O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
Capitalismo e Globalização
NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
JAPÃO.
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Subdesenvolvimento.
Guerra Fria Geografia.
PIB- Produto Interno Bruto
Formação do mundo atual
As origens do mundo atual
O MUNDO ATUAL.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
IMPERIALISMO.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Novos Países Industrializados
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
A Globalização.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A Circulação da Mercadoria
Prof. Jeferson C. de Souza
A primeira Revolução Industrial
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Economia Mundial G5.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A indústria e a transformação da natureza
Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A inserção do Brasil no mundo
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Mercado Financeiro Pág 377
Evandro Albuquerque de Andrade
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Produção Econômica da América Latina – parte II
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Japão e Tigres asiáticos
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
REVISÃO.
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
O mundo dividido na era da Globalização
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
JAPÃO.
Geografia Rede SESI de Educação.
Industrialização Brasileira
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385

Questões de compreensão Quais são os países que detém de maior poder industrial? No que industrialização favoreceu para os países subdesenvolvidos estudado no capitulo anterior?

1. A localização industrial ECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO Carvão mineral Aumento no preço da terra; nos impostos municipais; no custo dos serviços públicos de transportes, comunicações e energia; além de congestionamentos, poluição do ar, violência urbana. DESECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO (DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL) pág377 Recursos naturais Inglaterra Capital “A melhor localização é a que possibilita a maior rentabilidade” Mão de obra

Você sabe o que é Desconcentração industrial Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente localizadas no interior. Com a super concentração do capital nas enormes manchas urbanas acabou ocorrendo uma forte elevação no preço dos imóveis, o congestionamento das redes de transporte e comunicações, esgotamento de reservas de matérias primas e energia e a elevação do custo de mão de obra fez com que a acontecesse esse processo com os EUA, Japão, União Europeia e China.

Interdependência A interdependência proporciona resultado desiguais entre as nações ricas e pobres, e os resultados estendem a todas populações. Como os países desenvolvidos investem muito mais em pesquisas que os subdesenvolvidos, dominam o avanço tecnológicos e descobertas científicas. Suas industrias atingem escalas mundiais, levando-os a fornecer seu produto e serviços por um valor mais elevado do que os produtos e serviços originados nos países menos desenvolvidos. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

EUA No Brasil sofremos com as influências americanas, seja no modo de vida consumista, marcas de industrias americanas, rede de fast food bem como com a sua cultura. Quais são as influências que você sofre? CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

Algumas acusações sofridas pela Nike Mão de obra barata Exploração do trabalho infantil Manipulação das massas Exemplo pág. 377 CECA = comunidade europeia do carvão e do aço. Fábrica da Nike na Coréia do Sul

Transnacionais O principal interesse de uma empresa em se instalar-se num país está no mercado consumidor, porém, quando se trata em um país em desenvolvimento as vantagens são maiores. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

Cenários regionais pág.378 Estados Unidos: a reorganização territorial da indústria; CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

Cenários regionais pág.379 Japão: a desconcentração industrial; CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

O QUE SÃO OS ZAIBATSUS ? O crescimento econômico do Japão na Era Meiji e após a Segunda Guerra Mundial pág. 379, juntamente com a enorme concentração econômica e de renda da população japonesa fez com que os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomerados nipônicos, conhecidos como zaibatsus. Entre eles estão: Honda, Toyota, Mazda, Mitsubishi, Suzuki, Subaru e Daihatsu.

Japão É uma multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço. Sony Corporation

Principais parceiros comerciais Estados Unido; China; Europa Ocidental; Sudeste Asiático. CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

Cenários regionais pág.380 União Europeia: rumo à integração industrial? CECA = comunidade europeia do carvão e do aço.

Desconcentração industrial Europa

Cenários regionais pág.384 China: uma nova potência industrial; Industrialização Chinesa Baixos salários Pequenos custos de produção Recursos minerais Petróleo Termelétricas e hidrelétricas

Desta forma dizemos que : Devemos lembrar que o modo capitalista, aberto ao mercado, organiza a economia chinesa, enquanto a política é controlada pelo governo totalitário próprio do regime comunista reprimindo manifestações e greves, fator atrativo para grandes grupos comerciais. Desta forma dizemos que : A CHINA POSSUÍ UM SISTEMA ECONOMICO CHAMADO DE “ SOCIALISMO DE MERCADO”.

China x EUA

Cenários regionais Tigres asiáticos: Rápido desenvolvimento industrial e social. (Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul)