1 C ONCEITOS DE H ARDWARE E S OFTWARE Pablo Viana
2 S UMÁRIO Hardware Processador, memória principal, cache e memória secundária Dispositivos de E/S e barramento Pipelining e arquiteturas RISC e CISC Análise de desempenho Software Tradutor, interpretador e linker Loader e depurador Interpretador de comandos e linguagem de controle Ativação/desativação do sistema
3 H ARDWARE Sistema computacional
4 P ROCESSADOR Unidade Central de Processamento (UCP) Unicade de Controle (UC) Unidade Lógica e Aritmética (ULA) Clock Memórias de alta velocidade
5 M EMÓRIA P RINCIPAL Memória principal com 64 Kbytes
6 M EMÓRIA C ACHE Volátil Alta velocidade Pequena capacidade Alto custo Cache hit e cache miss
7 M EMÓRIA S ECUNDÁRIA Rel. dispositivos de armazenamento
8 D ISPOSITIVOS DE E/S Memória secundária Discos Fitas magnéticas Interface usuário-máquina Teclados Monitores Impressoras Plotters
9 B ARRAMENTO Barramentos UCP-memória-E/S
10 B ARRAMENTO Barramento de backplane
11 P IPELINING Pipeline em quatro estágios
12 A RQUITETURAS RISC E CISC Máquina de níveis
13 T RADUTOR Tradutor: montador e compilador programa fonteprograma objetoTradutor Compilador
14 I NTERPRETADOR Tradutor que não gera módulo-objeto Traduz cada comando e executa Desvantagem: tempo na tradução Vantagem: dados dinâmicos Exemplos: Basic e Perl
15 L INKER Linker
16 L OADER Carregar na memória principal um programa para ser executado Loader absoluto Loader realocável
17 D EPURADOR Permite acompanhar a execução de um programa e detectar erros Visualização e alteração de variáveis Breakpoints Watchpoints
18 I NTERPRETADOR DE C OMANDOS Interpretador de comandos ou shell permite ao usuário interagir com o sistema Linguagem de controle são os comandos disponíveis pelo interpretador
19 ATIVAÇÃO/DESATIVAÇÃO DO SO Ativação do sistema