FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Advertisements

OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
CARTOGRAFIA TEMÁTICA Prof. Raul Guimarães TEMA 03.
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Design e Criação de Personagens
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Este teste foi extraído do Livro “A ARTE DA FELICIDADE”, do DALAI LAMA
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Introdução ao Projeto de Arquitetura
(Classificação das cores)
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
BRIEFING FAZENDA VILELA.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Pós-Graduação e Extensão.
Educação Visual e Tecnológica
Fundamentos de óptica Física Chaban Física Chaban.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
A cor.
Misturando as cores.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Fotografia Prof. Fabio Aguiar
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
ENTENDENDO A ESTRELA DE OSWALD
Elementos da Linguagem Visual LINHA
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
Cores Ana Grilo, Nº 02 André Domingos, Nº 04 Bruna Souza, Nº 08
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Fotografia Publicitária II
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
GUIA DE ESTILOS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA PETWORKING POR MEZCLA DESIGN.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Teoria das cores.
COR.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Animações quadro a quadro
Patricia Maria da Silva
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
Engineer’s life. Objetivo O objetivo do jogo é construir o máximo de projetos possíveis, atendendo as exigências dos clientes. Deve-se, também, atender.
Locke III “ A DOUTRINA DO CONHECIMENTO ”. Intuição Ideias de percepção: (sensação) = exterior Ideias de reflexão: (interior) Síntese 1 2 Das ideias simples.
Pintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadros _________________________.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima

DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS Cenário é o espaço onde a história se passa, com seus objetivos e sequências de ações e eventos. É um ambiente composto por elementos e objetos que definem o espaço, como cores, texturas, mobiliário e obstáculos, todos com a finalidade de caracterizar o personagem. É a informação por trás do personagem.

PALETA DE CORES O AMARELO, o AZUL e o VERMELHO são chamadas de cores primárias (pigmento), pois todas as outras cores e tons originam-se destas quando combinadas. As cores quentes são o amarelo, o amarelo-alaranjado, o alaranjado, o vermelho e o vermelho-violeta. São cores frias o amarelo-verde, o verde, o verde-azul, o azul, o azul-violeta e o violeta. As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.

CORES ANÁLOGAS As Cores Análogas são aquelas que são “vizinhas” no Círculo das Cores, portanto próximas e semelhantes entre si. São chamadas de análogas, pois há nelas uma mesma cor base. Por exemplo, o laranja e o violeta tem em comum a cor vermelha. As Cores Análogas, ou da mesma “família” de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma Paleta de Cores Análogas em geral é muito elegante, porém deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona, utilizando uma Cor Complementar, por exemplo.

CORES COMPLEMENTARES As Cores Complementares são aquelas que se localizam opostas no Círculo das Cores. O complemento de uma cor primária será uma cor secundária, resultante da mistura das outras duas cores primárias, e vice-versa. O complemento de uma cor intermediária será outra cor intermediária. Por exemplo, a cor complementar do vermelho, será o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primárias que não o vermelho, ou seja, o azul e o amarelo. As cores complementares são as que mais contrastes entre si oferecem, sendo assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta.

EXEMPLOS DE CENÁRIOS QUENTES

Onde: Skyloft Game: The Legend of Zelda: Skyward Sword | Console: Nintendo Wii

Onde: Deserto e montanha Game: Journey | Console: PS3

Onde: Albion Game: Fable III | Plataforma: PC | Console: Xbox 360

EXEMPLOS DE CENÁRIOS FRIOS

Onde: Salões de pedra de Solitude Game: The Elder Scrolls V: Skyrim | Plataforma: PC | Console: Xbox 360/PS3

Onde: Bionis Leg Game: Xenoblade Chronicles | Console: Nintendo Wii

Onde: Colinas de Sovngarde Game: The Elder Scrolls V: Skyrim | Plataforma: PC | Console: Xbox 360/PS3

Onde: Citadel Game: Mass Effect | Console: Xbox 360

10 – Onde: Outside City 17 Game: Half Life 2: Episode 2 | Plataforma: PC/Mac/Linux | Console: PS3/Xbox 360

DICAS PARA CRIAR UM CENÁRIO Estude, leia, observe, viaje e converse bastante. Um barzinho, uma praia, um cinema, não tem nada melhor que isso para abrir sua mente! Pense na máquina como uma ferramenta. Criar conceitos começa em sua mente. O conjunto papel, lápis e borracha ainda são os melhores na hora de planejar. Fotografia, escultura, artesanato, música, outra prática artística vai ajudar bastante na hora de refletir sobre seus conceitos. Desenhar, conversar, jogar, tudo deve ter seu tempo. Não force, às vezes é preciso dar um tempo, mudar o foco e recomeçar.

Briefing: Desenvolver 03 cenários dentro do conceito “Vamos mais longe pelas melhores ideias”, com os temas: Onde o diabo perdeu as botas, No cafundó do Judas e Lá na Conchinchina. Estilo dos Cenários: Ilustração Realista. Paleta de Cores: Sombria. Referência Tim Burton. Ferramenta Utilizada: Desenho à mão e Adobe Photoshop. ESTUDO DE CASO

Grupos devem desenvolver um Sketch (esboço) do cenário que será utilizado na Arte Conceitual do Game. EXERCÍCIO GRUPOS

REFERÊNCIA ARTE CONCEITUAL CENÁRIOS