SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
O PSF Aproxima os serviços de saúde da população. Para cumprir o princípio constitucional do Estado de garantir ao cidadão o seu direito de receber atenção integral à saúde – com prioridade nas atividades preventivas.
Um trabalho deste porte tem gerado uma quantidade significativa de dados – que são de extrema importância para o diagnóstico da população do país.- Daí a criação de um sistema especial para o gerenciamento das informações obtidas.
O SIAB É a resposta a esta demanda. Ele produz relatórios que auxiliarão as equipes e os gestores municipais a acompanharem o trabalho e analisar sua qualidade. Permite conhecer a realidade sócio-sanitária da população acompanhada.
Permite avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos. Readequá-los sempre que necessário. Por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
INSTRUMENTOS Estes dados são recolhidos através de fichas de cadastramento e acompanhamento e relatórios, devendo ser objeto de análise e discussão das equipes e dos gestores.
FICHA A CADASTRO DAS FAMÍLIAS Permite conhecer as condições de vida das pessoas, Uma ficha por família (na primeira visita), Devem ser atualizados: para desligar a família, em caso de nascimentos, óbitos
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR FICHAS B E C FICHA DE ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR B - Usada nos grupos prioritários de saúde: hipertensos HA, diabéticos DIA, gestantes GES, hanseníase HAN, tuberculose TB. C – acompanhamento de crianças (é uma cópia do cartão da criança).
FICHA D Para registro das atividades, procedimentos e notificações. É utilizada por todos os membros da equipe para o registrto diário das atividades e procedimentos realizados, além da notificação de algumas doenças ou condições que são objeto de acompanhamento sistemático.
RALATÓRIO SSA 2 Relata a situação de saúde e acompanhamento das famílias. Consolida informações sobre a situação de saúde das famílias acompanhadas. Deve ser preenchido por PSF ou PACS.
RELATÓRIO PMA 2 Consolida mensalmente a produção de serviços e a ocorrência de doenças e/ou situações consideradas como marcadoras, por área no PSF ou PACS. Marcadores – são eventos mórbidos ou situações indesejáveis que devem ser notificadas com o objetivo de, a médio prazo, avaliar as mudanças de saúde da população adscrita. Os dados para o seu preenchimento advém da ficha D e do relatório SSA 2.
OUTROS RELATÓRIOS A 1 – consolida dados coletados das fichas A de uma microárea. A 2 – consolida os relatórios A 1 de uma mesma equipe. A 3 – consolida por segmento territorial A 4 – consolidado das famílias cadastradas no município.
CONSIDERAÇÕES Há agravos importantes para uma determinada região, sobre os quais se realizam ações de promoção de saúde e que não estão contemplados no SIAB. Com isto, a equipe deverá rever suas necessidades de qualificação dos instrumentos de trabalho.
CONCLUSÃO O SIAB, enquanto instrumento de informação, possibilita que a equipe discuta as questões de saúde para além das dimensões individuais e biológicas e lance um olhar sobre os modos de vida e as formas de enfrentamento dos problemas de saúde, permitindo a identificação dos determinantes do processo de saúde-doença da área geosocial onde a equipe se inscreve.
As equipes deverão tomar para si, a discussão sobre os determinantes e os modelos teóricos que explicam o processo de saúde-doença e traduzi-los em formas concretas do trabalho da equipe. Estamos assim, diante do fato de que as equipes possuem capacidade de autogerir e auto-analisar seu trabalho e o SIAB se constitui em uma importante ferramenta para este processo.
“FIM”