Administração de partidas SAP Best Practices for Retail (Brasil)

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Transcrição da apresentação:

Administração de partidas SAP Best Practices for Retail (Brasil)

Visão geral do cenário 1 Objetivo e benefícios: Objetivo Benefícios No cenário Administração de partidas, a criação de artigos individuais, genéricos e estruturados será exibida no processo de atualização do artigo. Este cenário também aborda os principais recursos da atualização de artigos, criação de condições de catalogação por meio da atualização de artigo integrada e também o tratamento de referências no mestre de artigos. Benefícios Administração de todos os dados mestre relacionados ao negócio Processamento eficiente e consistente de dados mestre, inclusive processamento de dados em massa e alta integração Desativação eficiente de dados do item Principais fluxos do processo abordados Criar e processar um artigo individual Criar e processar um artigo genérico Criar e processar um lote Criar e processar um set de vendas Criar e processar um display

Visão geral do cenário 2 Aplicações SAP obrigatórias: Obrigatório SAP enhancement package 3 para SAP ERP 6.0 Funções da empresa envolvidas nos fluxos do processo Administrador de dados mestre no comércio Planejador do sortimento de retail Administrador de cálculo de preços Comprador não sazonal no comércio Administrador de loja comercial

Diagrama do fluxo do processo Administrador de dados mestre no comércio 4.2.1 Criar artigo individual (manualmente) 5.1.2 Implementar catalogação 6.4.1 Atualizar dados logísticos para todos os CDs/lojas 6.5.1 Criar um grupo de manutenção 6.5.2 Ampliar um grupo de manutenção por meio de um modelo 6.5.3 Criar um artigo mestre central com modelo 6.5.4 Verificar a criação do artigo 6.5.5 Efetuar atualização em massa utilizando pontos-modelo 6.5.10 Verificar criação de artigo para o artigo copiado 6.5.9 Copiar artigo para criar um novo artigo 6.5.8 Efetuar atualização em massa utilizando o Monitor de artigos 6.5.7 Efetuar atualização alternativa de dados (níveis organizacionais alternativos) 6.5.6 Efetuar atualização em massa utilizando ferramentas de atualização em massa 6.5.11 Desativação do artigo 6.5.12 Criar lista de artigos 6.5.13 Artigos subsequentes e de substituição 6.6 Armazenar valores de características 6.6.1 Agrupar valores de características 7.1.3 Tratar referências para variantes do artigo genérico 7.1.2 Processar o artigo genérico 7.1.1 Criar um artigo genérico com variantes 6.6.3 Atribuir o perfil da característica a um grupo de mercadorias 6.6.2 Criar um perfil de característica com novas características 7.2.1 Matriz de preço para variantes de artigos genéricos 7.2.2 Processar matriz para campos dos dados mestre para artigo genérico 8.1.1 Criar lote 8.1.2 Processar lote Planejador do sortimento de retail 5.1.3 Exibir um módulo de sortimento gerado 5.1.4 Exibir o módulo de perfil para loja M001 utilizando o menu Sortimento

Diagrama do fluxo do processo Administrador de cálculo de preços 8.1.3 Determinar preços de avaliação para componentes de lote 8.1.4 Entrada de mercadorias sem referências Administrador de cálculo de preços 9.1.1 Criar um set de vendas 9.1.2 Processar set de vendas 10.1.1 Criar display 10.1.2 Processar display 11 Conceito de seção/loja de departamentos 12 Grupos de níveis de preço Administrador de cálculo de preços 9.1.3 Entrada de mercadorias sem referências 10.1.3 Entrada de mercadorias sem referências Administrador de cálculo de preços 9.1.4 Instalar um artigo estruturado

Criação de artigo

Atualização/Catalogação de artigo: tipos de artigo Os tipos relevantes de artigos de retail são: Artigo Individual Set de malas Lote de sapatos = Lote Estipulação de montantes de variantes de um artigo Meias = = Set de vendas Display Grupos de artigos com preço de venda especial artigo combinado com uma embalagem específica Artigo genérico

Artigo genérico/Variantes Variantes - Artigo diferente somente em características específicas (por ex., cor, valor ) Variantes de artigos combinadas em um artigo genérico Próprio registro mestre para cada variante administrada por estoque. Artigo genérico Variantes

Criação de um artigo genérico no SAP Retail Definição de grupo de mercadorias Atrib.característica/perfil característica ao grupo de materiais Qualificador da característica como geradora de variantes Criação de artigo c/ categ. de artigo genérico p/ grupo mercadorias Seleção de variantes relevantes na matriz

Set de vendas Fornec. CD Loja Consumidor Mala, ca. 77/54/25 cm, preto-marrom 89,0 + Mala, ca. 69/46/24 cm, preto-marrom 59,90 + Bolsa de viagem, ca. 63/32/29 cm. preto-marrom 39,90 Set: mala e bolsa de viagem set de malas de três peças 169.90 Possibilidade de constituir sets de vendas com artigos de grupos de materiais diferentes Preço de venda standard somente na loja Componente = artigos independentes

Display Fornecedor CD Loja Consumidor Um display consiste em um artigo de cabeçalho e seus componentes Componentes = artigos independentes

Lote Fornecedor CD Loja Consumidor 5 unidades x tamanho 36 5 unidades x tamanho 37 10 unidades x tamanho 38 10 unidades x tamanho 39 10 unidades x tamanho 40 5 unidades x tamanho 41 5 unidades x tamanho 42 Todos os componentes do lote são variantes de um artigo genérico -> mesmo grupo de materiais O fornecedor permite informações sobre os componentes Ponto de cancelamento (que se refere ao estoque) do lote ajustável

Administração de estoques: artigo estruturado e genérico Material estruturado em procedimento logístico Objeto Fornecedor CD Ponto Lote Display Set preços/vendas Artigo genérico -> variantes Administração de estoques Administração de estoques "alternativa"

Tratamento de referências

Artigo-modelo Criação de novo artigo Artigo genérico de grupo de mercadorias Artigo-modelo explícito fornece dados de referência para Ponto de referência Artigo Criação de novo artigo

Artigo-modelo de grupo de mercadorias Artigo genérico Artigo-modelo de grupo de mercadorias Artigo-modelo explícito fornece dados de referência para Artigo genérico Modificações Artigo cópia Variantes

Dados de referência Artigo-modelo (grupo de mercadorias, artigo-modelo, artigo-modelo explícito) Fornecedor regular Estação Dados de compras Dados de catalogação geral Dados de vendas Dados POS Dados mestre Dados log. ponto-modelo Canal distrib.canal catalogação Dados log. outro ponto Customizing/Constantes Cópia de modificações Dados referência só por geração

Catalogação

Procedimento de catalogação Processo para atribuir um artigo a um sortimento geral de uma loja ou a um centro de distribuição pelo módulo de sortimento Pela catalogação você define se o artigo pode ser solicitado, vendido e entregue

Objetos de sortimento CD de sortimento Sudoeste Sortimento CD Sudoeste Módulo de sortimento CD de sortimento Sudoeste Artigo Sortimento Loja Londres Loja Londres Módulo de sortimento Sortimento geral 1 Cliente Módulo de sortimento Sortimento geral 2 Módulo de sortimento Módulo de sortimento

Descrição do sortimento Loja CD Cliente Sortimento (geral) Artigo Condições catalogação IDoc Processo de catalogação Promoção Tabela atribuições Módulos manuais Função de sortimento

Regras de nível de sortimento Em qual escala está o “arquivista” do grupo de materiais Loja Londres Loja Manchester Nível de sortimento Loja Nottingham Sortimento de luxo Sortimento especial Loja Bath Sortimento avançado Sortimento básico Tipo de casa/Tipo de cliente

Processo de verificação da regra de classificação Grupo de material Blusas Atributo do ponto: estilo "*" (todos) convencional clássico Loja Londres Loja Manchester Loja Bath moderno clássico Atributo do ponto: estilo

Procedimento de catalogação: processo de verificação de layout Loja Manchester Loja Londres Módulo layout Bar Bebidas ..... Artigo

Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao sistema da SAP Dados reais financeiros Atividade comercial/ evento Planejamento do orçamento Processo da unidade Processo manual Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema Decisão do processo

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