O DESTINO DO LIXO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
POLUIÇÃO do solo.
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Reciclagem de lixo orgânico
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
RICARDO M. PINTO-COELHO
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Treinamentos A questão do lixo.
Resíduos.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
As Florestas e a sua preservação.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
Meio ambiente Rio fecha maior lixão da América Latina
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
Gestão de resíduos perigosos
Poluição do Solo.
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Compostagem Agricultura familiar.
Sistema de RSU.
Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos de Gericinó Escola Pio XII Projeto: “O destino do lixo de cada dia ” Alunos – Turmas 201 e 202 do Ensino Médio/2004.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Professor Alan Alencar
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Poluição da água.
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Poluição do Solo.
Área de projecto Resíduos
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Água – fundamental para vida.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 7º ANO SONDAGEM
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Resíduos Sólidos Noções Básicas.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo.
Compostagem Doméstica
Tratamento de Resíduos Lixeiras // Aterros Manuela Cardoso.
Uso de sacolas plásticas Valnei Smarçaro da Cunha Chefe da Divisão de Metrologia Química.
LIXÃO x ATERRO SANITÁRIO
Transcrição da apresentação:

O DESTINO DO LIXO

O que é RESÍDUO??? De acordo com o professor Amadeu Logarezzi (2004) resíduo é tudo aquilo que sobra de uma atividade qualquer, natural ou cultural. Nas atividades humanas em geral, geramos resíduos (e não LIXO). O lixo é então todo resíduo que foi descartado sem que seus valores (sociais, econômicos e ambientais) potenciais sejam preservados.

O lixo pode ser destinado para: ●ATERRO CONTROLADO; ●ATERRO SANITÁRIO; ●USINA DE COMPOSTAGEM; ●USINA DE INCINERAÇÃO.

LIXÃO Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.

ATERRO CONTROLADO O aterro controlado é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e captação de chorume e gás. Esta célula adjacente é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível como forração ou saibro. Tem também recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absorção pela terra ou eventuamente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estação de tratamento para este efluente.

ATERRO SANITÁRIO A disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.

USINAS DE COMPOSTAGEM Lugares onde restos de alimentos, como cascas de frutas, legumes e esterco de animais são transformados em adubo.

USINAS DE INCINERAÇÃO Lugares onde é feita a queima do lixo com temperatura muito alta, mais de 900 graus Celsius. Se a incineração não for bem, feita, ela lança gases na atmosfera que podem provocar câncer.

O processo de incineração reduz o volume do material em mais de 70%, diminuindo a necessidade de espaço para aterros. A incineração é recomendada na eliminação de lixos perigosos como resíduos hospitalares e tóxicos, por exemplo. Em geral, a queima do lixo é realizada em usinas de incineração. Algumas usinas deste tipo são capazes de gerar eletricidade; outras são utilizadas no aquecimento de água em países que apresentam invernos rigorosos.

Referências Bibliográficas Cartilha Reciclar Referências Bibliográficas Cartilha Reciclar.Saiba como e porque reciclar. 1ª edição de 2005 www.possanteonline.com http://imagens.google.com.br