DADOS MACROECONÔMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceito e Cálculo dos Agregados Macroeconômicos
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA PALESTRA.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Dez Princípios de Economia
CONTABILIDADE REGIONAL
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
Faculdade de Direito UNL 2012/2013 José A. Ferreira Machado
Fundamentos de Economia
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.

Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Pensando como um Economista
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
VISÃO GLOBAL DA MACROECONOMIA E MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
Sistema de Contas Nacionais SCN
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Medindo a Renda Nacional
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Medindo a Renda Nacional
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia André Nascimento.
Macroeconomia André Nascimento.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
CONTABILIDADE NACIONAL
MACROECONOMIA.
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Contabilidade Nacional
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
C ONTABILIDADE N ACIONAL Aula 1. C ONCEITOS C HAVES PIB – Produto Interno Bruto (GDP) Valor dos bens finais produzidos em um território em um dado período.
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
Contabilidade Nacional
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
CONTABILIDADE SOCIAL Mensurar a atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Sistematizar regras para a produção e a organização contínua de.
MACROECONOMIA Princípios de Economia Aldo Roberto Ometto.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Mestrado Profissional em Economia PIMES - UFPE
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
A MACROECONOMIA O estudo dos fenômenos que afetam a economia como um todo Objetivo da macroeconomia – explicar o comportamento da economia: O nível da.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Medindo a Renda de Uma Nação
Medindo o Custo de Vida.
Uma Teoria para a Macroeconomia Aberta
Macroeconomia Rafael de la Vega GESTÃO Agenda POLÍTICA FISCAL (Aula 1) POLÍTICA MONETÁRIA (Aula 2)
Noções de Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Produto Interno Bruto PIB AdrianaJeanKleberKátiaRenilde.
Princípios de Macroeconomia Prof. Pedro Marques Esalq/USP Copyright © 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies.
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
Transcrição da apresentação:

DADOS MACROECONÔMICOS 8 DADOS MACROECONÔMICOS

MEDINDO A RENDA NACIONAL 23 MEDINDO A RENDA NACIONAL

Medindo a Renda Nacional Microeconomia Microeconomia é o estudo das famílias e empresas tomam decisões de como interagem nos mercados. Macroeconomia Macroeconomia é o estudo da economia como um todo. Seu objetivo é explicar as mudanças econômicas que afetam muitas famílias, empresas e mercados de uma só vez.

Medindo a Renda Nacional Macroeconomia responde a perguntas como o seguinte: Por que a renda média é elevada em alguns países de baixa em outros? Por que os preços sobem rapidamente em algumas épocas e permanecem mais estáveis em outras? Por que a produção e o emprego aumentam em alguns anos e se contraem em outros?

RENDA E DESPESA DA ECONOMIA Ao julgar se uma economia está indo bem ou mal, é natural examinar a renda total obtida por todos os membros da economia.

RENDA E DESPESA DA ECONOMIA Para a economia como um todo, a renda deve ser igual a despesa porque: Cada operação tem um comprador e um vendedor. Cada dólar gasto por parte de algum comprador é um dólar de renda para algum vendedor.

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO Produto Interno Bruto (PIB) é a mensuração da renda e os gastos de uma economia. É o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um determinado período de tempo.

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO A igualdade de rendimentos e despesas pode ser ilustrado com o diagrama do fluxo circular.

Figura 1 O Fluxo Circular Empresas vendem Famílias compram MERCADO DE BENS E SERVIÇOS Receita Gastos Bens e serviços vendidos Bens e serviços comprados Compram e consomem Bens e serviços São proprietárias e vendedoras do fatores de produção FAMÍLIAS EMPRESAS Produzem e vendem bens e serviços Contratam e utilizam fatores de produção Famílias vendem Empresas compram MERCADOS DE FATORES DE PRODUÇÃO Trabalho terra e capital Fatores de produção Salários, aluguéis e lucro Renda = Fluxo de insumos e produtos = Fluxo de dólares Copyright © 2004 South-Western

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo.

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO “PIB é o Valor de Mercado…” Produção é avaliada a preços de mercado. “... De Todos…” Ele registra apenas o valor dos bens finais, não de bens intermediários (o valor é contabilizado apenas uma vez). “... Bens e Serviços…” Ele inclui tanto bens tangíveis (alimentos, vestuário, carros) e serviços intangíveis (cortes de cabelo, limpeza, consultas médicas).

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO “... Produzidos...” Inclui bens e serviços produzidos atualmente, não transações envolvendo bens produzidos no passado. “ ... Em um País…” Ele mede o valor da produção dentro dos limites geográficos de um país.

MENSURAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO “. . . Em um Dado Período de Tempo.” Ele mede o valor da produção que ocorre dentro de um intervalo de tempo específico, normalmente um ano ou um quarto (três meses).

OS COMPONENTES DO PIB PIB inclui todos os itens produzidos na economia e vendido legalmente nos mercados.

OS COMPONENTES DO PIB O que não é contabilizado no PIB? PIB exclui a maioria dos itens que são produzidos e consumidos em casa e que nunca entra no mercado. Exclui os itens produzidos e vendidos ilegalmente, como as drogas ilegais.

OS COMPONENTES DO PIB PIB (Y) é a soma de: Y = C + I + G + EL Consumo (C) Investimento (I) Compras do Governo (G) Exporações líquidas (EL) Y = C + I + G + EL

OS COMPONENTES DO PIB Consumo (C): Investimento (I): As despesas das famílias em bens e serviços, excetuando-se a compra de imóveis residenciais novos. Investimento (I): As despesas em equipamento de capital, estoques e estruturas, incluindo a compra de novos imóveis residenciais pelas famílias.

OS COMPONENTES DO PIB Compras do Governo(G): As compras do governos incluem as despesas em bens e serviços dos governos locais, estaduais e federal. Isso não inclui transferências de pagamento porque eles não são feitos em troca de bens ou serviços produzidos atualmente. Exportações Líquidas (EL): Exportações menos as importações.

Tabela 1 PIB e seus Componentes Total (bilhões de dólares) Per Capita (em dólares) Porcentagem do Total Produto interno bruto, Y Consumo, C Investimento, I Compras do governo, G Exportação líquida, EL Copyright©2004 South-Western

PIB e seus Componentes (2001) Compras do Governo 18% Exportações Líquidas -3 % Investimento 16% Consumo 69%

PIB REAL VERSUS PIB NOMINAL Pib Nominal: a produção de bens e serviços avaliada a preços correntes. Pib Real a produção de bens e serviços avaliada a preços constantes.

PIB REAL VERSUS PIB NOMINAL Uma visão precisa da economia requer ajuste nominal do PIB real, usando o deflator do PIB.

Tabela 2 PIB Real e PIB Nominal Preços e Quantidades Preço dos Cachorros-quentes Quantidade de Cachorros-quentes Preço dos Hambúrgueres Quantidade de Hambúrgueres Ano Copyright©2004 South-Western

Tabela 2 PIB Real e PIB Nominal Ano Cálculo do PIB Nominal Copyright©2004 South-Western

Tabela 2 PIB Real e PIB Nominal Ano Cálculo do PIB Real (ano base 2001) Copyright©2004 South-Western

O Deflator do PIB O deflator do PIB é uma medida do nível de preços calculada como o razão entre o PIB nominal e o PIB multiplicado por cem. O aumento do PIB nominal, nos diz que é atribuível um aumento dos preços ao invés de um aumento das quantidades produzidas.

O deflator do PIB é calculado da seguinte forma: PIB nominal _____________________ x100 Deflator do PIB = PIB Real

Convertendo PIB nominal para PIB real. O Deflator do PIB Convertendo PIB nominal para PIB real. O PIB nominal é convertido em PIB real: PIB Nominal _________________________ X 100 20XX PIB Real = 20XX PIB Deflator 20XX

Tabela 2 PIB Real e PIB Nominal Ano Cálculo do Deflator do PIB Copyright©2004 South-Western

Figura 2 PIB Real nos EUA Bilhões de Dólares de 1996 $10,000 9,000 8,000 7,000 6,000 5,000 4,000 3,000 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 Copyright © 2004 South-Western

PIB E BEM-ESTAR ECONÔMICO O PIB é a melhor medida do bem-estar econômico de uma sociedade. O PIB per capita nos fala da renda e das despesas do individuo médio na economia.

PIB E BEM-ESTAR ECONÔMICO Maior o PIB per capita indica um melhor padrão de vida. PIB não é uma medida perfeita da felicidade ou qualidade de vida, contudo.

PIB E BEM-ESTAR ECONÔMICO Algumas coisas que contribuem para o bem-estar não são incluídos no PIB. O valor do lazer. O valor de um ambiente limpo. O valor de quase toda a atividade que ocorre fora dos mercados, tais como o valor dos pais gastarem tempo com seus filhos e o valor do trabalho voluntário.

Tabela 3 PIB, Expectiva de Vida e Alfabetização PIB Real Per Capita (1999) Alfabetização entre os Adultos País Expectativa de Vida Copyright©2004 South-Western

RESUMO Porque cada transação tem um comprador e um vendedor, a despesa total da economia deve ser igual à renda total da economia. Produto Interno Bruto (PIB) medidas despesa total de uma economia em novos bens e serviços produzidos eo rendimento total obtido com a produção desses bens e serviços.

RESUMO O PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de um país em um determinado período de tempo. O PIB é dividido entre os quatro componentes da despesa: consumo, investimento, compras governamentais, e as exportações líquidas.

RESUMO PIB nominal usa preços correntes no valor da produção da economia. PIB real usa base constante preços do ano no valor da produção da economia de bens e serviços. O deflator do PIB calculado a partir da relação do valor nominal do PIB real mede o nível de preços na economia.

RESUMO O PIB é uma boa medida de bem-estar econômico, porque as pessoas preferem mais a baixa renda. Não é uma medida perfeita de bem-estar, porque algumas coisas, como tempo de lazer e um ambiente limpo, não é medido pelo PIB.