História da Arte Prof. Ms. Fernando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Vera Maria Pereira História da Arte
Música : Holding Your Hand
Instituto Nacional de Educação de Surdos
O QUE É METAFÍSICA.
Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
Fauvismo.
A representação da Paisagem Natural
SIM NÃO.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
Music: Holding your hand
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
A Pintura.
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Texturas naturais Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na.
Certo dia, a pedra disse: "Eu sou forte!" Ouvindo isso, o ferro disse:
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
LEITURA DE IMAGENS.
Indivíduo, Cultura e Identidade
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
Referencias Curriculares Nacionais
Bom dia!... By Vânia Maria.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
A arte na Pré-História.
História – Pré-história
Por que se desenha.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Veja o que você sabe sobre a vida na Pré-História.
Charters d'Azevedo cd.
“Rosa roxa” Gabriel Novis Neves.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
Prof. Renato Denadai da Silva
Formadora: Janaína Lapuente
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 1
Seis ajustes para um Casamento Feliz
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
As Primeiras Comunidades Recolectoras
Poemas Professora Janete.
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
Pré - História Profª Patricia.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
PROJETO DA PRÉ-HISTÓRIA
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arqueologia Brasileira
“Há entre as espécies animais, fronteiras que não podem ser atravessadas. É impossível surgir novas espécies diferentes das espécies básicas.
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
Coordenadora: Eliana Magalhães
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Pré-História: Arte Rupestre
Periodização da História
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
IMPRESSIONISMO.
História da Arte Prof. Ms. Fernando. Introdução à leitura de Imagens.
Transcrição da apresentação:

História da Arte Prof. Ms. Fernando

Introdução à leitura de Imagens

A Arte é um exercício de liberdade para atingir o autoconhecimento A Arte é um exercício de liberdade para atingir o autoconhecimento. A vulnerabilidade e a transparência do consciente e do inconsciente humano tornam – se visíveis na arte a partir do ato criativo.

Observe a imagem ao lado e responda: Qual a associação da cor com a palavra?

Água, Terra, Ar , Fogo Proponha um significado para unir essas quatro palavras que justifique a existência humana.

Na história da Arte podemos refletir a atitude do artista Paul Gauguin uma personalidade forte e fascinante. Ele busca o sentido da vida. Nas suas obras o autor introduz simbolos espirituais e questionamentos sobre a vida do homem na Terra. Apresentando a sua visão de mundo. Observe a imagem a seguir:

GAUGUIN, Paul. De onde viemos. Que somos. Para onde vamos GAUGUIN, Paul. De onde viemos? Que somos? Para onde vamos?, 1897, Óleo sobre tela. 75 X 60 cm. Museu de Artes Decorativas de Paris.

Imagine o que a figura central do quadro está fazendo Imagine o que a figura central do quadro está fazendo. Depois, analise e relacione o que fazem as duas figuras com vestes pardas no fundo do quadro com a figura central do primeiro plano. Considerando o título e a imagem, reflita sobre a evolução do Homem e anote suas conclusões.

Identifique qual a parte refere-se à infância, à vida adulta e à morte. GAUGUIN, Paul. De onde viemos? Que somos? Para onde vamos?, 1897, Óleo sobre tela. 75 X 60 cm. Museu de Artes Decorativas de Paris.

O que é ser artista? Quem sou eu? Quem sou eu dentro da minha boca? Quem sou eu nos meus dentes detrás dos meus dentes na língua que se move presa no fundo da garganta? que nome tenho na escuridão do esôfago? no estômago na química dos intestinos? Quem em mim secreta saliva? excreta fezes? quem embranquece em meus cabelos e vira pus nas gengivas? GULLAR, Ferreira. “Quem sou eu?”

MAIOLINO, Ana Maria. Glu, Glu, Glu, 1996. Tinta Plástica sobre madeira MAIOLINO, Ana Maria. Glu, Glu, Glu, 1996. Tinta Plástica sobre madeira. 110 X 59 X 12,5 cm. ARNATT, Keith. Autoenterro (projeto de interferência televisa), 1969. nove fotografias sobre painel.

Reflita: Qual ilustra o poema? Qual o sentimento, as sensações de imagens do autoenterro? Que tipo de som?

A Natureza é uma fonte de inspiração na fantasia e na memória do processo criativo do artista. Na grécia: o artista era conhecido como especialista aquele que tem técnica. A estética é fundamental para o estudo do desenvolvimento da arte. ARTE __________________ ESTÉTICA.

Observe a tela de VAN GOGH. Conhecida como Autoretrato. Quais as sensações? Onde é o ambiente? Quais os tipos de linhas usadas pelo artista? _______________________________________________________________________________________________

Será que isso é arte? Arte é tudo, como disse Naum Gabo, em 1962. Os índios são obras de arte. Os crocodilos são obras de arte. A selva é obra de arte. Os cupins são obra de arte. Os direitos do homem são obras de arte. Wolf Vostell. 1992. Olhe a mim, isto basta, eu sou arte. Bem Vautier, 1973. Arte é o que eu e você chamamos de Arte. (Frederico Morais)

Na metade do século XX surge um estilo chamado de Happening, a interação da plateia com o artista. A Obra tem um ritmo de quem cria.

Arte Contemporânea Constroí muitas de suas obras utilizando suporte materias que se desintegram com o tempo ou questionam o tempo

Cantos Fonte

As obras apresentadas são criadas em tempos diferentes. A Arte tem o poder de transformar as coisas.

Professor Mestre Fernando Carvalho Pré-História

Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc. – e os seres que imagina – divindades, por exemplo. Bisonte; Altamira, na Espanha.

“Como a duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C.), Paleolítico Superior (aproximadamente 30 000 a.C.) e Neolítico (por volta do ano 10 000 a.C.)” “As primeiras expressões de arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de cavernas ou das “mãos em negativo”, que consistiam em com um canudo soprar sobre a mão na parede um pó obtido através da trituração de pedras.”

Mas qual seria o motivo que levaria o homem da Pré-História a produzir pinturas? “Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte de um processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura dos animais. “Ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. “Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho.”

Como eram feitas essas pinturas? Em suas pinturas os artistas pré-históricos usavam os chamados pigmentos naturais, por exemplo: Ossos carbonizados; Carvão; Vegetais e Sangue de animais.

Escultura Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura; Mas nota-se a ausência da figura masculina; a genitália, observe os seios fartos, e a barriga fazendo uma certa referência a fertilidade feminina.

Música Pré-histórica Na Pré-história também existia música, sempre com o motivo ritualístico, em homenagem a seus deuses ou em pedidos por chuva, caça ou fartura. Eram usados como instrumentos pedras, folhas, troncos de árvores e ossos principalmente. Algumas pedras que supostamente foram usadas como instrumentos musicais na Pré-história.

Dança Pré-Histórica O homem da pré-história dançava exclusivamente em rituais de pedidos ou de agradecimentos aos deuses.

Até a próxima galerinha. Referências: Proença, Graça; História da Arte; 16ª edição; Rio de Janeiro; ed. Ática; 2003. Imagens: Google imagens; http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm