ONDE COMEÇA A PAZ? Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

Espiritualidade a Partir de Si Mesmo
NAQUELE DIA TOMEI UM TOMBO...
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
Dinâmica e Gênese dos Grupos
FAMILIA 10 DESEJOS DOS PAIS
Boa semana !!! Som.
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
E por falar em coisas bonitas,
Emprego x Carreira O grande dilema !.
Concepções Teóricas em Psicologia II
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
(Carta de um filho ao seu pai)
GESTALT TERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Os progressos da psicanálise
A Psicologia individual
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
PRECONCEITO.
CULTIVANDO A HONESTIDADE
As Organizações Vistas como Prisões Psíquicas
A AMIZADE.
ME DIVORCIEI.
Natasha Uhlmann Carlevaro
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
A Sabedoria do Silêncio Interno Texto Taoista.
Rute “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares,
O fenômeno da transferência na clínica freudiana
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
Recorda que tudo que te incomoda nos outros
As coisas que aprendi....
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
Christofer Gilbert Artwork Conselhos e observações úteis h. Jackson Brown jr.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
Angélica Rosa Psicóloga
O Melhor Papai dos Amigos Você.
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Famílias vencedoras Romanos
A Vida.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Sigmund Freud ( ).
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe.
Principais Mecanismos de Defesa
Você deve pensar, essa emagrece? Certamente mais que emagrecer, as pessoas estejam precisando fazer a dieta dos relacionamentos. O que é isso? Como.
Desdobramentos da técnica psicanalítica
A Vida.
O budismo considera que todos os nossos sofrimentos se originam dos desejos. O desejo move o mundo. Ele pode nos arrastar ao inferno ou nos elevar ao.
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei Agora alguns momentos para “Perdoar”.
Capítulo 4 – A consciência
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
Teorias da Personalidade II Prof Felipe Stiebler Leite Villela
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
“O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL” “O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL”
MOTIVAÇÃO. Vídeo Sapateado Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
A constituição psíquica do sujeito Os mecanismos de defesa
Cuide do seu relacionamento e aproveite
PERDÃO Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Transcrição da apresentação:

ONDE COMEÇA A PAZ? Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos Professora titular da PUCSP Membro Analista da Soc.Bras. de Psicologia Analítica Membro da Academia Paulista de Psicologia Cadeira No. 27

A Sombra Arquetípica

A Sombra Coletiva e os Complexos Culturais

A Sombra Pessoal e os Complexos

O MUNDO DAS ILUSÕES “ O errado é o outro, porque o que EU VEJO é a REALIDADE”

O MUNDO DAS ILUSÕES “Eu sempre percebo tudo, nada me escapa”.

O que interfere com minha percepção da realidade? A Sombra e os Complexos no Processo de Individuação Sombra

A Persona

A Sombra

A Sombra é parte da personalidade que foi reprimida em benefício do ego ideal. A criança é educada para só mostrar o que é bonito e adequado. E assim, aprende a projetar o “errado”, os sentimentos “feios” e “inferiores” no outro. A sombra é o impulso de buscar o bode expiatório, de buscar alguém para censurar e atacar a fim de nos vingarmos e nos justificarmos. É a experiência do inimigo. Na medida em que é preciso ser bom, ela ou eles tornam-se os receptáculos de todo o mal que deixo de reconhecer dentro de mim mesmo. Perigo: Nos tornamos os “fazedores do bem”. A polaridade do altruísta é o egoísta. Diz São Paulo: “ Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.” (Romanos 7:19)

Os complexos O “mal”, os aspectos reprimidos ficam no inconsciente , formam os complexos, fonte de sintomas, sofrimentos e mal estar. Complexo de inferioridade Sintomas mais evidentes: rivalidade, inveja, competição, ciúmes.

O Processo de Individuação A Persona A Sombra

C.G.Jung: “ O indivíduo não se torna iluminado ao imaginar formas luminosas, mas sim ao tornar consciente a escuridão. Entretanto esse procedimento é impopular e desagradável.”

Como descobrir nossa Sombra: 1. Pedir que os outros nos digam como nos vêem: - A opinião dos amigos - A opinião dos inimigos

2. Descobrir o conteúdo de nossa projeções A sombra está naquilo que mais nos incomoda A sombra está muitas vezes onde gastamos mais tempo improdutivo.

3. Examinar nossos lapsos verbais e de comportamento e investigar o que realmente acontece quando somos vistos de modo diferente do que pretendíamos.

4. Estudar nossos sonhos, devaneios e fantasias

5. Analisar nosso senso de humor e nossa identificações ( fantasias de grandiosidade) É preciso coragem para reconhecer nosso lado inferior. O reconhecimento da nossa sombra leva também ao aumento da tolerância com nossos enganos e desacertos. Com bom humor, podemos relativizar e perdoar nossos erros e como isso nos tornamos mais humanos, menos julgadores.

A Sombra Coletiva e Arquetípica A Sombra é a base do preconceito e da discriminação social, racial e nacional. Toda minoria carrega a projeção da sombra da maioria. Já que a sombra é o arquétipo do inimigo, é provável que sua projeção nos envolva nas mais sangrentas guerras. O inimigo e o conflito com o inimigo são fatores arquetípicos, projeções de nossa cisão interior e não podem ser legislados ou simplesmente eliminados pela vontade. Só é possível lidar com eles confrontando a nossa sombra e curando nossa cisão individual.

Paz não é beatitude George Washington "Ninguém deve ser elogiado pela sua bondade quando não tem forças para ser mau”. Paz é um esforço constante da consciência em segurar os polos contrários, os conflitos e as frustrações – sem jogar ressentimentos, sem culpar o outro pelas nossas mazelas. A ética com o outro começa com a ética comigo mesmo. A Paz interior é a base da Paz social e coletiva.

“ Não existe luz sem sombra e nenhuma totalidade psíquica sem imperfeição. Não é da perfeição que a vida necessita para se desabrochar, mas sim da plenitude”. C. G. Jung