Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

Formas de Relevo e Meios Aquáticos
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
No final haverá uma ficha de verificação de conhecimentos.
Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo
BH-TEC e a preservação dos recursos hídricos da Bacia do Mergulhão
O Rio da Integridade Nacional
Hidrografia de Santa Catarina
HIDROGRAFIA Prof. Rui Piassini.
Bacias Hidrográficas do Brasil
A importância da Mata Ciliar
ESTUDO DA NASCENTE DO RIO VERDE
Rio Sado.
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012
BRASIL DAS ÁGUAS “SETE RIOS” Gérard e Margi Moss.
REDES E BACIAS HIDROGRÁFICAS
O RIO NILO.
O CAMINHO DAS ÁGUAS PAULISTAS
Águas Continentais.
Os oceanos e os mares Planeta água..
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Partes do rio.
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
APRESENTANDO “SETE RIOS”
APRESENTANDO “SETE RIOS”
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
Prof. Raphael Barbosa Ramos
BRASIL DAS ÁGUAS “SETE RIOS” Gérard e Margi Moss.
HIDROSFERA Prof. Márcia.
JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D
Prof.: Fabrício Américo
Pulo do Lobo No Alentejo profundo… CLICAR.
Profa. Dra. Renata Medici
Hidrografia.
BRASIL DAS ÁGUAS Gérard e Margi Moss “SETE RIOS”.
APRESENTANDO “SETE RIOS”
BRASIL DAS ÁGUAS Gérard e Margi Moss “SETE RIOS”.
Dinâmica das bacias hidrográficas
HIDROGRAFIA.
O Rio Guadiana.
LIMÃO DO CURUÁ Localizada ao sul do Arquipélago do Bailique na Ilha do Curuá, a comunidade de Limão de Curuá, situa-se entre as mais antigas. Nela é possui.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL “PEDRO I”
Direito Administrativo II Bens Públicos
Elementos Naturais Equipe 4o ano/2009.
PARCEIROS DE POETRIX: RIOS Clicar Denise + Mardilê.
BIOMAS DO BRASIL.
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
Fauna e Flora do Rio dos Sinos
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
ACIEPE 2013-Percursos Culturais e Urbanos da Cidade 1. INTRODUÇÃO TEMÁTICA, OBJETIVOS E FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL 2. A CIDADE e A SITUAÇÃO URBANA : dados,
Transformação das bacias hidrográficas
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Fátima do Sul – MS Escol Estadual Senador Filinto Müller Professora: Maria de Lourdes Aluno: Diego da Silva Andrade Projeto Geosite.
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 25 de Março de 2013 Rios do Espírito Santo.
SUL O BRASIL SUBTROPICAL 7ºANO CAPÍTULO 11. REGIÃO SUL É A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS A SEGUNDA MAIOR REGIÃO NA ECONOMIA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MAIS.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Hidrografia Professor: Jeferson.
Hidrografia Professor: Jeferson. Ciclo da água.
MAR MORTO LOCALIZAÇÃO O Mar Morto é um lago de água salgada situado entre a Jordânia e Israel. É alimentado pelo rio Jordão. Com uma superfície de aproximadamente.
CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT BRASIL. Fundação Chapada dos Guimarães A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se.
HIDROSFERA.
Transcrição da apresentação:

Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS Clicar com o mouse. Foto:Arroio São Jacó

Outros sinônimos para arroio: O que é um arroio? É a menor corrente de água.Os arroios deságuam em um rio principal. Arroio é um termo usado na região Sul do Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Exemplos: arroio Chuí, arroio das Caneleiras, arroio Grande, arroio do Ouro etc. Foto:Arroio Guari Outros sinônimos para arroio: Córrego Igarapé Regato Riacho Riachinho Riachuelo Ribeira Ribeirão Sanga Sangradouro Várzea Vazante Xiririca

Foz do arroio João Correia no rio dos Sinos/SL Elementos de um arroio Afluente é um outro arroio que deságua no arroio principal. Foz é o local onde deságua um arroio, podendo dar-se em um rio, em um lago ou no oceano. Leito Local onde o arroio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem. Margem As laterais do curso do arroio que delimitam sua largura. Nascente é o ponto de se originam as águas do arroio. Mata ciliar são as plantas que nascem às margens de um arroio e as protegem da erosão. Nascente de um arroio Foz do arroio João Correia no rio dos Sinos/SL

Arroios de Santa Maria do Butiá Em nossa comunidade, encontramos cinco arroios. São eles: Guari, São Jacó,Tiririca,São João e Butiá, e Poço Feio. Foto:Arroio Guari

Lomba Grande Arroio Butiá Arroio S.João Escola W Luiz Arroio Tiririca Arroio S. Jacó Arroio Tiririca Arroio S.João Arroio Butiá Rio dos Sinos Escola W Luiz Campo Bom Arroio Guari

Arroio Butiá e Arroio Poço Feio Nasce nas terras de Armando Cornelli, na localidade de São João do Deserto, passando por Poço Feio e desembocando no Rio dos Sinos, próximo a Escola Municipal Rui Barbosa, na localidade de Santa Maria, divisa com o município de Sapiranga. Percorre uma extensão de 7.000 metros, apresentando pouca mata ciliar nas suas margens, decorrente das atividades agrícolas e criação de gado. Esse arroio recebe as águas do afluente Butiá, que nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo.

Nascente do Arroio Poço Feio

Nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo. Arroio Butiá Nasce no interior de Taquara, costeando a divisa com Novo Hamburgo.

Taquara Lomba Grande

Nasce em São João do Deserto, divisa de Gravataí, Arroio São João Nasce em São João do Deserto, divisa de Gravataí, próximo da escola Municipal José de Anchieta. Passa por áreas rurais na localidade de São Jacó e Santa Maria, percorrendo uma extensão de 9.500 metros até desembocar no banhado do Rio dos Sinos. Presença de pouca mata ciliar, decorrente das atividades agrícolas e criação de gado.

Arroio Tiririca Nasce na localidade São Jacó, na encosta de um morro onde foi construído o corredor do gasoduto Bolívia-Brasil -, percorrendo uma extensão de cerca de 2.000 metros, cruzando sítios, estrada, em direção a olaria, camping e a E. M. E. F. Washington Luís até desembocar no Rio dos Sinos. Apresenta na nascente uma mata ciliar densa, com a presença de plantas da família das bromeliáceas – ananás, banana do mato – e muitas árvores de médio porte incluindo mamica de cadela, maricás, ingazeiros e camboim. Ao longo de seu percurso, a mata ciliar vem sendo alterada pela presença de gado bovino. Na altura da foz, na área da olaria, existe uma significativa criação de ovinos, e pouca presença de mata ciliar.

Exemplos da Flora do Arroio Tiririca Mamica –de - cadela Maricá Ingazeiro Camboim Ananás Banana do mato

Em 2007 Em 2009

Em 2007 Em 2009

Taquara Lomba Grande

Arroio São Jacó Nasce nas proximidades do Sítio da TV Gaúcha, passando pela Escola Municipal Humberto de Campos e pelo Armazém do Marinho. Percorre uma extensão aproximada de 6.000 metros, desembocando no banhado do Rio dos Sinos. A mata ciliar está presente na nascente e, no percurso do arroio, vem sofrendo alterações com as atividades agrícolas e pastoris.

Em 2007 Em 2009

Escola W Luiz Lomba Grande

Arroio Guari Nasce no Morro Agudo, e percorre uma extensão de 12.000 metros, passando pela localidade de Guari e Santa Maria. Desemboca no banhado do Rio dos Sinos, próximo a Fazenda Cabanas do Amaral. As condições ambientais na nascente estão normais, apresentando pouca mata ciliar no seu percurso pelos campos abertos. Encontra-se poluído em grande parte de sua extensão.

Escola W Luiz Lomba Grande

Tiririca , São Jacó Butiá Guari São João Poço Feio Estes são os arroios da Comunidade de Santa Maria e devem ser preservados.

E outros de autoria da professora Denise Severgnini Textos: http://www.comusa.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=92&Itemid=89 E outros de autoria da professora Denise Severgnini Imagens: As que têm legenda em branco foram retiradas do site de Comusa. As que ilustram os exemplos de flora do arroio Tiririca foram retiradas do Google Imagens. As demais são do acervo particular da professora Denise Severgnini Compilação e formatação: Professora Denise Severgnini da E M E F Pres. Washington Luiz. Este trabalho foi organizado visando uso para fins didáticos.