Tecnologias para Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Advertisements

Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
Tecnologias para Internet
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 21.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 6.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Apresentação teórica do Conceito HTML
A grande rede mundial de computadores
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Informática Navegador – Browser
Sistemas Distribuídos
Programação WEB HTML.
Programação Web com PHP
Redes Sem Fio André Renato de Jesus Vitor Pereira de Freitas
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Wireless Application Protocol (WAP)
Profissional Alexandre Faria Desenvolvedor e Instrutor JAVA e Web da Vertical Training. Trabalhando em projetos envolvendo tecnologias Java / J2 EE. Experiência.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Programação WEB HTML.
HTML Programação Web.
Conceitos de J2EE para a WEB
Protocolo HTTP Prof. André Rabelo.
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Professor: Márcio Amador
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Primeiro Técnico Navegadores.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Redes de comunicação A Internet e a Web
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
O Que É a Internet e Como Funciona: Tecnologias Ativas Renato M.E. Sabbatini, PhD Aula.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
Computação Móvel e Embarcada ANDRÉ GUSTAVO DEGAF UCHÔA DISCIPLINA: ENG. DE SOFTWARE PROF: ALCIDES CALSAVARA & EDSON SCALABRIN.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC
Karine Alessandra Córdova
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
Aula 4 Pesquisas na Internet ( , navegação em sites;
Aula II – Redes sem fio.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Aplicativos para Internet Prof. Wolley W. Silva
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Visão Geral de Desenvolvimento Web Front End Tecnologias.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 20

Sumário Desenvolvimento Web para dispositivos móveis Mobile Web O protocolo WAP; A linguagem de marcação WML; A folha de estilos WCSS;

Mobile Web Mobile Web refere-se ao uso de aplicações Web, ou acesso à Internet baseado em browsers, a partir de dispositivos móveis, conectados através de uma rede Wireless; A partir de protocolos de rede, linguagens de marcação e folhas de estilo, interface com linguagens de programação e bancos de dados aplicáveis para este tipo de tecnologia, torna-se viável o desenvolvimento de aplicações Web para dispositivos móveis;

O protocolo WAP WAP é a sigla para Wireless Aplication Protocol; Em português, Protocolo para Aplicações sem Fio; Padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações de dados sem fio (Internet Móvel); Desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web (cliente móvel) com recursos específicos para serviços móveis;

O protocolo WAP Funcionamento similar ao protocolo HTTP; O WAP adota a linguagem WML (Wireless Markup Language, ou Linguagem de Marcação para Comunicações sem Fio) para marcação de conteúdo; WML é similar ao HTML para o protocolo HTTP; Através do WML, podemos marcar, formatar e exibir conteúdo através de dispositivos móveis;

O protocolo WAP Um WAP Browser (navegador WAP) é o cliente usado por dispositivos móveis, como celulares, para ter acesso à tecnologia;

A linguagem WML WML é a linguagem de marcação utilizada em clientes de dispositivos que utilizam WAP para ter acesso à Internet; WML é muito semelhante ao HTML, fornecendo: Suporte a navegação; Entrada de dados; Hyperlinks; Apresentação de imagens, textos e formulários;

A linguagem WML Um documento WML é conhecido como deck; Dados de um deck são estruturados em um ou mais cards (páginas); Decks e cards representam uma única interação com o usuário; Decks de WML são armazenados em um servidor Web comum; Quando requisitados por um dispositivo, cards são acessados por um gateway WAP;

A linguagem WML Os gateways WAP estão localizados entre o dispositivo móvel e a Internet, passando páginas de um para outro; Gateways WAP enviam as páginas WML de forma apropriada para a recepção de dispositivos móveis; Esse processo é “escondido” do telefone, para que ele possa acessar a página da mesma forma que um navegador acessa HTML;

A linguagem WML Exemplo básico: <wml> <?xml version="1.0"> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_11.1.xml"> <wml> <card id="principal" title="exemplo"> <p>Exemplo de uma página WML.</p> </card> </wml>

A linguagem WML Como testar um documento WML? Acessando-o através de um navegador WAP de dispositivo móvel; Em PC’s: Através do navegador Opera (o mesmo reconhece WML nativamente); Através do complemento Firefox WMLBrowser (O Firefox depende deste complemento para que possa interpretar WML); Através do simulador OWG1 Simulator;