
Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados.
Jean Carlo Mendes ** Slides baseados no material do prof. Dr Guilherme Tavares de Assis (UFOP)
Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:
FUNÇÕES Dilvan Moreira (baseado em material de Z. Liang)
Fundamentos de Programação 1 Slides 18 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Arquivos Seqüências ou de Texto ”. 1.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Transcrição da apresentação:

Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial

PHP permite a manipulação de arquivos de formato conhecido, evitando a necessidade da existência de um SGBD instalado no servidor. Assim, arquivos de texto comuns podem ser criados e editados para guardar pequenas quantidades de informações que são necessárias em certos casos, quando da criação de websites. Para manipular esses arquivos, o PHP fornece uma grande quantidade de funções que atuam diretamente no sistema de arquivos do sistema operacional. Veremos as principais a seguir.

A Função FOPEN A função fopen é responsável pela abertura de um arquivo. Sua sintaxe é a seguinte: fopen (nome_arquivo, modo, [use_include_path]) Essa função retorna um ponteiro para o arquivo aberto, sendo usado futuramente como parâmetro para as demais funções de manipulação de arquivos. Além disso, pode-se usar um teste através do comando if, por exemplo, para verificar se o arquivo foi, de fato, aberto. Observa-se que o parâmetro nome_arquivo pode referenciar um arquivo que está no mesmo computador ou em um computador remoto.

A Função FOPEN Já o parâmetro modo pode possuir os valores listados na tabela abaixo: * : Posiciona o ponteiro no início do arquivo ** : Posiciona o ponteiro no final do arquivo Exemplo: $ponteiro_arquivo = fopen(“ Existe ainda um terceiro parâmetro para essa função. Esse parâmetro indica se o arquivo deve ser procurado no caminho existente em uma variável chamada include_path. Para ativá-lo, passamos o valor 1.

A Função FCLOSE A função fclose é responsável pelo fechamento de um arquivo. Sua sintaxe é a seguinte: fclose (ponteiro_arquivo) Essa função retorna true se o arquivo foi fechado com sucesso e false se houver alguma falha. O parâmetro utilizado para essa função é a variável na qual está contida o ponteiro para o arquivo desejado. Exemplo: fclose($ponteiro_arquivo);

A Função FREAD A função fread é responsável pela leitura de um arquivo. Sua sintaxe é a seguinte: fread (ponteiro_arquivo,tamanho) A função lê o número de bytes especificado em tamanho. A leitura termina quando o número de bytes especificado é lido ou o fim do arquivo (EOF) é alcançado. Exemplo: $texto = fread($ponteiro_arquivo, 256); // Lê 256 bytes do arquivo

A Função FGETS A função fgets também é responsável pela leitura de um arquivo, porém ela lê no máximo uma linha. É bastante utilizada quando queremos trabalhar individualmente com cada linha do arquivo. Sua sintaxe é a seguinte: fgets (ponteiro_arquivo,tamanho) A leitura é feita até que seja lido o número de bytes especificados em tamanho, ou quando terminar a linha atual do arquivo (caractere \n), ou quando o arquivo chegar a seu final. Exemplo: $linha = fgets($ponteiro_arquivo, 4096);

A Função FWRITE Essa função fwrite realiza a escrita em um arquivo. Sua sintaxe é a seguinte: fwrite (ponteiro_arquivo,string, [tamanho]) Observa-se que fwrite escreve o conteúdo do parâmetro string no arquivo referenciado pelo parâmetro ponteiro_arquivo. O uso de tamanho é opcional. Caso ele seja informado, a escrita cessará após ser atingido o número de bytes especificado. Exemplo: $linha = fwrite($ponteiro_arquivo, “isso é um teste do fwrite”);

O exemplo abaixo reúne todos os conceitos das funções vistas até agora em um programa PHP, implementando um contador (útil para verificar o número de visitantes): <?php $arquivo = “contador.txt”; $ponteiro_arquivo = fopen($arquivo,“r”); // abre o arquivo $valor = chop(fgets($ponteiro_arquivo,4096)); // obtém o valor atual fclose($ponteiro_arquivo); // fecha o arquivo $valor++; // incrementa o contador echo “$valor pessoas já visitaram esse site”; $ponteiro_arquivo = fopen($arquivo,“w”); // abre o arquivo para escrita fwrite($ponteiro_arquivo, “$valor”); // salva o novo valor fclose($ponteiro_arquivo); // fecha o arquivo ?> No exemplo acima, a função chop tem como meta remover os espaços e quebras de linha existentes no fim de uma string. Nota-se que o exemplo de código acima poderia ser utilizado como uma include, onde seria chamado na devida parte onde se desejasse mostrar a quantidade de usuários que visitou o website. Devido ao grande número existente de funções para a manipulação de arquivos, omitiremos as restantes. A documentação dessas funções, porém, pode ser facilmente encontrada na Web.

Felipe Nunes Flores– Programa de Educação Tutorial Exercício: Realizar um programa PHP que implemente uma enquete. Ele deve mostrar para o usuário uma pergunta com 4 alternativas, para ele escolher uma. Após o envio da resposta, é mostrado na tela a votação atual. Implementar utilizando manipulação de arquivos.