MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Contexto de Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Formação em Educação Digital para Professores PDE 2010 Conteúdos 1º. Encontro Metodologia de trabalho da CRTE Noções de Informática básica: Conhecendo.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Curso de Capacitação Docente
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Atividades à distância
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Web e suas Ferramentas.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Conteúdos e Cronograma do curso
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO  TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO  PROFESSOR MACRI.
O computador como Meio e como Fim...
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA VIDAL DE NEGREIROS INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Cursista: Anelise Barth Formador(a): Liane Maria Sulzbach Outubro de.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE OBJETIVOS -NAVEGAR PELA INTERNET COM O SOFTWARE LIVRE DE NAVEGAÇÃO, ICEWEASEL, PREVENINDO-SE DE RISCOS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40h)” INSTRUTOR MARIO CZERECHOWICZ

OBJETIVO GERAL  Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;  conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares  desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas  elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador  refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

CONTEÚDO DO CURSO  Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social  Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança  Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico  Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta  Unidade 5: Elaboração e edição de textos  Unidade 6: Apresentações para nossas aulas  Unidade 7: Criação de blogs  Unidade 8: Cooperação e interação em rede  Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas

Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:  Formação contextualizada - significativa (busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência)  Promoção da autonomia do sujeito  Interação na aprendizagem e construção do conhecimento  Tecnologias como meio e não como fim  Relação ação/reflexão/ação constante  Ênfase na aplicação prática no trabalho docente

UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL  Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos;  Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação;  Conhecer alguns recursos básicos do computador;  Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.

UNIDADE 2: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA  Navegar pela Internet com o software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de riscos;  Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação;  Identificar procedimentos de segurança na web;  Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet;  Armazenar os sites visitados no recurso fafavoritosoritos do navegador;

Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico  Criar conta de num provedor gratuito;  Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;  Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares;  Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico

Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta  Utilizar ferramentas de comunicação.  Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.  Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.  Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.  Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.  Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.

UNIDADE 5: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS  Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm.  Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos.  Enviar mensagens eletrônicas com anexos.  Utilizar o Google Documents.  Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.

UNIDADE 6: APRESENTAÇÕES PARA NOSSAS AULAS  Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem.  Identificar características da linguagem visual que os softwares permitem aproveitar ao preparar apresentações.  Conhecer os recursos do site Slideshare.  Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e os recursos básicos do BrOffice Impress.  Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou folhetos de eventos e em cartazes sobre um tema voltado para a escola em que atua.

UNIDADE 7: CRIAÇÃO DE BLOGS  O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções  Permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

UNIDADE 8: COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO EM REDE  Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.  Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores,  colaborando na produção de documentos textuais.  Incorporar em documentos e apresentações de slides, vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento.  Utilizar ferramentas do software BrOffice Impress para criar e publicar textos no formatohtml para Web.

UNIDADE 9: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS  Criar planilhas eletrônicas.  Refletir sobre o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.