Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
as Humanidades e C. Sociais
Advertisements

A b-on e as Ciências e Engenharias/Tecnologias. b-on Modelo All for All - Editoras - Bases Referenciais - Bases de Texto Integral Fontes de informação.
Visão Global do Projecto
Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
Publicações Eletrônicas
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Estratégias para indexação de periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPS/OMS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Tutorial.
Como iniciar uma pesquisa
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Faculdade de Tecnologia
Visibilidade das revistas científicas: fontes de indexação, critérios e fatores que devem ser considerados pelas revistas Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Universidade Federal do Rio de Janeiro Sistema de Bibliotecas.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Agenda Histórico da b-on –Motivação –Visão, missão e objectivos –Estrutura administrativa –Conteúdos Portal.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Talentos para Inovação
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Projecto APEL Digital Com o apoio de:Parceiro:. Projecto APEL Digital •Este projecto visa a substituição de processos manuais no tratamento e disponibilização.
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Unidade Editorial da Revista Científica da UEM
Portal.periodicos.CAPES IEEE/IEE ELECTRONIC LIBRARY – IEL
Metodologia para textos completos
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Portal.periodicos.CAPES SciELO – Scientific Eletronic Library Online.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
Atuação dos agentes de Controle Social
Título Autores (nomes completos) Unidades Palavras-chave II Encontro Regional de Iniciação Científica da Faculdade União Latino-Americana de Tecnologia.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
Os metadados para a produção de revistas eletrônicas do Portal PEPSIC usando XML e bases de dados Cisis com metodologia SciELO Teresa Cristina Peres
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Transcrição da apresentação:

Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

SciELO - Scientific Eletronic Library Online :  É uma biblioteca electrónica desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - que abrange uma colecção seleccionada de periódicos científicos do Brasil.  A partir de 2002, o projecto passa a contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato electrónico. Com o avanço das actividades do projecto, novos títulos de periódicos estão a ser incorporados na colecção da biblioteca. Out-15 2 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Implementar uma biblioteca electrónica que possa proporcionar um amplo acesso a colecções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. Out-15 3 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out-15 4 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

O acesso aos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. Out-15 5 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 A colecção de periódicos;  E a textos completos dos artigos. Out-15 6 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

O acesso é feito através de:  uma lista alfabética de títulos;  por meio de uma lista de assuntos;  ou ainda, por um módulo de pesquisa de: - títulos dos periódicos; - por assunto; - pelos nomes das instituições que publicam; - ou ainda pelo local de publicação. Out-15 7 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

O acesso é feito através de:  Um índice de autor e um índice de assuntos;  Ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que procura os elementos que o compõem, tais como: -autor; -palavras do título; -assunto; -palavras do texto; -ou ano de publicação. Out-15 8 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Arquitectura Arquitectura  Ciências Agrárias Ciências Agrárias  Ciências Biológicas Ciências Biológicas  Ciências da Saúde Ciências da Saúde  Ciências da Terra Ciências da Terra  Ciências Exactas e da Terra Ciências Exactas e da Terra  Ciências Humanas Ciências Humanas  Ciências Jurídicas Ciências Jurídicas  Ciências Sociais Ciências Sociais  Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas  Engenharias Engenharias  GeoCiências GeoCiências  Linguística, Letras e Artes Linguística, Letras e Artes  Matemática Matemática  Oceanografia Oceanografia  Química Química Out-15 9 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

* Continuamos a ter dois tipos de acesso. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

11 - Objectivos do Projecto; 22 - Comité Consultivo; 33 – Critérios; 44 - Objectivo da colecção; 55 - Procedimentos para inclusão das revistas científicas na colecção; 66 - Resultados do processo de selecção de periódicos; Critérios expostos nesta apresentação Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 O projecto SciELO visa disponibilizar trabalhos científicos em diversas áreas do conhecimento, podendo assim contribuir para uma maior utilização e difusão da informação. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Consiste em promover as revistas científicas portuguesas de qualidade;  Difundir mundialmente a produção científica nacional, de maneira a ficar acessível, de forma gratuita e em texto integral, a toda a comunidade científica nacional e internacional. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Para atingir esses objectivos é importante : * promover e aperfeiçoar a comunicação científica nacional em todos os seus aspectos. COMO? - Identificando, estimulando e desenvolvendo uma colecção de periódicos científicos, em níveis de qualidade reconhecidos pelos padrões internacionais. Assim, quer os critérios de avaliação de periódicos, quer as políticas e procedimentos para a sua aplicação, constituem uma linha de acção fundamental do Projecto SciELO Portugal. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

A aplicação da Metodologia SciELO, determinou a constituição do Comité Consultivo Nacional que procede à selecção das revistas científicas que pretendem integrar no projecto. O Comité Consultivo SciELO Portugal é presidido pelo Director do GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais e é constituído por individualidades de reconhecido mérito científico, nas diferentes áreas do saber e por representantes de editores de revistas científicas. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 O Comité Consultivo SciELO Portugal avalia as publicações a integrar na colecção SciELO de acordo com os seguintes critérios : Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Carácter científico  Arbitragem por pares  Conselho editorial  Periodicidade  Duração  Pontualidade  Título, resumo e palavras-chave  Normalização  Afiliação de autores Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 A colecção SciELO Portugal é uma colecção multidisciplinar que inclui revistas científicas predominantemente de artigos resultantes de pesquisa científica original e outra.  O processo de revisão e aprovação das contribuições deve ser feito por pares. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Sendo um objectivo da unidade SciELO Portugal recuperar números anteriores, sempre que tal se revele possível. As contribuições podem estar escritas nos idiomas inglês, português e espanhol. Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 scielo.php.htm scielo.php.htm  ng=pt ng=pt  pt pt Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.

 Andreia Oliveira  Emília Rodrigues  Ricardo Moreira  Susana Lima Out Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.