CORDADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Professor Thomaz Nagel
Advertisements

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase
Platelmintos.! Características Gerais Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino.
FILO DOS CORDADOS Filo Chordata – grandes animais existentes na Terra, dentre eles, o homem. Grande adaptação, diversos hábitos de vida, grande complexidade.
MOLUSCOS.
Filo Echinodermata (Equinodermos)
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
Ana Paula Cazerta Farro
De protocordados a peixes
CORDADOS.
Cordados.
Filo Chordata Frente 3 – cap.07 Aula 22.
Subfilo Craniata (Vertebrata) Frente 3 – cap.07 Aula 23
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
Filo Chordata (Cordados)
EMBRIOLOGIA.
TUBO NERVOSO DORSAL. TUBO NERVOSO DORSAL NOTOCORDA.
Filo Chordata CORDADOS
O que você deve saber sobre
FILO CORDADOS Presença de notocorda. Tubo nervoso dorsal.
Filo Chordata Sistema Nervoso dorsal. Notocorda. Sustentação do corpo.
Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos,
Diversidade Principais Características Classificação
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
FILO CHORDATA.
ANATOMIA FISIOLOGIA CLASSIFICAÇÃO
Aula 4 – O Filo Cordados.
Sérgio Frente 02 módulo 01 Animais e Protozoários
Reino Animalia Filo Porifera
Equinodermos Prof. Regis Romero.
Protocordados Prof. Regis Romero.
Introdução aos cordados
PROF. REGINALDO FONSECA
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Urocordados e Cefalocordados
Cordados Caderno 6 » Capítulo 4.
CORDADOS TRIBLÁSTICOS CELOMADOS DEUTEROSTÔMIOS ENTEROCÉLICOS
PROTOCORDADOS E VERTEBRADOS Ricardo Gomes
Professora Fernanda Landim
Ágnatos ou Ciclostomados
Reino Metazoa – Filo Chordata
Colégio Maria Imaculada
ARTHROPODA grego arthron = articulação, e podos = pés
PROTOCORDADOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Filo Chordata (Protocordados)
Cordados.
Filo Porifera e Filo Cnidaria
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
FILO DOS CORDADOS Chordata – estão os grandes animais existentes na Terra, dentre eles, o homem. Grande adaptação, diversos hábitos de vida, grande complexidade.
Características Gerais
Urocordados e Cefalocordados
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
FILO CHORDATA Profa Dra Flávia Unesp Dracena. FILO CHORDATA Etmologia: Do Grego= corda, cordão ● DIVISÃO A- INFERIORES: Subfilo Urochordata (tunicados)
Prof. Regis Romero.
Características Gerais
Biologia Cap 14. Protocordados Prof.:Samuel Bitu.
FILO DOS CORDADOS Todo animal que em sua fase embrionária apresenta um eixo de sustentação, a notocorda.
CORDADOS.
Características Gerais dos Filos Cordados
Filo Chordata ou cordados
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Bruna Weides,4 Nicolly,26 Victor Kendy,29 TRABALHO DE BIOLOGIA.
Filos Trabalho de Biologia.
Beatriz Oliveira Carolina do Prado Julia Herrero
Filo cHordata.
Transcrição da apresentação:

CORDADOS

Cordados são definidos como organismos animais eumatozoários, com simetria bilateral,triploblásticos, celomados e deuterostômios, que possuem uma estrutura chamada notocorda,ao menos durante parte de seu desenvolvimento.

A notocorda é um eixo dorsal de sustentação que se estende ao longo do comprimento do corpo quando é desenvolvida inteiramente; dorsal em relação ao intestino mais mas ventral em ralação ao sistema nervoso central, enrijece o corpo e age para a sustentação durante a locomoção.

A notocorda é uma estrutura semelhante a um tubo(mangueira) de células contendo uma matriz gelatinosa envolvida por tecido conjuntivo fibroso, presente pelo menos durante parte do ciclo de sua vida.

A notocorda é a primeira estrutura de sustentação do corpo de um cordado, formando-se no embrião acima do intestino primitivo. Esta estrutura é flexível mas rígida, sendo sobre ela que os músculos locomotores atuam. Nos vertebrados acaba por se substituída pela coluna vertebral.

O chordata é o filo animal com que todos estamos intimamente familiarizados, desde que inclui os seres humanos e outros vertebrados. Entretanto, nem todos os cordados são vertebrados.

Protocordados

Todos os cordados tem alem da notocorda, as seguintes características em algum ponto de sua vida (no exemplo dos seres humanos e de muitos outros vertebrados , estas características podem somente estar presentes no embrião).

Fendas brânquias na faringe: uma serie das aberturas que conectam o interior da “garganta” à parte externa da “garganta”. Estas são, frequentemente, mas não sempre, ligadas as branquiais.

Cordão nervoso dorsal: um pacote de fibras que conecta a cabeça à cauda. Conecta o cérebro com os músculos laterais e outros órgãos.

Os vertebrados, que incluem, entre peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, compartilham de uma coluna vertebral, ou de uma corrente de elementos ósseos (vértebras) ao longo da superfície dorsal, da cabeça a cauda, que dão forma à linha central esqueletal principal do corpo.

Durante o desenvolvimento embrionário a coluna vertebral substitui a notocorda como o reforçador “principal” do corpo na locomoção. Portanto podemos utilizar a palavra cordados como sinônimo de vertebrados. Vertebrados são uma subdivisão do filo dos cordados.

Cefalocordados Incluem cerca de 28 espécies. O cefalocordado mais conhecido é o Branchiostoma ou “anfioxo”.é pequeno, os adultos variam em tamanho de 4 a 8 cm, encontrado em águas marinhas pouco profundas e quentes

Apresenta uma notocorda que se estende ao longo do corpo e serve como eixo de sustentação durante toda a sua vida. Possui um tubo nervoso dorsal oco e uma cauda posterior ao ânus.

O anfioxo é um invertebrado marinho que apresenta os caracteres básicos dos cordados, semelhante as larvas das lampreias.

Os anfioxos não são ancestrais dos vertebrados, mas provavelmente os organismos vivos mais relacionados a ele se, como tal, fornecem evidencias a cerca da forma e organização funcional dos primeiros vertebrados.

Os cefalocordados são delgados, lateralmente comprimidos e semelhantes a enguias em aparência e comportamento.

O corpo é agudo em ambas as extremidades, anterior e posterior, e é a partir dessa característica que ganhou o nome comum de anfioxo, que significa “pontas opostas”.

Em vida, a maioria dos órgãos e tecidos internos pode ser observada através da pele rosada e transparente.

A notocorda localiza-se diretamente abaixo do cordão nervoso e estende-seda ponta da cauda para frente ao interior do rostro. O nome cefalo cordado ( que significa “ cordado com cabeça”) refere-se a continuação exclusiva da notocorda anterior ao cérebro no anfioxo.

Os adultos são cavadores e sedentários e as larvas mais jovens habitam o fundo marinho. Apresenta uma faringe perfurada que filtra pequenas partículas alimentícias. O alimento capturado na faringe, passa logo ao intestino.

Urocordados Os urocordados adultos ( conhecidos como tunicados) assemelham-se pouco a outros cordados. A maioria tem forma de barril e se fixam por uma das extremidades ao substrato.

A larva ( assemelha-se a o branchistoma), em forma de girino, apresenta as características dos cordados, com a notocorda na cauda(:ura), um cordão nervoso dorsal e tem vida livre durante curto tempo.

Os urocordados, que incluem as ascidias marinhas bentônicas sésseis e algumas formas pelagias, são o maior grupo de cordados invertebrados.

O corpo é revestido por um envoltório externo denominado túnica, que contem um isômero da celulose chamado tunicida.

A tunicida forma fibras estruturais paralelas que geralmente ocorrem em laminas finas e sucessivas, cada uma delas com fibras orientadas para um ângulo diferente da precedente, empilhadas dentro da túnica como as camadas sucessivas da madeira compensada.

ascídias

Esse arranjo de fibras da resistência e força a túnica Esse arranjo de fibras da resistência e força a túnica. A grande faringe perfurada esta adaptada para a alimentação por filtração. Eles são hermafroditas.