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Instrutor: Objetivos do Workshop:.

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1 Instrutor: Objetivos do Workshop:

2 Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H)
1990 – PBQP lançado pelo Governo Federal com o objetivo de modernização da produtividade, orientação e auxílio às empresas brasileiras. 18 de dezembro de PBQ e Produtividade na Construção Habitacional. 21 de julho de Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividadedo HABITAT – PBQP-H => visa a implantação do SIQ – Construtoras como norma de referência.

3 4. SIQ - Construtoras SIQ - Construtoras (SIQ-C) - Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras. Baseado nas normas ISO 9000:2000.

4 4.1. Requisitos Gerais (EV “C”)
Estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Qualidade (SIQ). Atender de maneira evolutiva aos níveis de qualificação definidos.

5 4.1. Requisitos Gerais (EV “C”)
realizar um diagnóstico da situação da empresa; definir claramente o(s) subsetor(es) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo SIQ-C; estabelecer lista de serviços de execução controlados e lista de materiais controlados; identificar os processos necessários para o SGQ e sua aplicação pelas construtoras;

6 4.1. Requisitos Gerais (EV “C”)
determinar a seqüência e interação destes processos; estabelecer um planejamento para desenvolvimento e implementação do SGQ, determinando responsáveis e prazos; determinar critérios e métodos necessários para assegurar a eficácia da operação e do controle desses processos;

7 4.1. Requisitos Gerais (EV “C”)
disponibilizar recursos e informações necessários para apoiar a operação e monitoramento desses processos; monitorar, medir e analisar esses processos; implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

8 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Planejamento é traçar metas a serem cumpridas para a garantia da qualidade. O planejamento do SGQ é realizado de forma a satisfazer aos requisitos gerais do nível D (item 4.1) e aos objetivos da qualidade, além de assegurar a agilidade na prestação dos serviços.

9 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Metodologia do PDCA: PDCA (do inglês Plan, Do, Check e Act) da qualidade: Planejar: prever as atividades (processos) necessários para o atendimento ao cliente. Executar: executar as atividades (processos) planejados.

10 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Metodologia do PDCA: Controlar: medir e controlar os processos e seus resultados de forma a atender as exigências dos clientes. Agir: levar adiante as ações que objetivem uma permanente melhoria no desempenho dos processos.

11 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Componentes de um planejamento: Elementos de entrada: estratégias; objetivos; necessidades e expectativas dos clientes;

12 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Componentes de um planejamento: Avaliação: de requisitos; de dados de desempenho dos produtos; de dados de desempenho de processos; experiências anteriores; oportunidades de melhoria indicadas; dados relacionados à avaliação e redução de riscos.

13 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Componentes de um planejamento: Elementos de saída: habilidades e conhecimentos; responsabilidade e autoridade; recursos necessários (financeiros e infra-estrutura); indicadores para avaliação de melhorias de desempenho; necessidades para melhoria (métodos e ferramentas); necessidades para documentação (registros).

14 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Níveis de qualificação do SIQ: A implantação do SIQ-C se dá através de estágios - Níveis de Qualificação. A consolidação de cada passo ganho se materializa através dos atestados de Qualificação, evoluindo nos itens I, II e III nos níveis D / C / B / A. As indicações I, II e III significam que o requisito exige o desenvolvimento de novos pontos do Sistema de Gestão da Qualidade entre diferentes níveis de qualificação.

15 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
Níveis de qualificação do SIQ: Indicadores onde aparecem com “I” – entendidos como evolutivos (exigências atendidas em todas as áreas aplicáveis), sendo cumulativos para a qualificação da qualidade. Nível mais avançado – inclui as exigências de todos os níveis anteriores. Nível A – atende integralmente às exigências da NBR ISO 9000:2000.

16 5.4.2. Planejamento para desenvolvimento e implantação do sistema
O SGQ como finalidade prática: O SGQ não é apenas um amontoado de conceitos e papel, e sim um sistema que sem um bom planejamento não vai surtir efeito a longo prazo, devendo melhorar a cada ano (visão da melhoria contínua).

17 6.1. Provisão de Recursos (EV “A”)
É de responsabilidade da Alta Direção assegurar os recursos essenciais para a implementação e manutenção de estratégias que contribuam para que se atinjam os objetivos da qualidade; Os recursos podem ser: infra-estrutura, ambiente de trabalho, pessoas, informação, fornecedores e parceiros, recursos naturais e recursos financeiros.

18 5.1. Comprometimento da direção da empresa (EV “A”)
A direção da empresa construtora deverá estabelecer um comprometimento com o desenvolvimento e implementação do SGQ, com contínua melhoria de sua eficácia.

19 5.1. Comprometimento da direção da empresa (EV “A”)
Medidas para resultar nessa eficácia: conscientização da importância de atender aos requisitos do cliente; estabelecimento da política da qualidade; garantia do estabelecimento dos objetivos da qualidade e do acompanhamento de seus indicadores; garantia da disponibilidade de recursos necessários.

20 5.5.2. Representante da direção da empresa (EV “A”)
A alta direção deve: designar um representante com responsabilidade e autoridade para: assegurar que o SGQ esteja implantado; assegurar a conscientização sobre o SGQ em toda a empresa.

21 5.5.1. – Responsabilidade, autoridade e comunicação
A Alta Direção deve: definir e comunicar responsabilidades e autoridades; estabelecer envolvimento, motivação e comprometimento para atingir os objetivos da qualidade;

22 5.5.1. – Responsabilidade, autoridade e comunicação
assegurar que as responsabilidades e autoridades sejam definidas ao longo da documentação do SGQ, e comunicadas na organização; garantir que: o organograma geral da empresa trata de apresentar a hierarquia de funções e cargos.

23 Designação de pessoal As pessoas de responsabilidades definidas no SGQ deverão possuir competências necessárias baseadas em: grau de escolaridade; qualificação profissional; treinamento; experiência; habilidade.

24 Designação de pessoal Cabe à direção a melhora e a eficácia da organização, encorajando o envolvimento e o desenvolvimento do pessoal. No item – Responsabilidade e autoridade – definem-se responsabilidades; Já neste item de Designação de pessoal, objetiva-se a melhora da eficácia destas responsabilidades.

25 5.3. Política de Qualidade (EV “A”)
Política é a ciência, habilidade e a arte de dirigir os negócios; Em uma organização encontraremos várias políticas relacionadas a assuntos diversos: políticas de vendas, políticas de recursos humanos, políticas de compras, etc; que orientam as pessoas envolvidas com estas atividades.

26 5.3. Política de Qualidade (EV “A”)
No caso do SGQ teremos uma política da qualidade, cujo objetivo é a melhoria de uma organização e seu desempenho; Aliada à política de recursos humanos a política da qualidade tem como principal objetivo o desenvolvimento do pessoal.

27 4.2.1 Generalidades dos requisitos de documentação
A documentação é a forma mais eficaz de se estabelecer e manter o controle dos processos; Deverá ser constituída de modo evolutivo, de acordo com os níveis de qualificação; Cada empresa adequará a sua versão de documentação, de acordo com as necessidades que surgirem; A documentação deverá seguir uma ordem hierárquica.

28 4.2.1 Generalidades dos requisitos de documentação
Documentação da qualidade: manual da Qualidade; procedimentos sistêmicos; procedimentos operacionais e; especificação de materiais. A documentação do SGQ pode ser formatada de maneira diferente, conforme a empresa e sua estrutura

29 Manual de Qualidade Documento de mais alto nível da organização para o SGQ; Deverá conter as diretrizes do Gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade;

30 Manual de Qualidade Declaração das práticas existentes na organização para gestão da qualidade, incluindo: detalhes e justificativas para quaisquer exclusões de requisitos do manual; (7.3) procedimentos documentados instituídos de modo evolutivo para o SGQ; descrição da seqüência e interação entre os processos do SGQ.

31 4.2.3. Controle de Documentos (EV “B”)
Procedimento - modo de executar uma atividade. Os documentos devem: ter sua atualização controlada; ser distribuídos aos setores aplicáveis; permanecer legíveis e prontamente identificáveis.

32 Controle de Registros Registros são evidências da conformidade com os requisitos aplicados. Os registros devem: ser mantidos legíveis; ser prontamente identificáveis e recuperáveis; ser armazenados corretamente.


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